terça-feira, 9 de junho de 2009

[Alto-Giro Ao Volante] Ford Kuga TDCi - PARTE 2

Terminando as impressões sobre o Kuga (ô nome feio!). Não tenho mais fotos, só um videozinho da partida no botão. Se a gente criar uma conta no YouTube eu posto, mas não é nada demais.

Como já tinha falado, o motor era um 2.0 diesel, com 136cv e 320 Nm (~32,7 kgfm!!!) de torque. Como nunca tinha dirigido um diesel, posso ter entendido algumas coisas de forma errada, mas, para mim, o carro tinha um baita turbo lag. Diferentemente dos motores a gasolina, no diesel você fica bastante entre 1000 e 2000 rpm, e, nessa faixa, não sentia muita força. Depois disso, no entanto, o carro até dava um coice, zona de torque máximo começando. Daí sim dava pra sentir quanto de força o carro tinha. Mas isso acabava logo, já que a faixa vermelha do conta-giros começa em 4500 rpm, matando qualquer aspiração de esportividade.

O câmbio, manual de 6 marchas, era muito ruim. Muito ruim, mesmo! A cada engate, um estalo na mão, como se você estivesse forçando. O escalonamento não era 5 + overdrive, digo, a 6a marcha foi feita pra acelerar também, não só para economizar combustível. Me pareceu razoável nos poucos km que dirigi na cidade. Na estrada, não tive reclamações. A embreagem tinha curso muito longo, sendo que a parte inicial não tinha efeito, isto é, você re-engatava completamente e ainda tinha mais um pouco de pedal pra soltar.

Os freios eram muito bons, como tive a oportunidade (inesperada) de testar. Numa Autobahn, indo perto de 100 km/h, um babaca com um Corsa andando colado atrás. Isso que a pista da esquerda inteira estava bem próxima de parar, com os carros todos muito próximos uns dos outros. Logo alguém na minha frente breca bruscamente, no que eu tenho que frear bem forte, MAS vigiar o idiota que estava atrás, evitando que ele arrebente com a traseira do meu carro. Deu certo, hehe, e o carro não ameaçou puxar de lado, nem nada. Em outro carro, acho que o susto teria sido maior.

Resumindo: o carro é razoavelmente bonito, tem um interior legalzinho, motor com bastante torque, câmbio duro e suspensão boa (nem comentei, já que não pude testar de verdade). Posição de dirigir mais alta, como se espera num SUV, mas tamanho de hatch médio. Potência decepciona na Autobahn (cheguei a 180 km/h de painel, mas passaria um pouco disso, numa descida), mas é mais do que suficiente pra maioria das pessoas, em especial no Brasil. O melhor do carro ser diesel veio no final. Na hora de encher o tanque de novo, menos de 20 euros!

Um comentário:

  1. mto loco o post, wilsão!
    Aidna bem q não deu nada a brecada, só ia ser uma dor de cabeça fodida e desnecessária.. heheheeh

    Eu até entendo a sua decepção com o motor meio sem graça.. mas isso já não era meio esperado, uma vez que o carro é diesel.. ?

    Seguindo o mesmo pensamento, a sua decepção pela falta de esportividade do Kuga tbm... afinal, é um SUVzinho.. acho que seria interessante vc colocar seu ponto de vista em relação à outros jipinhos, como por exemplo o CRV que vcs tem em casa..!

    Sabendo que como quem compra esse carro não fica tirando racha no farol, mesmo assim vc achou decepcionante o desempenho do Kuga?

    Bom, quanto ao cambio ruim, não tem o que dizer mesmo.. mas o ruim do cambio é o que? O acionamento, ou o escalonamento?

    Cara, dá pra carregar um vídeo direto no post, sem precisar de youtube..

    belo review!! Logo mais vou postar outros "ao volates" .. =)

    abs!

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