sexta-feira, 26 de junho de 2009

[Alto-Giro em Museus] Museu da Porsche - Parte I

Começo aqui uma série de posts (por enquanto só 2, hehe) sobre museus relacionados ao mundo das quatro rodas. Assunto de hoje: Museu da Porsche, em Stuttgart. Comecemos pelo começo:


Isso mesmo, até a estação de trem tem Porsche no nome (Porscheplatz = praça Porsche). Não precisa nem atravessar a rua e você já dá de cara com a fachada:


Imponente, um belo trabalho de arquitetura e engenharia, sem dúvida. Dêem uma olhada em mais detalhes da estrutura (quando voltei lá pra comprar uns souvenirs, tinha um Panamera "estacionado" nesse telhado do mezanino):


Bom, hora de entrar. Depois de pagar apenas 4 € (preço de estudante) e pegar uma escada rolante gigante e muito inclinada, chegamos à parte de cima, onde fica a coleção. Logo de cara, aparece um dos maiores clássicos da indústria automobilística: o Fusca.



Projetado por Ferdinand Porsche, o Volkswagen original tem lugar cativo no museu da marca. Afinal, para alguns, pode ser considerado o primeiro de todos os Porsche. Reparem na janelinha traseira do projeto original. Deve ser bem ruim para a visibilidade, mas dá um toque legal no estilo de um dos carros mais carismáticos da história. Andando mais um pouco, aparece um primo próximo do Fusca: um 356A de 1948, o primeiro modelo a levar o nome do criador:


Bastante "cru", já esboçava a versão final do modelo. A curiosidade desse protótipo é o motor, montado na posição central.


Aqui vemos um 356 Speedster (reparem na inscrição lateral), para mim, um verdadeiro primor na história da Porsche. Acho que a única coisa que não me agrada são as telas nos faróis, mas relevaria isso tranqüilamente. Criado tendo em mente o mercado americano, sintetiza a essência da Porsche: motor traseiro, refrigerado a ar - o que não era necessariamente bom, hehe -, espaço (mínimo) para apenas 2 ocupantes e o design que evoluiria num clássico. Um destaque dessa versão em particular é o pequeno pára-brisa, que podia ser removido.


Um dos Porsches mais feios na minha opinião, mas achei que valia a pena colocar aqui: o 914. Chegou a ser vendido em concessionárias Volkswagen, mas apenas na versão 4 cilindros. A única coisa boa que consigo ver nessa foto são as rodas, que me lembram desse clássico:


O 911 Turbo. Talvez um dos carros mais emblemáticos da história, deve ser divertido de dirigir ainda hoje. Um esportivo mítico, longe de ser uma unanimidade, mas respeitado por todos. Não tenho muito o que falar dele que vocês já não saibam. Próximo!


911 Targa (nome registrado e que só pode ser usado pela Porsche). Um conceito legal, no meio do caminho entre coupé e conversível. Embora ainda exista um modelo Targa do 997, a história é outra: trata-se de um teto solar de vidro grande e deslizante.


Porsche 959. Baseado no 911, tinha um motor Boxer biturbo que gerava 450 cv. Se hoje esse número pode até não impressionar, era algo radical para a época (foi lançado em 1986). Foi produzido em série graças a uma exigência da FIA para competir no grupo B do campeonato de rally, mas acabou se tornando um dos Porsche mais cobiçados entre aficionados. Bill Gates e Jerry Seinfeld estão entre os donos famosos (reza a lenda que o comediante possui não um, mas dois 959!).


Chegamos a outro modelo impressionante: o 911 GT1. Um carro emocionante de se ver. Versão para as ruas do carro de corrida, tinha um 3.2 Boxer gerando cerca de 540 cv, e também foi produzido por motivos de homologação. Todo fanático por Porsches deve prestar reverência ao GT1, um ícone maior do que o Carrera GT aí embaixo:


Apesar de eu considerá-lo um carro sensacional, não inspira os sentimentos que vêm com o GT1. Agora que já cobrimos os principais, vamos a uma seqüência final de outros carros relevantes/curiosos:


917 "Pink Pig"


911 policial


Seria a Porsche a verdadeira mãe do Dacia/Renault Logan?


Estudo militar


Pai do Panamera?

Conceito que originou o Boxster

Estudo Panamericana

Apesar de ter gerado um post bem longo, posso dizer que não gostei tanto assim desse museu. Parece que a montadora não tem tanta história ou tantos modelos importantes quanto ela gostaria. Mas acho que fui influenciado pelo tema do próximo post da série. Mais em breve. Terminamos coma visão da concessionária que fica em frente ao museu:


WS

5 comentários:

  1. SENSACIONAL!!

    cara, li teu post várias vezes! haahah...
    eu sei que já tinha visto essas fotos na tua casa, mas é muito loco de qualquer jeito!

    é realmente animal poder ter a oportunidade de ver de perto carros como o 959 e o GT1. Nunca vi nenhum desses de perto! Eu me sentiria privilegiado, assim como me senti recentemente ao ver o E-type =)

    O Carrera GT já vi algumas vezes (acho que foram umas 4..).
    E também concordo que o GT1, assim com o 959, são sim muito mais emblemáticos que o CGT... mas isso não tira o brilho do CGT... não sei por que muitos autores gostam de taxar o CGT como um carro "comercial"... (não que vc esteja fazendo isso..)
    pra mim ele é sensacional tecnicamente, e isso basta! Só por que teve uma produção (relativamente) alta (foram uns 1200..), devemos desmerecê-lo??

    Bom, continuando... na minha opinião, o design do CGT é muito mais condizente com um superesportivo de rua do que, digamos, o GT1!
    O GT1 é um sonho que parece meio impossível de acontecer.. ou seja, é um carro de competição MESMO... e adaptado pras ruas.. não consigo me imaginar tendo um GT1 como eu teria um CGT na minha garagem.. parece que o GT1 é pra quem JÁ tem um porsche/ferrari/lamborghini, e quer um carro mais exótico ainda.. igual a ter um CLK-GTR, Maserati MC12 e afins... =)

    Em relação ao 356, tbm sou muito fã desse carro. Acho que tem um desenho muito bonito!!! Não sei se sabiam, mas o 356 foi nomeado assim por que foi o 356o projeto de Porsche =)

    O 914 tbm não gosto, parece um desses pumas que a gte tem no Brasil... mas eu gosto muito de seus dois sucessores, o 924 e 944!

    Quanto ao turbo, dizem que ele era muito rebelde, principalmente pra quem não conhecia o carro..
    Por ter um grande turbo-lag, tinha que conhecer bem pra dominar.. só imagina o turbo vencendo o lag bem no meio de uma curva, que está sendo feita no limite de aderencia... assustador..! =)

    Parabéns pelo post wilsão!
    abs

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  2. ah..

    não poderia deixar passar..!

    essas lanternas do Boxter conceito parecem muito às do Fiat Multipla

    hahaha, q tristeza...

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  3. Valeu, Xineis. Os seus comentários foram muito bons.

    Eu gosto muito do Carrera GT, mas acho que ele é meio sisudo demais pra ser um supercarro. Falta no design um pouco de loucura, extravagância! Essa história de ser "comercial" acho uma baboseira. O que talvez seria questionável é ele usar um V10, mas não entrarei nesse mérito.

    Eu não sabia dessa história do 356, legal! O cara era muito bom, imagina fazer tantos projetos assim!!

    Dos 924 e 944 não gosto não. Tenho umas fotos, se pans posso adicionar depois.

    Ah, tive vários problemas com a formatação. Se alguém conseguir arrumar, agradeço. Não sei por que ficou essa m...! Não dá pra colocar justificado!

    WS

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  4. Ufa, acho que consertei! Tava me deixando louco essa formatação zoada!

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  5. mto bom wilsão...eu ia ficar doido nesse museu, gosto mto da marca Porsche!

    esses antigos (tipo 356) me lembra o jogo Need For Speed Porsche...hehehe...vc começava com os mais velhos e ia evoluindo na história

    po, uma marca q consegue fazer um jogo só com seus carros pela história merece mto respeito!

    claro q ferrari, mercedes e outras conseguiriam fazer...mas não qualquer uma!

    abs

    Rossi

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