domingo, 30 de agosto de 2009

[Alto-Giro] Mclaren F1 GTR 1995

A última enquete do Alto-Giro Blog foi proposta depois que o vídeo aqui postado acabou gerando uma discussão tanto na blogosfera, quanto em comunidades do orkut. O resultado abaixo mostra que, a maioria de nossos leitores ainda preferem a quase-perfeita competência técnica do Mclaren F1 ao motor apelativo de 1001 cv do Bugatti Veyron.


Bugatti Veyron
15 (46%)
Mclaren F1
17 (53%)
Votos até o momento: 32 Enquete encerrada



Em homenagem ao vencedor da enquete, postarei aqui fotos da única Mclaren F1 que eu vi em solo brasileiro!! Pena que estava no salão do automóvel, e não rodando nas ruas.



Esta peça de excelência da engenharia é o Mclaren F1 GTR. De acordo com a própria empresa, apesar de inicialmente a Mclaren ter projetado e produzido o F1 sem a intenção de competir nas pistas, o GTR surgiu em resposta à contínua demanda pelo modelo por times de diversas categorias de automobilismo. Assim, por incrível que pareça, ao contrário de muitos grandes esportivos que foram adaptações de carros de corrida, o Mclaren F1 GTR é um carro de corrida adaptado de um carro de rua!!! Isso é mais uma prova, talvez a maior de todas, da espetacular capacidade desse carro sensacional.

O GTR Fina no.39 aqui postado foi construído pela Mclaren em 1995 para competir no Global GT Endurance series, e no ano de sua introdução, simplesmente dominou o campeonato e venceu TODAS as provas.


Essas fotos mostram o carro no Salão Motor Show de São Paulo em 1997. Tudo que eu tinha em mãos era uma câmera simples com um filme de 36 fotos e a vontade e disposição de um garoto de 14 anos de idade a conhecer o salão do automóvel sozinho! Lembro que foi um dos eventos mais legais que passei na minha vida até então! Lembro também que fiquei embasbacado ao ver o Mclaren F1, que, curiosamente, pouca gente dava bola! Como pode ser visto nas fotos acima, esse F1 estava com uma cerca bem baixa e de pouco espaço, e quase sem nenhum público à sua volta, algo inimaginável para o melhor carro da exposição!

Abaixo segue mais algumas fotos desse carro espetacular.





- Xineis

4 comentários:

  1. animal, xineis! hehehe

    mto da hora essa versão!
    ganhar todas as provas de uma campeonato nao é pra qqr um....

    o Veyron nunca conseguiria...heheheuew

    McLaren F1 pra sempre!

    ResponderExcluir
  2. McLaren F1 na cabeça!! Minha decepção é que nunca vi um até agora, e as chances de isso acontecer são cada dia menores.

    ResponderExcluir
  3. ter visto essa F1 no salão foi sensacional, na minha vida "automotiva".

    comparado à isso, foi ver o Zonda F no salão do ano passado, e tirar foto com uma Enzo, largada com janelas abertas em Newport Beach (post desse avistamento em breve..!)

    ResponderExcluir
  4. Xineis, realmente esse carro parecia ser coisa de quem conhecia do assunto. Li sobre ele em 1994 na Quatro Rodas e esperava por esse carro desde o ano anterior... pra mim o maior esportivo e todos e acho que vai ser assim por um bom tempo. Só de imaginar algo melhor, fico emocionado!

    ResponderExcluir