quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um retrato do cenário automotivo na Espanha


Passei um mês na Europa a trabalho, ficando majoritariamente em Madrid. Nos fins de semana pude viajar para outras cidades espanholas, como Toledo, Valência e Barcelona. Fui também para Paris, cujos carros deixarei para escrever outro dia.


Nesse post traçarei o cenário automotivo da Espanha, uma observação subjetiva do que povoa as ruas espanholas. Sempre que viajo para um lugar novo, uma das coisas que mais me chama atenção (às vezes até mais que as atrações locais) são os carros rodando nas ruas. Me fascina estar inserido em um novo ambiente automotivo, e dessas observações podemos concluir muito sobre gostos e costumes do povo local.

Usando unicamente como critério o meu olhômetro, pude perceber que as ruas da Espanha, e em especial, Madrid, são dominadas por carros franceses e carros do grupo VW. Menção honrosa vai para o grande número de Ford Focus lá. Vê se também bastante Opels.

Para continuar neste artigo, clique em "continuar lendo" abaixo, ou clique aqui.

Como já era esperado, a maior parcela dos carros são os hatches médios. Mégane, Astra, Focus, Golf, León são figurinhas bem comuns. A grande maioria, com um motor diesel povoando o cofre do motor. Sim, os motores diesel estão bem mais refinados hoje em dia, mas não tem como enganar: o tec-tec está lá, pra te relembrar sempre da detonação espontânea desse combustível.

 
Megane, Golf e Focus são bem comuns nas ruas espanholas

O Mégane hatch 3 portas é bem bonito, visto ao vivo. Infelizmente, sobrou pro Brasil ficar com o menos refinado Fluence, que por acaso nem deu sinal de vida na Espanha.


Uma coisa interessante que eu achei, é o grande número de SEATs nas ruas. E nos dois países que visitei, só na Espanha se vê tanto SEAT. Tudo bem que a SEAT era uma marca espanhola antigamente, mas hoje em dia faz parte do grupo Volkswagen. Vejo nisso um certo patriotismo, talvez misturado com costumes do povo em comprar uma certa marca.

SEAT Ibiza, muito visto nas ruas espanholas. Uma bela alternativa ao Polo.

Os taxis de Madrid são compostos por um grande número de Skodas e SEATs (novamente, domínio VW). Há um certo número de Toyota Prius também.
Skoda Superb e Octavia são os típicos taxis madrilenhos.

SEAT Altea e Toledo também são muitos entre os taxis.
A frota de Madrid parece ser bem nova, com poucos carros velhos nas ruas. Dificilmente se vê também esportivos exclusivos, sendo a maioria hatches médios e sedans da categoria do Opel Insignia. Sedans premiuns alemães também são vistos sem dificuldade, mas em menor número. Carros japoneses são bem raros, com alguma exceção ao Honda Civic hatch. Nossos campeões Civic sedã e Corolla sedã são totalmente ausentes.

Insignia e Astra, belíssimos Opels facilmente vistos na Espanha que infelizmente não existem no Brasil.
Civic lá, só hatch. Será que vem pro Brasil?
Golf GTI ou Focus ST?
Scirocco, como é belo..!

Focus CC, Astra TwinTop: qual conversível de teto fixo você escolheria?


Renault Espace, Chevrolet Spark, Peugeot 407 coupé: variedade de marcas, carrocerias e cores.

Me surpreendeu como é difícil de se ver Fiats na Espanha. As poucas vezes que vi, foram quase todos de Fiat 500s. Ah, e esse Multipla horrível abaixo.

Aztek? Pra mim o Multipla é um dos carros mais feios do mundo de todos os tempos.
500 e IQ
City-cars como Fiat 500, Toyota IQ, Smart Fortwo também podem ser vistos sem dificuldades. Nas fotos abaixo, outros minicarros que encontrei, mas um pouco mais diferentes. 

Peugeot 1007
Renault Twizy - Impressionantemente, vi vários desses elétricos!
Smart CrossBlade - rara versão de apenas 2002 unidades

Segue abaixo mais alguns avistamentos interessantes feitos nesse mês que passei na Espanha.

Audi Q7 V12 TDI em Barcelona. Não é sempre que se vê um monstro desses!

Peugeot 508 SW RXH. Esse híbrido ainda era raro na Europa, foi o único que vi.

Mini antigo ao lado do novo. Impressionante como era pequeno!

Outros ingleses: Aston Martin V8 Vantage e DB9. Sempre de elegância indiscutível.

Três Porsches 911, em Barcelona. Esse GT2 é impressionante!


Maserati Granturismo e Mercedes SL-R230, em Barcelona.

Subaru BRZ e Hyunda Genesis. Poucos asiáticos por lá, mas pude ver esses dois cupês. Essa foi a primeira vez que vi o Toyobaru ao vivo, e minha impressão foi positiva.


 Smart Roadster e Forfour. Não tem como, são todos feios mesmo...

 Alfa Romeo Spider e MG F. Pequenos conversíveis.

 Abaixo, outros carros interessantes.
C3 Pluriel, em verde bem chamativo.
Lancia Delta e Lancia Ypsilon. Os italianos estilosos também aparecem em Madrid.

Citroen DS5. O topo da linha DS da Citroen impressiona ao vivo, sem ser exatamente bonito. 
BMW Série 3 E21. Se ao menos nossos carros antigos fossem assim. 
E abaixo, duas curiosidades que tirei foto.
A primeira, é essa foto do carro da auto-escola. É uma BMW série 1! Nada de Gol, Palio, Celta. Lá se aprende com os carros que se usam nas ruas de lá!

E esse ônibus, por incrível que pareça, está usando faróis da BMW E46!!
Sem dúvida, deixou-o mais bonito!

Tudo que escrevi foi baseado nas minhas percepções, não pesquisei nenhum dado de vendas ou preferências. Pra mim, os carros nas ruas de uma cidade dizem muito sobre o lugar. E tive a impressão que a Espanha é um lugar onde os carros não têm tanta importância na vida das pessoas. El coche para os espanhóis, representa transporte e praticidade. Dificilmente um símbolo de status.
Essas foram minhas impressões do cenário automotivo da Espanha, então fui muito subjetivo. A todos que já estiveram por lá e observaram algo que deixei passar, seus comentários serão muito bem-vindos! 

6 comentários:

  1. Sobre o BMW da auto-escola, alguém mais prestou atenção no nome (apesar de erradamente grafado) da empresa?

    ResponderExcluir
  2. hahahah pois é Alexandre

    bom, a intenção foi boa, eu acho...

    ResponderExcluir
  3. haha, só tirou fotos de carros, pelo jeito!


    da hr o post, agrupou bem os carros!

    ResponderExcluir
  4. Belo post, Xina! Um extenso panorama automotivo de Madri, hehe.

    A Europa é o lugar dos hatches médios, não tem jeito, né? O Golf é sempre o carro mais vendido lá (se bem que até a Série 3 já chegou perto alguns anos, por incrível que pareça). Mas o legal é que tem muita concorrência, o que explica o mercado de lá ser um dos mais desenvolvidos.

    Mas vou te falar, essa foto da traseira do Focus novo pega o pior ângulo dele. Nossa, parece uma perua. Eu até curti a nova geração, mas agora acho meio estranha. A foto do Astra também pegou ele num ângulo esquisito, hehe. Já o Megane 3 portas ficou bem da hora, mesmo.

    Esse patriotismo pela metade talvez até tenha um sentido. Não tenho certeza, mas acho que a maioria dos Seats ainda é fabricada na espanha, apesar de ser projeto VW, né?

    Estranhei foram os vários táxis Prius (vi mais nas outras fotos que você mostrou). Achei que eles não ligavam muito pra híbridos, com os motores a diesel que fazem 100 km/l, hehe.

    Os conversíveis baseados nos hatches médios são bem zoados. Nossa, olha o balanço traseiro desse Focus CC, minha nossa! O Astra TwinTop não é muito melhor, parece que os painéis de carroceria não se encaixam. Mas pelo menos eles têm a opção de ter um conversível, né?

    Multipla: sem comentários, argh! O Twizy é bem simpático, hehe. E esse smart CrossBlade nem conhecia, achei da horinha.

    Tiro o chapéu pro Q7 V12, esse é um belo avistamento, mesmo. E fiquei surpreso de ver o Genesis Coupé, nem sabia que vendiam na Europa.

    Último destaque vai para o busão E46, haha! Você tem olho de lince, mesmo. Eu não teria reparado (se bem que lembro dos busões com lanterna de Astra por aqui, hehe).

    -WS

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! Podemos ver inúmeras diferenças com o Brasil né, começando pelo carro da auto escola. Incrível!

    Ótimo post! Parabéns!

    Jessica
    Mundo Flex

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelo elogio Jessica!
    a BMW da auto escola realmente mostra a discrepancia entre os dois países!

    boa sorte com seu blog! um abraço

    ResponderExcluir