terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[Ao volante] BMW 330i Motorsport (E46 facelift)


Para este Ao Volante, trazemos mais um carro especial. Se você é um conhecedor, tenho certeza de que vai apreciar esta belíssima BMW 330i Motorsport, da geração E46, que tive o prazer de dirigir graças a um grande amigo.
A Série 3 E46 é um dos carros mais bonitos da história. Seu desenho, que foi supervisionado pelo odiado famigerado Chris Bangle, evoluiu da já aclamada E36 e é o ápice do design da BMW. Dificilmente eles vão conseguir fazer outro carro tão bonito assim (até agora, nada). E que é a cara da marca. Estão lá a Hofmeister Kink (o "recuo" característico na coluna C), as lanternas traseiras em "L"  e a famosa grade duplo rim. De 1998 a 2004, a geração E46 embelezou as ruas do mundo, além de continuar proporcionando aos seus felizes proprietários (e alguns de seus amigos) verdadeiro prazer ao dirigir (Freude am Fahren em alemão, um dos slogans mais famosos da BMW).
O carro deste post é uma E46 facelift, como dá para ver pelos faróis dianteiros, com linhas mais suaves, e pelo desenho das lanternas traseiras (neste modelo, felizmente sem as lentes alaranjadas). Esta é a única controvérsia aceitável em relação a este carro: se a versão mais bonita é a original ou esta, retocada. Para mim, o facelift deu o toque de perfeição ao design original, algo raro de se ver. Mas eu respeito quem prefere a primeira.

Mas ainda falta comentar a versão desta 330i. E que versão... Reparem no pára-choque... nas rodas... É tudo o que um conhecedor de verdade precisa para declarar: esta é uma 330i MOTORSPORT! Pense naquela sua modelo/atriz favorita. Agora imagine ela com aquelas roupas de academia. Daqueeeelas que levantam tudo. Agora você tem uma boa idéia de como a versão Motorsport consegue melhorar ainda mais a Série 3 E46 comum.
Jessica Biel versão Motorsport
Impossível não apreciar o pára-choque dianteiro, agressivo sem ser exagerado (voltei a falar do carro, mas você está desculpado por se confundir), e as belíssimas rodas M de 5 raios. Esse desenho de roda até foi retomado na primeira Z4 e na Série 6 de segunda geração, mas nunca esteve tão bem resolvido e aplicado quanto nesta E46. 

Outro destaque da versão Motorsport é o interior, cheio de apliques que meio que imitam fibra de carbono. Eles até têm um efeito legal, mas o mais importante é o que eles substituem: os horrorosos detalhes de madeira da versão Top - dá enjôo só de olhar para aqueles apliques: madeira até no volante! Falando em volante, o desta 330i Motorsport é mais esportivo, com uma pegada boa. A versão Motorsport é indicada mais uma vez aqui, com o logotipo M num dos raios. A BMW não é famosa por fazer volantes bonitos, e este não é um deles, apesar de não ser exatamente feio. O aro é um pouco grosso, mas nada que incomode. 
A iluminação é toda alaranjada, classicamente BMW. O cockpit voltado ao motorista é outra característica dentre as mais apreciadas da marca. Além disso, você se senta bem para baixo, o que dá uma sensação extra de esportividade, logo ao entrar no carro. Os bancos dianteiros, com a maioria dos ajustes elétricos, têm bom formato, sem ser exatamente esportivos. O suporte para a coxa (de regulagem manual), raro de se ver no Brasil, é interessante. O teto solar, apesar de convencional, passa a impressão de ser grande, sobretudo pela largura. Os retrovisores possuem seção convexa, para ampliar o campo de visão - a imagem distorcida estranha, de começo. Retrovisores, aliás, rebatíveis eletricamente e com "modo baliza": basta apertar um botão, para que o espelho direito se volte para a guia. Isso é uma mão na roda na hora de estacionar, apesar de irritar um pouco em outros tipos de manobras. Por isso a ativação por botão, já que nem sempre que você dá ré, quer olhar para o meio-fio. 

Mas chega de falar de amenidades. Vamos ao que interessa: como esta 330i se comporta ao volante.

O coração desta E46 é o famoso 6-em-linha da BMW, resultado de anos de aperfeiçoamento em diversas iterações. Nesta versão 3.0 aspirada, ele tem 231 cv, 30,6 kgfm de torque e um ronco... espetacular! É incrível como o som do motor é importante para a experiência, mas é a mais pura verdade. E, para isso, não tem 4 cilindros que chegue perto, mesmo com turbo (a nova 328 F30 que o diga), compressor ou os dois combinados. A entrega de torque e potência desse motor é, na falta de uma palavra melhor, redonda - talvez "suave" fosse um bom termo, mas parece não fazer jus à toda a força disponível. A aceleração não tem "degraus", a potência vai subindo de forma contínua, linear. E está sempre lá, quando você precisa. Nada de turbo lag!
O câmbio, automático de 5 marchas com trocas seqüenciais na alavanca (sem borboletas), é um dos (poucos) pontos fracos do carro. Além de ficar devendo em emoção em comparação ao manual de 6 marchas, impede arrancadas mais fortes. Com o carro parado, pisando-se no acelerador e no freio ao mesmo tempo, o giro "trava" em 2.000 rpm. O resultado disso é uma saída decepcionante, sobretudo considerando-se os números do motor. Não estou pedindo nenhum controle de largada (afinal, apesar de não parecer, este é um carro dos anos 90), mas seria bom poder arrancar com tudo de vez em quando. Entretanto, sobretudo, todavia... a tração está onde deve: atrás. Se você nunca dirigiu um carro com tração traseira e acha que os jornalistas automotivos exageram sua influência, pense duas vezes. A experiência é completamente diferente. Não há torque steer. Você também não sente mais aquela dificuldade do carro em tracionar no meio de uma curva mais fechada. E realmente é preciso mais cuidado na condução, pois as saídas de traseira são mais difíceis de corrigir, apesar de raras neste carro, que é muito equilibrado. De qualquer forma, a BMW colocou aqui controles de tração e estabilidade, para garantir que ninguém leve algum susto não intencional. 

O que me surpreendeu bastante neste carro foi a suspensão. Positivamente. Por ser a versão Motorsport, eu jurava que ela seria dura e desconfortável, ainda mais em São Paulo. Mas que nada! O carro filtra bem as imperfeições, poupando a coluna, mas sem perder a esportividade nas curvas. Como eu já disse, é um carro extremamente equilibrado, difícil de fazer escorregar, o que é mérito da suspensão (a divisão de peso perfeita entre os eixos também ajuda bastante). Outra coisa: o carro é tão baixo que parece que vai raspar em toda saída de garagem e lombada. Errado: você não precisa dirigir ele cheio de não-me-toques. Basta tomar algum cuidado e antecipar lombadas e valetas.

Tudo isso faz desta 330 um carro razoavelmente fácil de se conviver no dia-a-dia da capital paulista. Claro, tenho certeza de que, por passar apenas algumas horas com ele de tempos em tempos, tenho uma visão bastante idealizada na minha cabeça. Afinal, não preciso me preocupar com os (altos) custos de manutenção, gasolina Podium, entregá-lo na mão de manobristas... Mas, por mais que eu tente traduzir esse carro em palavras, é simplesmente impossível. Não dá para transmitir a satisfação que ele dá, desde um primeiro olhar, até durante uma acelerada mais forte, com aquele ronco metálico invadindo a cabine e o motor trabalhando com gosto. E, do mesmo jeito que eu não me importaria em relevar qualquer defeito que a Jessica Biel possa ter (o mais notável sendo seu estado civil atual: casada), tenho certeza de que eu gostaria de ter esta E46, na minha garagem, para o bem ou para o mal, até que a morte nos separe. Será que eu faço uma oferta? 



-WS

8 comentários:

  1. lindo post, cara!!
    com palavras, descreveu bem o paixão que temos por esse carro.

    esse ronco.. é inacreditável..
    já dirigimos belos carros e sabemos que o ronco dessa 330 Motorsport é única, melhor que muito ronco de carro de naipe que já andamos... (Porsche 997, estou falando contigo..)

    o comportamento dela é irrepreensível, intocável. A suspensão dela é perfeita, a aceleração dela saindo de uma curva é perfeita, a entrega de torque é perfeita.
    Linear, redondo, suave, não importa a palavra.. nunca um motor sobrealimentado vai ser tão prazeiroso de dirigir quanto um excelente motor de aspiração natural.

    Realmente, a arrancada fica abaixo das expectativas. Em geral, achei que a 330 anda um pouco menos do que esperávamos, considerando seus números - talvez por que já andamos em carros tão impressionantes.
    Mas isso não importa. A 330 Motorsport tem a combinação perfeita de motor, beleza, conforto, e, principalmente, prazer ao dirigir.

    E digo isso sendo um dos que fazem parte do "time pré-facelift".

    Parabéns ao nosso amigo por esse carro magnífico, que me dá um prazer imenso ao volante, toda vez que o dirijo!

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  2. Com certeza o ronco é melhor do que o do 997. Dizem que a Porsche melhorou o do 991, vamos ver...

    -WS

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  3. Nossa, muito bom o que disse. Sou fã dessa BMW e pretendo qnd der trocar meu carro numa dessas. Vc como conhecido do dono sabe informar custos como de consumo, revisao e peças? obrigado e abraço!

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  4. Revisão e peças são uma facada.

    Se está preocupado com o consumo, desista do carro, hehe.

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  5. tenho uma bmw 330i o carro é incrivel, bem agressivo mesmo a resposta da minha é muito rapida hoje esta com 295cv muito bom de andar.

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  6. Pra quem se interessou, essa 330i das fotos está à venda:

    http://www.motorlounge.com.br/anuncio.php?id=235

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  7. Muito boa a reportagem meu amigo, eu tive o raro prazer de guiar esse carro com o câmbio manual! Jamais esquecerei... Desligando o controle de traçao a moça se transforma, e a diversão e garantida. Concordo com tudo q escreveu sobre esse q é o carro mais lindo q já vi!
    Esse carro anda muuuuito e é realmente pregado no chão!!!;

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  8. Estou atrás de uma dessas, preferencialmente 2004/2005. Caso saiba de algo....agradeço. Ia esquecendo: ótima reportagem!

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