segunda-feira, 13 de julho de 2009

[Alto-Giro] Vazaram as fotos do novo Mercedes SLS AMG!

É, galera, até que demorou, mas finalmente vazaram as fotos do novo Mercedes SLS AMG, releitura moderna do meu carro preferido de todos os tempos: o 300 SL asa-de-gaivota. O site Worldcarfans.com publicou duas imagens, uma delas de um site holandês, e outra escaneada da revista alemã Auto Bild, logo abaixo.


É possível que as fotos tenham sido tiradas com autorização no último evento promovido pela Mercedes-AMG, mas rompido o "embargo" normalmente imposto à imprensa, já que a apresentação oficial deve ser somente no salão de Frankfurt, em setembro. Quando eu estava na Alemanha, a mesma Auto Bild publicou fotos do interior do carro ainda não finalizado, levando a crer que eles têm fontes bastante privilegiadas lá dentro. De qualquer forma, o carro está aí, e não esconde a sua inspiração no mito:


Das marcantes portas ancoradas no teto até o interior avermelhado, passando pelos vincos no capô e a grade com a enorme estrela de três pontas, o estilo original foi mantido. O inconfundível perfil em 3 volumes não deixa dúvidas da herança do novo cupê. Os faróis, contudo, me lembram mais os deste aqui:


O 300 SLR conhecido como Uhlenhaut Coupé nunca chegou a ser produzido, mas era utilizado por um dos engenheiros-chefe da marca, Rudolf Uhlenhaut, a quem deve seu apelido. (Mais fotos no post sobre o Museu da Mercedes, em breve!)


A traseira é a parte onde o SLS AMG mais difere do 300 SL original, cujas lanternas seriam talvez pequenas demais para os padrões atuais. As novas ficaram, contudo, bastante harmônicas com o restante do design exterior, muito bem resolvido no geral. O que deixou a desejar, na minha opinião, é o interior (em foto abaixo, divulgada anteriormente), bastante neutro e sem graça, quando comparado ao brilho ofuscante do asa-de-gaivota dos anos 50.




Segundo informações da Mercedes-AMG, o SLS vai receber o V8 dos modelos 63, mas retrabalhado para render 571 cv. Deve inaugurar também a carroceria de alumínio e a transmissão montada na traseira, com dupla embreagem e 7 marchas, ambas inéditas na história da inventora do automóvel. O drive shaft de fibra de carbono pesa impressionantes 5 kg, aproximadamente. Naturalmente, uma série de equipamentos eletrônicos estarão disponíveis, incluindo a nova AMG Drive Unit, um módulo eletrônico que realiza os ajustes da suspensão e do câmbio automático, por exemplo, já presente no SL 63.

O que posso falar do meu tempo de AMG é que o carro é espetacular ao vivo, muito baixo. Se a frente não é particularmente bela, o todo chega a dar arrepios, em grande parte devido à conexão imediata que se faz com o 300 SL original. O mecanismo das portas é sensacional em funcionamento, chama muito a atenção. Como todo V8 AMG, o som do motor é fantástico, dispensa comentários (vocês já ouviram o C 63; é a mesma coisa, mas bastante amplificada). Esse é o primeiro desenvolvimento completo da AMG, e, apesar de ainda ser uma legítima Mercedes, vai surpreender muitos com seu comportamento dinâmico. É com orgulho que posso dizer que participei - ainda que pouco - do desenvolvimento dessa super-máquina, e ela terá um significado especial para o resto da minha vida. Não vejo a hora de vê-la rodando pelas ruas e pistas mundo afora!

WS

7 comentários:

  1. realmente um carro animal!

    bela releitura
    eu gosto da frente até!

    minha crítica é qto ao interior e à traseira...

    com ctz o interior deveria ser vermelho...ia ficar animal...

    e a lanterna traseira me lembra alguns desenhos de lanternas da BMW recente...nao idêntico, mas me parece uma traseira que a BMW faria

    acho q eles poderiam ter se inspirado em outra traseira de BMW pra usar lanternas pequenas e ficar estiloso: a Z8


    heheheh


    sei la, só to viajando aqui


    valeu pela contribuição, Wilsão...pra mim o post ta ótimo

    Plantão Alto-Giro!

    ResponderExcluir
  2. Tã tã tã tã tã tãããã... Hahaha! Plantão Alto Giro, trazendo as notícias urgentes do mundo do carro!

    Então cara, até que você tem razão: a traseira parece um pouco BMW, me lembrou a nova Z4. Mas eu achei bonita, gostei bastante.

    Vai ter interior vermelho, sim. Esse do 300 SL é tão famoso que tinha até como opção no SLR. Se você olhar o scan da Auto Bild, dá pra ver que os bancos são vermelhos. Tem umas fotos de divulgação de antes com o interior vermelho também.

    ResponderExcluir
  3. Achei:

    http://img.worldcarfans.com/2009/3/medium/mercedes-benz-sls-amg-gullwing-prototype_8.jpg

    Ah, esqueci de assinar em cima, hehe.

    WS

    ResponderExcluir
  4. boa...

    entao, das lanternas nao da pra ter uma ideia do conjunto todo, pq a foto só pega um angulo e ta cortada

    acredito que ao vivo seja bem mais bonito

    ResponderExcluir
  5. animal seu post wilsão!

    mto bom vc ter colocado fotos do 300 SL original. Dá pra ter uma boa idéia assim, de como que essa reedição é semelhante.

    acho mto legal essa política da mercedes de fazer reedições de carros históricos, mas sem ser simplesmente um design retrô com toques de modernidade, como no mustang, pt cruiser, beetle, etc.

    A mercedes busca relançar carros históricos ATUAIS! Dou meu apoio total à essa política, acho louvável pois ela tenta fazer carros à altura dos antigos. Provas disso são o SLR, o SLR Stirling Moss, o Maybach e agora o SLS !!!

    Mas é nisso que se deve tomar muito cuidado, também. Lançar carros modernos com nomes consagrados exige que o carro deva ser no MÍNIMO tão representativo quanto o original. Talvez o maybach e o SLR originais não foram tão importantes assim para sua época. Sendo assim, suas edições atuais conseguem impressionar hoje em dia.

    MAS ... tenho sérias dúvidas em relação à esse SLS.
    Todos sabem que o 300SL foi um dos carros mais importantes de TODA a história automotiva. Na minha opinião, esse relançamento OFUSCA o brilho da história do 300SL, pois, vendo essas fotos preliminares, acredito que o impacto deste carro não consegue chegar perto do que o 300SL representou em 1954.

    Sim, esse carro é animal, é um supercarro e vai ser um dos melhores carros do mundo. Mas, julgando somente essas primeiras informações especulativas, não acredito que esteja à altura do 300 SL 1954. Ou seja: nao conseguirá ser o melhor carro do mundo de longe.

    Como já disse, tudo que temos são especulações. Quem sabe o carro não é tecnicamente sensacional, matador de qualquer outro carro hoje em dia.
    E também, isso são considerações minhas.. posso estar errado e o carro pode vir a ser considerado um carro do nivel do 300SL original....

    ResponderExcluir
  6. tipo...

    imagina se a jaguar lança uma reedição do E-type

    se a Lambo faz uma reedição do miura


    os carros teriam de ser no mínimo espetaculares, teriam que marcar a época!! As expectativas pra eles seriam muito maiores do que as versões originais!

    A meu ver, a BMW passou longe com o Z8.

    A Ford, na minha opinião, se não conseguiu a proeza, chegou muito perto, com o GT. É de se admirar tal fato!

    ResponderExcluir
  7. Cara, acho que eles não tavam mirando em conseguir, no mínimo, a representatividade que o 300 SL teve/tem. Seria impossível. É bem o que você falou, não dá pra a Jaguar lançar um E Type novo. Em parte, é por isso que o carro se chama SLS, não 300 SL. O que eu acho legal é que, de forma semelhante ao original, esse estréia várias novas tecnologias na Mercedes. A pena é que todas já existiam, enquanto o 300 SL foi um pioneiro da indústria em geral.

    ResponderExcluir