terça-feira, 8 de setembro de 2009

[Alto-Giro] Mercedes-Benz SLS Asa-de-Gaivota


As primeiras imagens do Mercedes SLS AMG 2010 apareceram na internet hoje. Como já foi publicado aqui no Alto-Giro anteriormente, as fotos confirmam as belas formas do novo esportivo supremo da Mercedes-Benz!

A ser revelado pela Mercedes-Benz no salão de Frankfurt esse ano, o novo asa-de-gaivota, representante da linhagem criada pelo lendário 300SL apresenta uma configuração de um motor central-dianteiro V8 6.3L, montado junto a um câmbio de 7 velocidades de embreagem dupla. Seu trem de força fornecerá 563 hp de potência e 66 kgmf de torque, tudo direcionado às rodas traseiras. Com um peso de cerca de 1600 kg, apresenta uma redução em relação ao SLR (1768 kg), mas ainda é uma massa considerável para um superesportivo.

Seu desempenho é estimado a uma aceleração de 0-96 km/h em 3.7s, e velocidade máxima de 317 km/h. Com certeza são número impressionantes, mas um tanto aquém do esperado para um superespotivo a ser lançado para a segunda década deste milênio.


Essas fotos mostram finalmente o desenho final desse esperado esportivo. Percebe-se que a Mercedes-Benz desenhou este carro para ter um desenho clássico desde seu lançamento, tentando reviver um pouco da glória do 300 SL original. É neste campo que a Mercedes joga um jogo perigoso, pois sempre quando se tenta reviver um clássico tão importante, ainda mais considerando o 300 SL ter sido um dos carros mais importantes de toda a história automotiva, são altos os riscos de seu novo modelo não estar à altura do carro original. É sempre esperado que o novo modelo seja no mínimo espetacular, e que seja pelo menos o que o seu antepassado representou.



É inegável que seu desenho está muito elegante, muito limpo e com proporções boas. Sua frente gigantesca é digna de um esportivo de motor central-dianteiro deste naipe, e sua traseira também tem um desenho bem limpo, com lanternas semelhantes ao do SLR Stirling Moss 2009

A um preço sugerido de €177,310, está posicionado numa faixa inferior à que o SLR ocupava. Resta saber agora se esse novo representante máximo da estrela de três pontas será uma lenda à altura do que foi o 300 SL um dia, ou um mero substituto do excepcional, mas não tão brilhante SLR.

Estas são somente fotos preliminares que vazaram na internet. Quando sua apresentação oficial ocorrer, nosso autor William, ex-integrante da engenharia da AMG e que já dirigiu alguns carros dessa fantástica escola esportiva alemã, fará uma cobertura mais profunda deste importante lançamento da Mercedes-Benz!



- Xineis


Update: Depois desse belíssimo post do Xineis, coloco aqui o countdown que tem lá no site da Mercedes! Tá quase! 5...4...3...2...1...


Re-update: o site ta no ar! Ainda não tem muita coisa, mas tem uns videos e fotos! Veja um aqui:



O SLS tem um sistema chamado "Race Start", ou seja, largada de corrida! Ele permite uma arrancada perfeita, pra ajudar qualquer um a fazer de 0 a 100 km/h em 3,8s!
O carro também marcou 7"40' em Nurburgring!!! Mesma marca de Bugatti Veyron , Lamborghini Murciélago e Porsche 911 GT3!!!

Entre no site aqui.

- Rossi

5 comentários:

  1. animal!
    nao mesmo importante que o McLaren

    é o sucessor de outro mito!!

    precisamos atualizar aqui

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! Aliás, para os posts! ta cada vez mais legal o blog! Textos bem escritos e que fogem da mesmice encontrada nos sites de carros!

    Agora, afe!!! Que carro horrível!! Um desrespeito que a Mercedes faz com seu passado! Aliás, elegância e harmonia das linhas é algo que falta nos carros da Mercedes já faz um tempo.....

    Fica pior ainda quando se rola a página pra cima e se encontra o mp4 12c! Chega a doer os olhos!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. quem é o anonimo aqui de cima?

    bom, primeiro, obrigado pelos elogios

    realmente não temos a intenção de dar furos jornalisticos, mas dar nosso comentario real sobre o que vemos de interessante no mundo automobilístico

    tvz por isso nosso blog tenha esse tom pessoal, de mesa de bar, o que gostamos muito

    agora discordo com a crítica do SLS

    acho que a mercedes tem sim feito carros com desenhos estranhos, mas aqui ela buscou mta inspiração no passado...é uma releitura...o original é um mito, não vai ser superado...assim como o MP4-12C não deve ser comparado com o F1

    Se fosse pra ser mto parecido com o antigo, era mais fácil relançar com o mesmo design...hehehe

    olhe pros concorrentes do SLS, poucos tem essa ousadia de forma...eu continuo achando um carro incrível, mesmo não tendo o charme do antigo 300Sl

    abs e continuem lendo o blog, pq gostamos pra caramba de escrever aqui.

    ResponderExcluir
  4. SLS animal!!!! Não tem a mesma importância do 300 SL original, mas fizeram um belo trabalho ao resgatar os principais elementos de design. E sem ficar retrô.

    Não sabia o tempo dele em Nürburgring, animal! A idéia não é substituir o SLR (vide o preço), por isso fica mais legal ainda saber que ele tá pau a pau com Veyron e Murciélago na Nordschleife.

    ResponderExcluir
  5. agradeço ao visitante Anônimo pelos comentários e por dar essa força pra gente! Como não foi identificado, assumo que não seja alguém que conhecemos pessoalmente (ou estou errado..?)

    Como pode ver, tentamos fugir da mesmice da imprensa automotiva nacional, expondo nossas opiniões e críticas, de maneira muito bem conceituada (a meu ver) =)

    Continue nos visitando, o apoio de leitores é um constante incentivo à produzirmos matérias cada vez mais interessantes!


    Boa referencia do tempo de Nurbugring, Rossi! O tempo de 7:40 é muito bom, mas não espetacular.

    Acho que vivemos em um período TÃO intenso na indústria automotiva, que grandes feitos hoje em dia não são tão grandes assim, a não ser que seja algo fantástico. Sempre dá pra pensar que um corvette fez Nurbugring em 7:26...

    ResponderExcluir