segunda-feira, 19 de outubro de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Toyota FJ Cruiser e Toyota Matrix


A seção dos avistamentos do Alto-Giro Blog traz dessa vez, dois carros da montadora japonesa Toyota que são incomuns de serem vistos nas ruas brasileiras, mas ordinários em outros países onde se tem vendas oficiais. A seção de avistamentos está aberta não só para esportivos exóticos, mas também de carros pouco comuns de serem vistos por aqui. Desse jeito, da mesma maneira que o post do avistamento do Prius e Yaris, compus em um post só dois carros diferentes da Toyota que vi nas ruas.



O primeiro carro, é o Toyota FJ Cruiser. Um dos modelos estava com esse azul claro chamativo, e com certeza é um carro bem diferenciado na paisagem de São Paulo. Eu já havia visto diversos FJ Cruisers nos EUA, principalmente na California. Mas só vendo ele no contexto rodoviário paulistano que consegui observar como é um carro grande!! Quando colocado nas ruas californianas, o FJ Cruiser parecia um utilitário de tamanho regular...




O FJ Cruiser foi lançado em 2006 nos EUA, e mantém vendas modestas, mas contantes, desde então. Tem motor V6 4.0L de 239hp @ 5200 rpm e cerca de 37 kgmf de torque @ 2700 rpm. É o mesmo motor do Toyota Tacoma e do 4 Runner (descendente do antigo toyota Hilux, vendido no Brasil nos anos 90). A Toyota vende seu FJ Cruiser como um utilitário esportivo com vocação bem voltada ao uso off-road. Seu próprio estilo, oficialmente inspirado nos Toyotas Bandeirante que tiveram fabricação no Brasil (Toyota Land Cruiser FJ40) traz muita inspiração para o fora-de-estrada. Se não chega a ser um Land Rover Defender, ou um Jeep Wrangler, pelo menos está longe de ser um desses SUVs amansados para a vida citadina, como o RAV4 ou Buick Enclave. É vendido na faixa de 20 a 25 mil dólares, o que torna uma ótima opção para os consumidores que necessitam de um off-road um pouco mais robusto, sem abdicar completamente dos confortos de um carro urbano.


Avistei diversos FJ Cruisers em São Paulo, sendo que as melhores fotos que obtive são estas acima. Abaixo, algumas outras fotos tiradas de relance de outras unidades.



UPDATE (por Rossi): Como prometi, segue a foto do FJ Cruiser que sempre vejo na Vila Madalena. Tirei a foto hoje, já que fui almoçar lá perto. Esse tem a cor café-com-leite, que já não é mais vista em nenhum carro. Eu acho que vou fazer um movimento a favor da volta das "cores de bidê": aquele amarelo, aquele azul e aquele café-com-leite.



O outro avistamentos é o Toyota Matrix. Esta minivan japonesa, baseada na plataforma do Corolla, foi avistada perto do parque do Ibirapuera. Dá até pra ver o monumento ao fundo!
Este é um carro incomum de se ver por aqui, mas que poderia facilmente passar despercebido. Seu desenho é um tanto conservador, e fácil de se confundir com tantos outros semelhantes franceses, japoneses ou coreanos.



O Matrix é considerado um carro compacto nos EUA, onde é vendido. Ele foi projetado a partir de um acordo com a GM, que vendia um carro quase igual sob a denominação do Pontiac Vibe. Não é preciso dizer que as vendas do Matrix eram muito superiores às do Vibe, simplesmente pelo emblema que este carrega. Um acordo da GM e Toyota pode soar estranho, mas essa não é a primeira vez que as duas maiores montadoras do mundo se uniram para um projeto conjunto. Nos anos 90, a GM até criou uma marca dedicada à revenda de alguns produtos da Toyota, depois do devido badge-engineering: a GEO!
A história desde então todos sabemos...



Acho bem interessante ver a presença de carros diferentes nas ruas, mesmo carros que não são considerados nada excepcionais nos seus mercados de origem. Sou sempre à favor da diversidade automotiva, e gosto de ver esses avistamentos nas ruas! =)

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

- Xineis

3 comentários:

  1. da hr xineis!
    até conseguiu pegar varios FJ Cruisers!

    como eu disse, tem um q sempre vejo na vila madalena...cor café com leite
    qdo der eu tiro uma foto e complemento o post!

    é um carro bem diferente mesmo

    ja esse Matrix poderia vender normalmente aqui, acho q se sairia bem...pra concorrer com Livina e talz

    ResponderExcluir
  2. Legal, Xineis!

    Putz, você encontrou muitos FJ Cruisers, mesmo! Mas, cara, esse carro não é ordinário em NENHUM lugar, hahaha!!! Com esse desenho mais essas cores... Aliás, além dessas que você flagrou, tem um amarelão ovo.

    Aliás, Rossi, eu costumava ver sempre um desses lá na Vila também, mas era amarelo. E o Matrix, se fosse vendido aqui, ia dar um baile nessa Nissan Loganina. Um é baseado no Corolla, o outro, no Dacia. O problema certamente seria o preço, hehe.

    ResponderExcluir
  3. boa rossi

    esse carro tá virando corriqueiro, ehhehe
    vira e mexe vejo uns por aí

    é mais fácil de se ver do que um Ssangyong, por exemplo, que tem importação oficial...

    ResponderExcluir