quinta-feira, 27 de agosto de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Toyota Prius em São Paulo


Outro dia após o expediente, estava descendo a Al. Campinas em direção contrária à Av. Paulista, quando, no meio de um oceano de Corollas e Civics, bem com o cantinho do olho eu vi mais um Toyota.... mas achei estranho por que ao mesmo tempo que minha cabeça pensou que era um carro bastante comum e bem conhecido, eu sabia que de certa forma tinha alguma coisa estranha com essa cena e que alguma coisa estava fora do lugar.



Resolvi olhar melhor e lá estava um Toyota Prius, rodando quase que anonimamente nas ruas de São Paulo. Com placas normais, não parecia ser da frota da Toyota, e seu dono não se incomodou comigo tirando fotos.

Apesar de ser um carro bem comum em ruas americanas, o híbrido da Toyota tem bastante exclusividade aqui em terras tupiniquins, sendo este o primeiro exemplar que já vi rodando por aqui. Este Prius é o de terceira geração, fabricado entre 2004 e 2009.



Apesar de muitos criticarem seu desenho sem graça em formato de cunha-sob-rodas, a tecnologia que esse carro carrega é impressionante. Combina um motor elétrico de 67 hp ao 4 cilindros 1.5L de 76 hp, mas o melhor é seu torque: se o motor a combustão dá cerca de 12 kgmf de torque, o motor elétrico oferece cerca de 40 kgmf. E o torque em motores elétricos se disponibiliza quase que instantaneamente, resultando numa resposta muito rápida ao acelerar.
O mote da baixa emissão de poluentes de carros híbridos, no entanto, não seria um argumento tão forte aqui no Brasil, onde grande parte da frota roda com álcool, combustível renovável. Sua exclusividade, no entanto, é inegável!



Aproveitando, estou postando aqui também um outro Toyota difícil de se ver por aqui, que fotografei do lado de uma F-150. É um Toyota Belta, mais conhecido também como Toyota Yaris Sedan. Este seria o concorrente direto do Honda City, recém lançado aqui no Brasil. Tem motores 1.4L de 84 hp, 1.5L de 109 hp e 1.6L de 122 hp

- Xineis

4 comentários:

  1. da hora, xineis

    tb acho q aqui os hibridos e eletricos vao demorar pra pegar, por causa do alcool e do custo alto das baterias...

    mas acho q alguma montadora deveria fazer um nacional...mais pra agregar modernidade à marca...

    hoje, eu acho que quem faria é a Fiat, que tem investido em coisas diferentes

    Esse projeto do Mio podia vir hibrido flex com elétrico

    ResponderExcluir
  2. Da hora ver um Prius por aqui. Provavelmente foi importação independente, já que nenhuma marca tem interesse em trazê-los pro Brasil, já que o Álcool é uma solução muito melhor. Mas é legal de ver, sem dúvida. Quando levaram lá na Poli, o cara fez uma palestra muito boa sobre o carro.

    E esse Belta consegue ser pior que o City de longe! E ainda tem nome feio pra caramba! Qual será o novo carro pequeno que a Toyota ia construir? Parece que adiaram os planos por causa da crise.

    ResponderExcluir
  3. O engraçado que quarta feira passada eu vi esse mesmo carro aqui no Rio de Janeiro, especificamente do bairro da tijuca, fiquei parado ao lado dele e vi como não nenhum ruido, excelente alternativa, gostaria de um carro desses....

    ResponderExcluir
  4. legal Eduardo!!

    realmente, ele não fazia UM pio!
    existe até um movimento nos EUA que tenta obrigar as montadoras de automóveis a fazerem carros elétricos/híbridos que produzam um mínimo de ruído, por questões de segurança aos pedestres!!

    Caso aviste ele de novo, ou qualquer outro carro interessante, mande-nos uma foto que teremos prazer em publicar aqui!

    um abraço

    ResponderExcluir