quarta-feira, 25 de novembro de 2009

[Alto-Giro] 54 motivos para não acreditar que Matrix é real


Quem não gosta de ver belas cenas com carros esportivos na telona? Existem carros que são clássicos no cinema, como o Fusca Herbie número 53, e os Batmóveis. Os que são específicos para alguns filmes no cinema, como Aston Martins para o 007, e o De Lorean para a trilogia De volta para o Futuro.

Existem filmes que os astros são os carros. Alguns ótimos, como 60 Segundos, outros nem tanto, como Taxi, ou qualquer Velozes e Furiosos. E também os divertidos, como Transformers.

Mas é inegável que todos que gostam de carro piram ao ver uma sequência de perseguição emocionante, como em Bullit, ou até nos filmes de Bourne.

Então posto aqui hoje, o que foi por muitos considerado uma das melhores cenas de perseguição já registrada até hoje em película! Esta sequência sensacional já é conhecida por todos, mas acho que sempre vale a pena rever quando temos a chance! A cena da perseguição na estrada começa com 2 min e 5 segundos do primeiro vídeo abaixo.







Porém, além de publicar estes trechos manjados, mas emocionantes, aproveitarei também para criticar como a publicidade no cinema pode muitas vezes arruinar o trabalho magnífico de um cineasta. Muitas vezes, detalhes que os diretores irrelevam podem ser determinantes para o fracasso de uma cena. São detalhes que normalmente não são percebidos pelo público em geral, mas que nos olhos de espectadores minuciosos aparecem como se estivessem iluminados por um holofote no meio da noite.

E, como não poderia ser, o que mais salta aos olhos do Alto-Giro Blog são os carros que compõem a cena de um filme. Inconsistências com os carros de uma sequência são o suficiente para tirar toda a realidade de uma cena! E a prática que mais repudio em filmes, é o patrocínio descarado de alguma montadora. Quando um estúdio aceita o patrocínio de uma montadora, e decide usar (quase que) exclusivamente os carros desta, o filme se torna artificial para os olhos de entendidos. E é exatamente o que aconteceu nesta cena de Matrix – Reloaded.

O que deveria ter sido uma das melhores cenas em filmes da minha vida, se tornou logo em uma decepção após alguns segundos de exibição. As cenas são inegavelmente emocionantes, e a filmagem é espetacular! Mas a publicidade descarada da GM no filme tirou toda a graça dessa sequência. Não bastasse os carros principais serem um Cadillac CTS (que por sinal, é invencível, inquebrável e à prova de artilharia anti-aérea) e um Cadillac Escalade EXT, olhos bem atentos perceberão que 99% dos outros carros usados na cena, também são da GM!!

Qual estrada no mundo roda carros da GM?? Existe algum lugar nos Estados Unidos em que todos os habitantes comprem carros da GM?? Se isso acontecesse, ela não teria ido à falência. Pois é, talvez só no mundo criado pelo Matrix mesmo...!

Abaixo listei alguns screenshots que tirei desta sequência. Claro que a cena inteira mostra muito mais carros dos que os destacados aqui, mas só neste punhado de fotos deu pra listar 54 carros, todos da GM.


Além dos óbvios carros protagonistas, o Cadillac CTS e o Cadillac Escalade EXT, é possível ver nesta cena:

1 Chevrolet S10
2 Chevrolet Caprice e Chevrolet Impala (policiais)
3 Pontiac Grand Prix

4 Buick Century
5 Chevrolet Malibu
6 Oldsmobile Intrigue
7 Pontiac Grand Prix
8 Oldsmobile Aurora

9 Chevrolet Impala
10 Chevrolet Tahoe
11 Oldsmobile Aurora
12 Chevrolet Impalas
13 Oldsmobile Intrigue voador
14 Chevrolet Caprice
15 Saturn LW300
16 Chevrolet Venture
17 Saturn S-series

18 Chevrolet Caprice_______ 24 GMC Safari
19 Oldsmobile Aurora
______ 25 Oldsmobile Aurora
20
Chevrolet Tahoe ________26 Buick Le Sabre
21
Chevrolet Malibu _______ 27 Buick Century
22 Buick Century _________ 28
Chevrolet Malibu
23
Chevrolet Caprice


29 Oldsmobile Aurora _____ 37 Chevrolet Tahoe
30 Pontiac Montana ______
38 Saturn LW300
31 Saturn LW300 ________ 39 Oldsmobile Alero
32 Oldsmobile Alero ______ 40 Oldsmobile Aurora
33 Chevrolet Venture _____ 41 Chevrolet Malibu
34 Pontiac Montana ______ 42 Pontiac Firebird
35 Oldsmobile Silhouette __
43 Pontiac Grand Prix
36 Chevrolet Malibu ______
44 Chevrolet Caprice

45 Saturn LW300
46 Oldsmobile Alero
47 Pontiac Firebird
48
Chevrolet Malibu
49 Pontiac Grand Prix

50 Buick Park Avenue
51 Buick Century
52
Chevrolet Malibu
53 Oldsmobile Aurora
54
Chevrolet Malibu

Eu disse 99%, por que no final, acabei achando quatro carros que não são da GM nessa cena. Parece até que os produtores esgotaram todos os GMs que encontraram, e tiveram que, infelizmente, tapar uns buracos com um Dodge Stratus, Jeep Cherokee, Dodge Ram e um Ford Taurus.

Pequenos detalhes são determinantes para a criação de uma cena bem sucedida! A falta de atenção, ou a assunção de falta de conhecimento oposto levam à perda da credibilidade do público atento. Se para pessoas leigas a presença quase-exclusiva de carros da GM passa-se despercebida, para entusiastas automotivos atentos torna-se frustrante. Tira-se a realidade da cena, e também, parte da magia que o diretor quis transmitir para seu público.

- Xineis

4 comentários:

  1. HAHAHAHA
    DO CARALHO, XINEIS!
    ANIMAL
    PQP

    eu NUNCA seria capaz de fazer esse post

    por isso vc é o cara dos nomes de carros/versões

    haha

    nossa, fiquei impressionado, de verdade
    parabéns
    puta trampo

    animal

    só lembrando: Transformers também é um filme patrocinado pela GM. Só tem carro GM e o principal é um Camaro novo amarelo.

    foda

    ResponderExcluir
  2. Xineis, a enciclopédia do Alto-giro! Nossa, muitos modelos de que eu nem tinha ouvido falar.

    Cara, você tem que entender que a Matrix retrata um mundo ideal, para as pessoas se sentirem confortáveis com a ilusão. Assim, natural que todos tenham carros dos sonhos, os GM.


    ...



    ...



    ...



    ...




    NOOOOOOOOOOT!!!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pelos comentários!

    essa cena me deixou incomodado desde a primeira vez que eu vi ela, no cinema, anos atrás!

    Sempre falava a todos sobre a falsidade dessa cena, e era sempre ignorado hahahaha


    às vezes nos printscreens pode parecer difícil de identificar os carros, mas rodando os vídeos, com o filme rodando, fica tudo bem mais claro... vendo a sequencia dá pra ver facilmente como é praticamente tudo GM.

    Só não entendi por que usaram 4 (ou mais que eu não vi) carros de outras marcas... já que já tá fazendo tudo da GM, por que não 100% duma vez??? Vai entender... e outra, se for pensar assim, todos os carros são americanos..!!

    ResponderExcluir
  4. Parece que foi um erros dos computadores da Matrix.

    Exclarecido!

    ResponderExcluir