terça-feira, 29 de novembro de 2011

[Alto-Giro Serviço] Furto de Estepe do Honda Civic - Parte VI

Novo Civic não tem fechadura no porta-malas

Após as 5 partes anteriores, volto mais uma vez ao tema do furto de estepe do Honda Civic. Quem acompanha as publicações sobre carros no Brasil deve ter percebido que a Honda começou as ações de lançamento da nova e nona geração do seu sedã no país. Já perdi a conta de quantas avaliações diferentes vi do novo modelo. 

Na minha opinião, o carro ficou mais feio em relação à bela oitava geração, lembrando mais o City, da própria Honda. Mas isso era praticamente certo. Depois de um design daqueles, seria praticamente impossível melhorar na geração seguinte - vide a BMW Série 3, quando passou da E46 para a E90, que se despede agora. Além do design externo inferior, o carro teve o entre-eixos encurtado, na contra-mão do que vem ocorrendo com todos os outros carros, e, segundo a imprensa especializada, perdeu parte da sua elogiada esportividade na condução. Em contra-partida, ganhou equipamentos, como câmera de ré, navegador GPS, tela touch, etc. Mas airbags laterais, - uma vergonha - só para a versão top. De cortina então, nem pensar.

Mas vamos ao ponto principal deste post: lendo esta avaliação do Best Cars, melhor site automotivo do Brasil na opinião dos editores do Alto-Giro, encontrei uma novidade que tem tudo a ver com o nosso tema. No final do 6o parágrafo da 2a página, o editor Fabrício Samahá destaca o seguinte:

"Não há mais cilindro de fechadura na tampa [do porta-malas], agora aberta apenas com controle remoto ou comando mecânico no assoalho."

Aleluia! Nossas preces foram ouvidas pela Honda! Após os inúmeros casos de furto de estepe, que continuam vitimando donos do modelo de 8a geração, a montadora resolveu erradicar a principal culpada: a fechadura. O motivo real dessa mudança não conhecemos, mas fica registrado aqui nosso contentamento com a mudança.

Logicamente isso não vai afetar as milhares de potenciais vítimas do modelo anterior, mas é um avanço. Não deixe de ler nossos outros posts sobre o assunto, incluindo soluções propostas para contornar o problema.

-WS

5 comentários:

  1. boa william!

    duvido que tenha sido por causa das reclamações dos consumidores... isso tem mais cara de ter sido uma redução de custo! hahahaahah

    também compartilho da opinião deste "New-New Civic" parecer, no primeiro momento, um retrocesso em relação ao anterior.
    O design do civic era imbatível, assim como também acho da E46 (se bem que gosto muito da E36 tbm).

    entre-eixos encurtado é indiscutivelmente um retrocesso, não importa quantos argumentos a Honda faça, ao dizer que dá mais "agilidade" ao carro (mas tira estabilidade em curvas de alta velocidade), ou ao dizer que o espaço interno não se alterou devido ao adiantamento da parede corta-fogo (mas inevitavelmente as caixas de roda invadirão mais o habitáculo).
    Pelo que a imprensa americana falou de modo quase uníssono, o Civic ficou menos entusiasmante e mais sem graça - parece que está querendo conquistar clientes do Corolla..
    isso de certa forma, vai com o que já escrevemos uma vez aqui neste link.

    Os equipamentos novos desta geração, eu vejo apenas como uma correção em relação aos concorrentes. O Civic apenas se aproximou do mercado, ao invés de oferecer alguma vantagem.

    Mas, como já foi dito no link, ao menos tiraram a inútil e nociva fechadura externa do porta-malas!

    Ah, pra completar, concordo novamente: BestCars Web Site é também minha referência em informação de qualidade no Brasil! Parabéns ao Fabrício.

    ResponderExcluir
  2. é bom não ter mais o problema do furto.

    mas bizarro pensar que a melhor solução que eles encontraram foi eliminar a opção de abrir com chave.

    entendo que muitos donos de civic talvez nunca usem a chave, mas é bizarro pensar que ao invés de desenvolver um sistema de fechadura inteligente ou seguro, uma empresa como a Honda opte por "ignorar" o problema.

    será que se começarem a roubar retrovisores de civic, a honda vai aboli-los de seus projetos?

    hahaha

    só um ponto ranzinza aqui...

    ResponderExcluir
  3. Rossi, pode até ser que você esteja certo e a Honda tenha sido incompetente para desenvolver um sistema de alarme melhor. Mas, para mim, independentemente do motivo, fizeram a coisa certa ao remover a fechadura.

    Sou um radical: por mim, nem a porta do motorista devia ter fechadura, haha!

    PS: Se começarem a roubar os retrovisores, que tal substituí-los por câmeras? Hahaha!

    -WS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia galera! Tenho certeza que a eliminação do acionamento externo do porta malas não foi retirado por conta das reclamações dos clientes brasileiros! O projeto do carro é mundial apenas as questões de regulagem de motor que são desenvolvidas para exigências do país no qual vai ser vendido, por esse motivo não retiraram do modelo anterior pois entendem que isso é um problema de segurança publica tendo em vista que no resto do mundo é feito o mesmo carro e não ocorre esse tipo de problema segundo um eng. da Honda me informou. O que posso sugerir é fechar os dois acessos de chave do New Civic, pois se ainda não foi roubado pode se considerar uma pessoa de muita sorte! Vejam esse produto:

    http://auto-pecas-usadas.vivastreet.com.br/acessorios-servicos-carro+tucuruvi/keylocked-protecao-anti-furto-para-fechadura-do-new-civic/41081699

    http://keylocked.fotoblog.uol.com.br/

    ResponderExcluir