sexta-feira, 23 de março de 2012

[AltoGiro F1] GP da Malásia 2012


Voltamos novamente essa semana com mais uma etapa do campeonato de F-1 de 2012. Convenhamos, nada melhor para os amantes do automobilismo do que F-1 em dois finais de semana seguidos. Vamos começar fazendo um breve review do que aconteceu no final de semana passado.

Como havíamos dito, a Red Bull iniciou a temporada como o carro campeão e o carro a ser batido. E, na primeira etapa, já foi batido. O responsável pelo feito foi o inglês da Mclaren Jenson Button, que venceu o GP da Austrália tranquilamente, após conquistar a primeira colocação logo na largada e permanecer assim até o final da corrida. Então, podemos dizer, pelo menos até agora que, a partir de agora, a equipe a ser batida é Mclaren, que ainda colocou seu outro carro, com Lewis Hamilton, no terceiro degrau do pódio em Melbourne. Entre eles, na segunda colocação, terminou o atual campeão mundial Sebastian Vettel.

Pela parte dos brasileiros, só lambança: Felipe Massa teve um final de semana horrível, largando na metade inferior do gride e terminando sua participação na corrida após um acidente com seu compatriota(!) Bruno Senna, que também não mostrou lá grande desempenho na corrida. Não foi muito pior que seu companheiro de equipe Pastor Maldonado, que terminou a prova em 13o. Já Massa teve um desempenho muito inferior ao seu companheiro Fernando Alonso, que, apesar das dificuldades da Ferrari, conseguiu levar o carro a 5a. colocação no circuito de Albert Park. Vale ainda citar que Mercedes, Lotus e Sauber andaram muito bem no final de semana e prometem tirar alguns pontinhos dos líderes no decorrer do campeonato, na pior das hipóteses.

Agora falando do GP deste final de semana, na Malásia, os treinos de hoje já mostraram que a Mclaren está com tudo: Lewis Hamilton dominou os tempos, seguido por Sebastian Vettel. Curiosamente, a Mercedes completou o Top 4 dos treinos livres, mostrando mais uma vez que seu carro teve melhora significativa do ano passado para este. Sebastian Vettel garante que a Red Bull se aproximará bastante da Mclaren em ritmo de corrida na Malásia, o que promete gerar boa briga pela vitória. Já Michael Schumacher disse improvável que, mesmo com os bons resultados nos treinos livres, a Mercedes brigue pela Pole Position nos treinos classificatórios, que acontecem na madrugada de sábado (horário do Brasil)

A Ferrari ainda continua com problemas. Felipe Massa, por ter tão pior desempenho do que Alonso no final de semana passado, foi "presenteado" pela equipe com um novo chassi. A escuderia de Maranello quer garantir que o desempenho de Felipe não seja afetado por problemas no carro, dando mais um voto de confiança pro brasileiro. Massa garante que "aprendeu muito sobre os problemas do carro" no último GP e que pode gerar boa evolução do carro e do seu desempenho para a Malásia. Ainda assim, fez um "hedge" nas suas declarações, dizendo que terá que brigar muito para entrar no Q3. Blá, blá, blá...

Sobre Bruno Senna não há o que falar... só observar. De fato, o garoto precisa começar a mostrar trabalho. No mínimo, andar a frente de Maldonado, se tiver intenção de chamar a atenção das equipes grandes e continuar na F-1 na próxima temporada.

Saindo um pouco da F-1, vale lembrar ainda que nesse final de semana ocorre a primeira etapa do campeonato de Fórmula Indy, onde estréia o veterano Rubens Barrichello (pela equipe KV Racing), que, por sua vez, foi muito bem nos testes da pré-temporada. Desejamos mais sorte a Rubinho na Indy do que ele teve na F-1.

- João

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2012 Petronas Malaysia Grand Prix


Nome do Circuito: Sepang International Circuit
Número de Voltas: 56
Perímetro:  5,543 km
Recorde: 1m34s223 - Juan Pablo Montoya (2004)
Horário da Corrida: 5h (horário de Brasília)


3 comentários:

  1. Bons comentários, Jão! Agora que a corrida já foi, vou deixar os meus aqui.

    Impressionante o Alonso! Além de ser muito bom, nasceu virado pra lua. Conseguir ganhar um GP com esse carro horrível da Ferrari não é mole, não.

    E o feito do Perez?! Não menos impressionante, fez o Peter Sauber chorar.

    Bruno Senna mandou muito bem, ainda mais considerando que largou atrás e ficou mais pra trás ainda logo de cara. #EuQueroAcreditar

    Já o Massa... Os rumores devem ser muito chatos, e eu não acho que ele sai antes do fim do ano. Mas tenho um forte palpite que ele não usará vermelho ano que vem, hehe. Minha aposta é Massa no lugar do Webber.

    -WS

    ResponderExcluir
  2. Ah, e foi f*#! acordar às 5h e agüentar a paralisação. Apesar de cochilar durante quase todo o GP, só fui dormir mesmo às 8h!

    -WS

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que na atual situação, o Massa não tem lugar em equipe grande não.Acho que a Red Bull prefereria apostar num novo talento do que num veterano bichado. Dificilmente o Massa deve voltar a correr como corria antes daquele acidente da mola.

    Tá ficando cada vez mais claro que F-1 é esporte pra moleque que não tem esposa, filhos, que não precise se preocupar em mais nada além de sentar no carro e acelerar. Os veteranos começam a ficar muito sentimentais e tiram o pé!

    Acho difícil também que o contrato do Massa permita que ele saia antes do final da temporada, mas que ia ser legal ver o que o Perez faria com uma Ferrari, seria (lembrando que a Sauber é a equipe-satélite da Ferrari), apesar de que a Sauber parece tar melhor que a Ferrari esse ano hehehe

    ResponderExcluir