quinta-feira, 14 de março de 2013

[AltoGiro F1] GP da Austrália (Pré-GP)

Bem, amigos do AltoGiro! Depois de tanta espera nos últimos meses e muita ansiedade, amanhã começa oficialmente a temporada 2013 da Fórmula 1.

O primeiro GP dos 19 que ocorrerão este ano (o GP do Brasil fechará a temporada novamente - hooray!) acontecerá no circuito de Albert Park, em Melbourne, Austrália. E o que esperar para esse final de semana ?

Bem, como vem acontecendo nos últimos anos na categoria, a equipe a ser batida ainda é a Red Bull. Apesar de não terem se destacado muito nos testes da pré-temporada na Espanha, sabemos que eles sempre tem cartas na manga Adrian Newey quando se fala em projetos de carros de F1. E claro, o piloto a ser batido ainda continua sendo o alemão Sebastian Vettel, que se consagrou tricampeão no ano passado, entrando num hall de pilotos que englobam nada mais nada menos que Nelson Piquet, Ayrton Senna, Niki Lauda, Jack Brabham e Jackie Stewart. Nada mal para o alemão, hein ?

Nessa difícil missão de bater a equipe que te dá asas, mais uma vez vemos Ferrari e Mclaren. A Ferrari passou perto de conquistar o Mundial de Pilotos em 2012 com o espanhol Fernando Alonso, que, por sua vez, deixou de entrar no hall dos tricampeões citado acima (pelo menos, por enquanto). Sabemos que a Ferrari fez um segundo semestre muito bom no ano passado, principalmente com Felipe Massa que pareceu recuperar sua autoconfiança na metade final do campeonato passado, e, se tivesse tido performance semelhante no primeiro, provavelmente teria levado o Mundial. Infelizmente, Felipe Massa continua sendo o segundo piloto declarado da equipe, e o que podemos esperar é que ele dê um golpe de MMA violento e deixe o Alonso de fora do campeonato  faça o melhor dele, mas dificilmente vai ter chance dentro da equipe contra o espanhol.

Já a Mclaren parece vir mais forte que a temporada passada. Por ter trocado seu principal piloto Lewis Hamilton pelo quase novato Sergio Perez, é de se esperar que Jenson Button tenha certa preferencia na equipe esse ano (apesar da Mclaren jurar igualdade entre eles), tendo um pouco mais de força do que em 2012. Devemos lembrar que a Mclaren, apesar de não ter feito uma temporada tão regular assim no ano passado, dominou completamente o GP da Australia, com a pole de Lewis Hamilton e a vitória de Jenson Button. Ainda recordando, vale dizer que Button ganhou 3 dos últimos 4 GPs em Albert Park, se provando um bom acertador e estrategista nessa etapa do campeonato, então, fiquemos de olho nele.

Correndo por fora, ainda temos Mercedes e Lotus. A Mercedes fez uma grande aposta, trazendo Lewis Hamilton (que também fez uma grande aposta, saindo da Mclaren), e foi uma das equipes que começou a trabalhar mais cedo no carro de 2013 (já no ano passado). A equipe ainda não acertou um bom carro desde que assumiu um box na F1, mas promete atrapalhar bem esse ano. Nos testes da pré-temporada, Lewis Hamilton liderou diversas sessões (tudo bem que algumas delas na chuva, seu ponto forte) e mostrou que a equipe alemã está com vontade de subir para o topo da categoria. Quem sabe, algumas poles e podios esse ano ? E foi exatamente isso que a Lotus fez na temporada passada. Trouxe um campeão para o posto de seu primeiro piloto, o finlandes Kimi Raikkonen, e atrapalhou bem as equipes grandes. Prova disso foi o homem de gelo ter ficado em terceiro lugar no Mundial de Pilotos em 2012. E tem tudo para continuar fazendo isso a partir de amanhã.

Das outras equipes, nada de muito diferente pode se esperar. A maioria dos cockpits do meio para trás do grid são os famosos cockpits comprados, ou seja, entra quem tem o dinheiro na mão. Coisa que, como publicamos na nossa fanpage do Facebook, tirou o brasileiro novato Luiz Razia da disputa na última hora. Ainda assim, podemos ver alguns talentos aí no meio. Um dos que costumam se destacar e voltou a F1 esse ano pela Force Índia, Adrian Sutil, é um dos que pode colocar o carro entre os 5 primeiros colocados. Outro que costuma ser muito eficiente nas classificações e beliscou uma vitória na temporada passada foi Pastor Maldonado, da Williams. Fora isso, teremos muitos carros lerdos, trapalhadas e coisas do tipo. Coisas que só acontecem porque o Bernie Ecclestone é mercenário na F1.

Para a corrida de domingo, a Pirelli leva dois compostos: supermacios e médios. Os pneus desse ano estão menos duráveis e mais aderentes que no ano passado, com mais borracha nas bordas (por isso o aumento do peso do carro em 2kg como dissemos no nosso post sobre as regras para 2013. Isso significa que, as estratégias precisarão ser revistas e talvez, seja crucial para o vencedor.

Que seja dada a largada! E que uma temporada ainda melhor que a do ano passado esteja por vir!

- João

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2013 Rolex Australian Grand Prix



Nome do Circuito: Albert Park
Número de Voltas: 58
Perímetro:  5,303 km
Recorde: 1m24s124 - Michael Schumacher (2004)
Horário da Corrida: 3h do sábado para o domingo (horário de Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário