terça-feira, 13 de abril de 2010

[Alto-Giro] Lamborghini Diablo na Platinuss



O Touro Diabólico

Acredito que compartilho a opinião de muitos entusiastas, ao afirmar que o Lamborghini Diablo foi o carro dos meus sonhos durante a infância. Para muitos de nossa geração, entre 25 e 30 anos, o Diablo foi o esportivo exótico supremo que dominou os pôsteres em nossos quartos quando ainda éramos auto-entusiastas mirins.


Naquela época ainda não tínhamos um computador para nos preocuparmos com o carro do fundo de tela. A informação ainda não era tão difundida, então basicamente tudo que possuíamos para apreciar esse sonho italiano era alguma reportagem de revista, um pôster de parede e no máximo, uma miniatura (foto ao lado). Meu conhecimento se baseava do pouco material que eu conseguia juntar, material que eu guardava com o maior carinho. Eu tinha uma preciosa revista, que trazia uma reportagem sobre o Diablo. E essa reportagem era lida diversas vezes, suas páginas eram foleadas cuidadosamente para não danificar a revista.

Era uma época romântica. Pouco se sabia sobre o sonho, e talvez isso que o tornava ainda mais místico.

Quando a casa de Sant’Agata apresentou o sucessor do Countach, assombrou o mundo com um carro inacreditável. Não existia nada no mundo mais extremo e radical do que esse esportivo com um design tão agressivo quanto o seu nome. Seu desenho era inimaginável para uma época de Corvettes C4's, Porsche 964’s e Ferrari 348’s.

O Diablo é um carro de superlativos. Foi, por exemplo, o primeiro carro de Sant’Agata a ultrapassar a psicológica barreira das 200 milhas por hora (322 km/h).

E no final, isso era o esperado para o sucessor do também lendário Countach. Se, em suas épocas, o Countach era um carro do outro mundo, o Diablo era do submundo. Seu agressivo design ameaçava os passantes mesmo quando estacionado.

O berço do Diablo se deu em 1985, quando a Lamborghini, controlado naquela época pela Mimram Brothers, um grupo de investidores suíços, deu início ao Projeto 132 para substituir o Countach. Para tanto, Marcello Gandini foi contratado pela empresa.

Gandini foi o designer responsável por genialidades como o Lamborghini Miura e o próprio Countach. À época do desenvolvimento do Projeto 132, Gandini já não havia mais laços com a Lamborghini, e trabalhava como freelancer. Sabiamente, a casa de Sant’Agata confiou novamente no mestre que tanto contribuiu para sua história, e as formas do diabólico touro aos poucos foram surgindo.

Quando a marca foi adquirida pela Chrysler, em 1987, o design do projeto foi modificado, seguindo orientações do próprio Gandini e também por influência do centro de estilo da Chrysler, em Detroit. O desenho seguiu linhas mais humanas e práticas, tirando um pouco da agressividade e violência que o desenho original de Gandini trazia.

Agora, se o Diablo foi o resultado amenizado, fica minha curiosidade de como teria sido esse projeto!! De qualquer maneira, os traços principais de Gandini foram mantidos, traços que também podem ser vistos em outros projetos dele na época, como o Cizeta V16T.

Cizeta V16T

O Diablo foi apresentado em Janeiro de 1990. Tradicionalmente, foi nomeado em homenagem a um touro famoso, que neste caso foi um touro criado pelo Duque de Veragua, que travou uma batalha épica contra o toreador Jose de Lara, o El Chicorro. Diablo foi tão valente que investiu 16 vezes contra o toureiro, e pela sua bravura, o público aclamou para que El Chicorro não sacrificasse o animal. Mesmo sendo herdado de um touro lendário, poucas vezes vi um nome que combinasse tão perfeitamente com o carro.

Ao registrar 328 km/h, foi em sua época o detentor do título de carro de produção mais rápido do mundo, ultrapassando em 2 milhas por hora a marca da Ferrari F40. Para alcançar essa marca impressionante, foi montado nesse touro uma usina de força de 12 cilindros dispostos em um V de 60 graus de abertura. Essa dúzia de cilindros somam no total 5,7 litros de deslocamento, capazes de produzir os 492 hp que empurram o Diablo alucinadamente pra frente ao ritmo de 6,79 m/s² - aceleração necessária para se realizar em 4 segundos o intervalo de 0-100km/h.

O Diablo apresentado neste post é um VT 1993. A meu julgamento, justamente a versão mais bela de todos os Diablos que já existiram. Em relação aos Diablos de tração traseira, os VT’s tem entradas de ar maiores na dianteira e lateral, para maior fluxo de ar para o resfriamento dos discos de freio dianteiros e traseiros. E os VT’s ainda tem o design cru e puro do Diablo original, a meu ver muito perdida nas reestilizações posteriores e de versões especiais excessivamente estilizadas.




A sigla VT quer dizer, como todo entusiasta tem o dever de saber, “Viscous Traction”, alusão ao sistema de acoplamento viscoso do conjunto de tração integral. Este sistema não tirava a pureza da condução de tracionamento traseiro, já que manda no máximo 25% do torque para as rodas dianteiras. Servia assim, somente para otimizar a tração do carro.

Este VT carrega consigo emblemas “30th Anniversary”, o que indica sua homenagem aos 30 anos de aniversário da Lamborghini. É importante não confundi-lo com o Diablo SE 30th Anniversary, que é uma edição especial comemorativa, produzida especialmente para homenagear os 30 anos de fundação da marca. Esta versão trazia como principais modificações em seu exterior, rodas redesenhadas, spoiler dianteiro mais pronunciado, entrada de ar lateral com lâminas verticais e cobertura da tampa do motor modificado. Além disso, no total, esta versão tem uma redução de peso de 125 kg em relação ao VT normal, devido a, entre outras modificações, subtração de sistemas de ar-condicionado e do comando elétrico de abertura das janelas, que por sua vez foram substituídas por vidro sintético.

Assim, depois de alguns encontros memoráveis com Gallardos apaixonantes e Murciélagos bestiais, finalmente pude concretizar meu sonho e conhecer, bem de perto, o Diablo. Foi como o fechamento de um ciclo. Ao encontrar o Diablo, senti que mesmo depois de conhecer inúmeros esportivos mais novos, avançados e superiores tecnicamente, ainda admiro-o pela fascinação que provocou na época. Foi como, depois de conhecer inúmeras mulheres maravilhosas, reencontrar aquela paixão do colegial e ver como você ainda olha-a do mesmo jeito. Esse tipo de sentimento, quase nostálgico, temos somente uma vez na vida. Nunca olhei pra outro esportivo da mesma maneira que o Diablo.

Este exemplar estava exposto na Platinuss, tão falada aqui no Alto-Giro por simplesmente ser a loja que expõe em seu showroom os mais exclusivos carros do Brasil. De cordialidade e atendimento exemplares, nossos amigos da Platinuss realizaram o sonho de alguns jovens com essa visita memorável, e que agora podemos compartilhar a todos os leitores do Alto-Giro Blog



- Xineis

Para ver tudo o que já escrevemos sobre nossas visitas à essa loja lendária, clique aqui! Veja também outros carros dignos de nota na nossa seção Visitas, também listada na coluna à direita.

13 comentários:

  1. clap clap!

    belíssimo texto, xineis!

    fico triste de nao poder ter ido nesse dia. Com certeza um dos carros dos sonhos.
    Tenho uma miniatura até hoje.

    Mas o registro de voces e o texto me passaram a sensação de ter ido la.

    um puta carro mesmo.

    Acho que vai ter gente que vai perguntar sobre o Bugatti EB110, outro sonho infantil da mesma época.
    Para quem perguntar, já fizemos um post sobre ele: Clique aqui

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  2. Belo texto, Xina. Não tenho nada a acrescentar. Apesar de não ser o meu favorito, é um carro impressionante, mesmo. Merece destaque em qualquer lista de superesportivos.

    -WS

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  3. meu sonho d consumo d td's os tempos... tinha uma miniatura sói q era amarela...

    já tive pôster, álbum d figurinhas, jogo do super nintendo...

    tenho 25 anos 9sou d 1985) e esse COM CERTEZA foi o carro q povoou meu imaginário infanto-juvenil.. parabéns pelo texto e pelo blog!!!

    só por curiosidade, qual o preço dessa maravilha?!?

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  4. Agradeço a todos pelos comentários.
    Realmente traduzi no post tudo que sentia em relação ao Diablo.

    Realmente, foi o esportívo utópico e épico da minha juventude!!!

    Leandro, compartilhamos do mesmo sentimento. Continue nos visitando. Nosso blog é pra apaixonados por carros como nós!!

    abs

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  5. ooopa, td dia eu dô uma espiadinha no blog ver setem atualizações...

    conte aí prá gente o preço!! quero ver se ainda tá obscenamente fora do meu orçamento (ñ sei pq, mas desconfio q sim rsrs)

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  6. Leandro, obrigado pela sua fidelidade ao blog. Continue visitando!

    Infelizmente, não chegamos a ver o preço. Na verdade, acho que essa Lambo estava em exposição, não à venda. Talvez o Xineis se lembre melhor.

    A gente ouve falar que uma F40 custa mais hoje do que na época do lançamento. Será que acontece o mesmo com a Lambo?

    -WS
    Equipe Alto-Giro

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  7. é esse o meu medo, o mundo é injusto né, bem qpodiam deixar esses carros desvalorizarem um pouco...rsrs

    q pena q ñ tá a venda, já até tinah colocado a venda meu gol 16v 2002 prá dar d entrada na diablo.... =/

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  8. haahahah

    pois é leandro
    infelizmente, os sonhos continuam sonhos...

    de certa forma, acho que é bom isso..
    desse modo ainda mantêm aquela aura inatingível...

    e dessa forma também evita que qualquer zé mané compre eles a preço de banana e destrate-os ...


    então, já que é assim, dá o teu gol de entrada em outra caranga cara..

    faz como eu estou fazendo esses meses.. pesquisando um sonho de consumo acessível...

    Como este aqui

    Assim que eu encontrar um em boas condições e um precinho mehor, não vou pensar duas vezes..!!

    um abraço!!

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  9. Meu amigo na verdade a Lamborghini Diablo atinge a velocidade máxima de 325km/h(202mph) não 322..

    abrass

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  10. fabio, a lambo atingia 328 km/h e não 325 nem 322

    informações tiradas do site da lamboghini

    http://www.lamborghini.com/2006/lamboSitenormal.asp?lang=eng

    um abraço!

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  11. é vdd, xineis... ia ser uma merda encontrar um diablo com rodar orbital 17, farol com aquele plástico azul d ovo d páscoa imitando xênon, neon embaixo do carro, 'entradas d ar' coladas com fita 3m e outras bizarrices d xuneiros em geral... rsrsrs

    boa sorte na aquisição do impreza!!!

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  12. é verdade cara

    eu ia chorar se visse um Diablo xunado...

    especialmente no brasil, onde maninho coloca roda orbital em qualquer coisa...

    que tristeza nossa realidade automotiva.


    valeu pela força! Espero encontrar meu Rex em breve...!!

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  13. belo post, ainda estou tentando ler tudo o que voce escreveu

    a lamborghini diablo era o carro dos meus sonhos, nos anos 90 quando eu jogava need for speed, anterior a underground

    nasci em 95, mas conheci este carro muito bem, com a ajuda da minha prima, tambem apaixonada pela lambo

    xineis
    eu nem consigo imaginar uma diablo ou qualquer outro esportivo xunado e boa sorte na compra do subaru

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