terça-feira, 11 de maio de 2010

[Alto-Giro] Lexus LFA e Nissan GTR

Luta de Samurais


Vídeo muito bom da Motor Trend que mostra um comparativo de aceleração entre o ápice da tecnologia automotiva nipônica, o Lexus LFA, contra seu conterrâneo já glorificado, o Nissan GTR. Se o Lexus tenta se provar com seus espetaculares recursos tecnológicos, o Nissan já é comprovado um dos mais respeitados esportivos no mundo, e que por sinal, custa quase 5 vezes a menos que o Lexus.

O resultado é bem interessante, e o vídeo vale muito a pena por mostrar, além do racha entre os samurais, muitos recursos espantosos do LFA, em especial um pouco do funcionamento do painel. O painel é todo digital, e tem diversos modos de funcionamento, como pode ser visto no vídeo. Um dos motivos de se optar pelo painel digital é que o V10 do Lexus sobe a rotação até 9000 rpm em apenas meio segundo. Ou seja, o motor sobe tão rápido, que um mostrador analógico convencional simplesmente não reagiria rápido o suficiente para acompanhar a selvageria do motor que representa. Absolutamente sensacional!
Mas o mais impressionante é com certeza, seu ronco absurdamente espetacular - talvez o ronco mais belo que sai de um escapamento hoje em dia.


Na aceleração inicial, até os 100 km/h, o GTR leva clara vantagem devido ao seu sistema superior de tração integral, que transmite com muito mais eficiência a potência ao solo. Depois disso, o Lexus mostra a superioridade com sua potência de 552 hp, e começa a se distanciar. Mas na distância de 1/4 de milha, o resultado final é surpreendentemente parelho, ao contrário da diferença de preço. Mas é claro: esse vídeo mostra apenas uma simples aceleração em linha reta, nada que justifique formar algum tipo de opinião sobre a superioridade de um carro em relação ao outro.

-Xineis

2 comentários:

  1. Da hora o video! Ronco do LFA realmente é outra história, dos mais próximos de um Fórmula 1 que há no mercado. O painel digital também é animal! Imagina a baixa inércia que tem esse motor pra girar tanto assim.

    Godzilla é o melhor custo-benefício que há, quase inacreditável. Mas na arrancada, o motorista do LFA demorou um pouco mais pra arrancar, hehe.

    ResponderExcluir
  2. o ronco do LFA é espetacular mesmo

    obviamente não são concorrentes, mas o vídeo é muito interessante de qualquer maneira! =)

    ResponderExcluir