quinta-feira, 22 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Lexus LFA


A Toyota revelou oficialmente, o que pode ser considerado seu primeiro legítimo superesportivo. O Lexus LFA é a vitrine da marca para o que de mais avançado, inovador, tecnológico e ousado a marca consegue expor. Seria como se fosse o que o NSX foi para a Honda, nos anos 90. Só que levado ao extremo.

Este é com certeza um carro exclusivo. Tanto sua produção, limitada em 500 unidades, quanto o seu preço, de 375 mil dólares americanos, forçam essa exclusividade. Essa quantia é certamente extremamente elevada (e, de outro ponto de vista, abusiva) para um esportivo de uma empresa sem pedigree esportivo. No entanto, a Toyota conta que a demanda por cada uma de suas limitadíssimas 500 unidades com certeza superará a oferta. Ou seja, não importa o que os analistas e pseudo-especialistas tanto criticam: a empresa certamente moverá toda a produção de seu carro exclusivo.



Afinal, este superesportivo concentra todo o conhecimento e esforço da tecnologia de ponta da empresa que é conhecida por ser a mais eficiente do mundo! Isso, junto ao fato de ser uma edição limitada, basta para muitas pessoas desejarem ter acesso à essa exclusividade. Um outro Toyota que seja tão raro e exclusivo é difícil de se imaginar. Talvez o 2000GT de 1967 seja o único carro comparável, em termos de raridade. Mas não de desempenho bruto e avanço tecnológico em suas respectivas épocas.
E se ainda restarem dúvidas à esses fanáticos compradores, o ronco dessa máquina bastará para destruir qualquer indefinição. Vejam o vídeo abaixo, e entenderão por que os escapamentos do LFA estão sendo aclamados no ambiente eletrônico por emitirem uma das melhores melodias de todos os carros do mundo, atualmente. Aumente o volume pra ouvir seu V10 4.8 de 552 hp subir até 9.000 rpm, capazes de acelerá-lo de 0-100km/h em 3,7 s, até atingir a máxima de 325 km/h!!!




Mas se o LFA acertou em cheio na audição dos entusiastas automotivos, a carroceria desagradou um outro sentido de grande parte do público: a visão!

A beleza é subjetiva aos olhos de cada um. Existem casos muito discutíveis, como a nova Ferrari F458 Italia. Existem casos em que o consenso de que são belos é quase absoluto, como por exemplo o Jaguar E-Type, ou o Mercedes 300SL. No caso do Lexus LFA, está se formando no ambiente eletrônico, um consenso geral justamente contrário!



Eu tenho duas opiniões em relação ao desenho do Lexus LFA:

A primeira é que falta nexo ao seu design. Seu desenho é inconsistente, e o excesso de aberturas e entradas de ar formam uma poluição estilística, a meu ver, desnecessária. O farol parece que... não tem forma nenhuma!! Não consegui definir se o farol é bonito ou feio, pois não consegui identificar qual o seu formato exato! O para-choque dianteiro poderia ser mais criativo, pois parecem muito aos do Ford Fusion 2009.




A traseira parece o capacete de um robô, e as aberturas exageradas dos dois radiadores laterais, mesmo funcionais, são desnecessariamente desproporcionais.
O triplo escapamento traseiro, na minha opinião, não ficou ruim! É bem parecido com o do Ford GT90 invertido. Ficou certamente melhor que o triplo escape da F458 Italia.




A minha segunda opinião, é que mesmo com todas as críticas citadas acima, acho o desenho do LFA muito interessante. Em um mundo onde coexistem Lamborghinis Murciélago e Gallardo, Ferrari F430, Porsche Carrera GT e outras obras de arte sobre rodas, é fácil de criticar o novo Lexus. Por que então, critiquei tanto o desenho da F458 e agora tento amenizar num... Lexus..!!???

O design dos superesportivos sempre foi ditado pela escola italiana. Esportivos da Ferrari e da Lamborghini sempre foram referência em beleza automotiva. Entusiastas automotivos foram acostumados a apreciar o design europeu.
Tudo bem que o LFA tem um desenho controverso. Mas olhando por outro ponto de vista, o LFA apresenta um estilo único... bem nipônico!! Acredito que aí está a beleza deste carro. Ao fugir do fracasso que seria tentar imitar os traços europeus, a Toyota ao menos tentou trilhar seu próprio caminho estilístico. Poucos apreciam o estilo japonês em carros (e eu não sou um desses poucos), mas este carro foi feito para esses entusiastas. Fico feliz que a Toyota tenha estilizado seu superesportivo desta maneira, trazendo assim mais diversidade ao seleto mundo dos superesportivos.

Por isso, penso que antes de sair criticando sem critérios o mais novo superesportivo no mundo, deve-se enxergar um pouco o que esse carro representa à essa esfera. É um supercarro inovador, certamente vanguardista e que concentra toda a excelência tecnológica da mais eficiente montadora do mundo. Tenho certeza que suas 500 unidades, mesmo ao absurdo preço de 375 mil dólares (para comparação, a nova F458 está com preço estimado de cerca de 220 mil dólares) serão vendidas sem problemas, e que todos os felizes compradores ficarão totalmente satisfeitos com seu carro. Como sempre um produto da Toyota foi!



Admiro o LFA por esse conjunto de fatores, e aplaudo a Toyota por ter coragem de continuar esse projeto até o fim, mesmo enfrentando a pior crise econômica da história, e a pior crise financeira da empresa!! Não se esqueçam que, no mesmo período, a Honda cancelou o projeto do novo NSX, a Chrysler matou o novo Viper, a GM faliu e a Porsche fracassou na sua tentativa de comprar a VW e acabou sendo comprada.
Se todos nós conseguíssemos viver sem preconceitos, passaríamos a admirar muito mais excelências da engenharia que são injustamente desqualificadas por pseudo-conhecedores automotivos!

- Xineis

Update: Só uma curiosidade: em abril, foi feita uma versão de acrílico do carro conceito pra ser exposta na Semana de Design de Milão. Foi chamado de
Lexus LF-A Crystallised Wind:


E quando acendiam luzes embaixo:

Achei mto louco e aproveitei o post do Xineis pra mostrar aqui...hehe

- Rossi

7 comentários:

  1. belo artigo, xineis!

    também acho que esse carro ta com cara bem de japones mesmo...igual o Nissan GTR, que não tenta ter as formas dos europeus, ficando mais perto até dos americanos...

    achei a frente bem datada...cara de anos 90...lembra mto o Supra...li q a galera ficou com essa impressão tb...um Supra on steroids...hehe

    mas animal a iniciativa deles

    recomendo mto esse post do Jalopnik que mostra a dimensão e importância do projeto...

    vale lembrar o video q vc passou pra gnt, com um piloto falando q é o melhor carro q ele ja dirigiu NA VIDA....nao achei o link aqui

    ResponderExcluir
  2. ahhaahha daora os carros de acrílico cara. Bem loco, por ser transparente, dá pra ver todos os detalhes internos. Imagina QUANTO de material não foi gasto pra fazer um carro inteiro de acrílico..!!

    sei que muitos acham o LFA feio (eu sou um deles), mas acho que, além da linhas da carroceria, devemos aplaudir a toyota por levar adiante um projeto desse naipe, com todos os riscos envolvidos, em uma época de crise aguda na economia..!!

    E, antes de criticar cegamente o LFA, recomendo FORTEMENTE que assitam o vídeo, e, principalmente, OUÇAM seu maravilhoso V10...

    dá arrepio;
    a primeira coisa que pensei, foi no som de um motor da F1!!!

    ResponderExcluir
  3. Belo post, Xineis! Muito bom o texto.

    Acho a proposta do carro legal, mas meio fora do contexto da marca Lexus. Mas acho que isso é uma tendência (associar, além do luxo e do conforto, a esportividade), começada pelo IS-F. Mas, sendo da Toyota, imagino que, se a performance não deve ser sentida da mesma forma que em uma Ferrari, a confiabilidade deve ser muito maior, hehe!

    O design não me agradou, na verdade, foi uma decepção. Lembro de ver spy shots desse carro, e achava que seria animal, a julgar pelo perfil. Pois bem, a frente, que parece muito pequena pra área que ocupa (lembram o Minicara do Band?), foi o que mais me desagradou. A traseira até acho legal, parece uma referência a Audi R8. Aliás, ótima comparação com o Storm Trooper, hahaha!!

    O carro transparente ficou bem legal. Se já houvesse um processo pra dar esse efeito nos carros, seria o maior sucesso em Dubai!


    -WS

    PS: e aquele direcional de Master System no volante? Hahaha!!

    ResponderExcluir
  4. confesso que esse carro tbm não me agradou muito não, mas esses faróis dianteiros dele são muito parecidos com o do Gumpert Apollo, aquele supercarro alemão que faz de 0 a 100 em 3 segundos :D me corrijam se eu estiver falando besteira. (segue o link com uma foto do gumpert apollo) http://www.nfscars.net/forum/picture.php?albumid=489&pictureid=6004
    bela matéria ;)
    abraços

    ResponderExcluir
  5. ahhh, acabei esquecendo do que mais chamou a atenção de todos nós, a belíssima sinfonia que sai desse V10 ai, que coisa linda hein!? Quando ouvi esse sonzinho lindo saindo do V10 fiquei com vontade de ouvir cada vez mais, até que fui me lembrar que esse carrinho ai tem no Need For Speed Shift, da pra matar um pouquinho a vontade de pilotar uma maquina dessas hehehe, mas com akela jogabilidade horrível, vou esperar o Gran Turismo 5 que em breve estará chegando ;D
    abraços

    ResponderExcluir
  6. bela observação Handrey! Realmente os faróis lembram um pouco os do Gumpert Apollo.

    Quanto ao som desse V10, realmente é indescritível! O que os engenheiros da Toyota fizeram é algo muito respeitável.

    Recomendo fortemente que compre o Gran Turismo 5 assim que sair!! NFS não chega nem perto =)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. sim sim, é compra certa ;D tenho o Forza 3 e é bem melhor que o NFS, imagina o GT5 que é melhor que os dois juntos hehehehe

    ResponderExcluir