quarta-feira, 10 de março de 2010

[Alto-Giro] O sofrimento de um pai



Meu filho está na UTI.

Abriu-se um buraco em seu coração



Isso aconteceu depois que fui pego repentinamente por uma enchente relâmpago.
A fatalidade aconteceu na Vila Olímpia, no cruzamento entre a Av. Nova Cidade e Rua Alvorada.
O trânsito estava carregado, e a água começou a subir. Foi um evento inevitável para todos os pobres motoristas presos naquele local.

Quando um ônibus atravessou a água, levantou se uma onda que subiu o capô do meu carro. Não tive a reação de desligar. Também ninguém dos que estavam ali pensaram em desligar o carro. Todos estavam atônitos, tentando se salvar daquela situação.



Como puderam ver, a água entrou pela entrada de ar e deu calço hidráulico.
Às vezes eu via na televisão e não entendia como que pessoas perdiam seu carros em enchentes. Agora entendo. É inevitável. A água chega até você. Não tem escapatória.

Entre o momento que eu estava ouvindo meu som tranquilamente, dentro de uma chuva forte, até eu abandonar o veículo com a água na altura da roda, foram somente cerca de 15 minutos.
Abandonei-o depois que começou a entrar água no carro, e fiquei num bar na esquina, só assistindo o desastre.





Agora está sendo reparado. Meu seguro cobriu tudo, mediante o pagamento de uma franquia bem onerosa para um engenheiro em início de carreira.

Pra qualquer pessoa, ficar sem seu carro é um incômodo enorme. Altera-se toda a rotina, criam-se pertubações outrora inexistentes. Mas para alguém apaixonado por carros, isso é simplesmente de cortar o coração. Tenho certeza que muitos aqui entendem o que eu digo!

Em sua homenagem, coloco duas fotos de quando meu filho estava perfeitamente saudável





-Xineis

7 comentários:

  1. trocas de óleo feitas antes do tempo
    velas trocadas antes do tempo
    aditivos para proteção interna
    gasolina premium

    todo o cuidado com o motor, inutilizados. É como se desse um tiro num coração saudável.
    É muito triste pensar que todo o carinho que tive foi em (literalmente) por água abaixo...!


    Quando o mecânico veio falar comigo, ele disse que o motor estava em ótimo estado para sua quilometragem (claro, desconsiderando o calço hidráulico).

    O que ele não sabia, é o quanto eu forçava esse 1.4. Eu adorava seus 105 cv, e extraía o máximo dele sempre que podia!

    Como sempre digo: o motor foi feito para trabalhar no regime de rotações especificado. A alta rotação não danifica o motor. O descaso e a manutenção inadequada, sim.

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  2. q merda hein xineis

    o q é esse calço hidraulico?
    explica ae


    qdo fica pronto??

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  3. Rafael,
    O calço hidráulico acontece quando água (ou outro líquido) entra pela admissão de ar do motor e preenche as câmaras de combustão, no lugar da mistura gasosa de ar e combustível.
    Acontece que os líquidos são muito mais resistentes à compressão que os gases. Quer ver? Pegue uma seringa de injeção (sem a agulha), tape a saída com o dedo e empurre o êmbolo, primeiro só com ar e depois com a seringa cheia d´água. Na segunda vez, o esforço é muito maior.
    Resultado: se o motor continuar girando com água dentro dos cilindros, as peças móveis do motor (bielas, pistões e virabrequim) podem não aguentar o esforço e abrir o bico.

    Xineis,
    Faço votos de uma breve e completa recuperação do seu filhote.

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  4. perfeito alexandre!!!

    não poderia dizer melhor!


    assim como o alexandre disse, o calço hidráulico ocorre por que entra água na câmara de combustão.

    Vamos pensar da seguinte maneira. Meu motor tem taxa de compressão de cerca de 12:1. Ou seja, o pistão comprime o ar (misturado com combustível) dentro do cilindro em 12 vezes, até que a vela solte a faísca e aconteça a explosão.

    Uma vez que a água é um fluido incompressível (pensando perfeitamente), o resultado é simples. O fluido que devia ter seu volume comprimido em 12 vezes, não é comprimido nenhuma vez.

    Acho que daí que vem o nome "calço hidráulico". É que nem colocar um calço dentro do cilindro, impedindo-o de rodar. Como o motor já está girando, a inércia nesse caso é devastadora.

    Destrói tudo.
    A biela não aguenta, quebra, e fura o bloco do motor. Como vcs puderam ver nas fotos.

    Alexandre, agradeço pela sua força!
    E torço de coração que ninguém passe pelo que passei!

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  5. Que tristeza, cara!! Pena que não deu PT, né? De qualquer jeito, bola pra frente! Consertar, vender e pegar um melhor ainda.

    Cara, legal saber que o mecânico falou isso do motor. Realmente é um preconceito infundado dizer que quem gosta de pisar judia do carro.

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  6. Ah, como você sabe, vou passar alguns dias sem carro também. Uma batidinha (acertaram meu carro estacionado) pode ser muito mais cara de consertar do que parece.

    Por isso que eu, apesar de muitas vezes ficar p... de pagar seguro, achar uma extorsão, etc, acho que devia ser obrigatório. Pelo menos contra terceiros, como é na Alemanha, mas idealmente com cobertura integral. Provavelmente baratearia os preços. Ainda bem que você tinha no seu.

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  7. nossa...faz tempo que não venho aqui no blog de voces!! coitadinho do seu carro jackson!!!
    tristezaaa!!!

    Pros meninos que não sabem, eu comprei um Tiida! =DD hahaha

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