segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

[Alto-Giro] Visita à Platinuss: Pagani Zonda F



Hoje continuamos a seqüência sobre a nossa sensacional visita à Platinuss (www.platinuss.com.br), a concessionária dos exóticos. Depois do "trailer", do teaser do Gallardo Valentino Balboni e do post de apresentação da loja, mostramos agora uma das maiores jóias do cenário automobilístico mundial: o Pagani Zonda F.

Isso mesmo, um dos carros mais exclusivos DO MUNDO, está lá na vitrine, reluzindo para os motoristas e transeuntes que circulam pela Av. Europa, na capital paulista. Só um carro desse naipe pode usar uma cor dessas (amarelo-ovo) e não parecer ridículo. Aliás, por incrível que pareça, a cor é o que menos chama a atenção! (Isto é, se você é um fã de carros detalhista; caso contrário, favor ignorar a última afirmação, hehe)
Imediatamente reparo nas peças com padronagem de fibra de carbono, que dão um contraste bem legal com o amarelo base. É o caso do spoiler dianteiro, das saias laterais, das molduras dos faróis e colunas, retrovisores e do formidável aerofólio traseiro bipartido. Na traseira, aliás, é onde fica um dos (muitos) destaques do supercarro: os quatro canos de escape, agrupados dentro de um grande círculo central. Nas extremidades, ficam as lanternas circulares, tradicionais nos esportivos, mas em configuração nada ortodoxa: dispostas de forma diagonal.


A frente do carro não deixa pra menos, com faróis de elementos circulares e individuais, não muito diferentes daqueles usados em protótipos com camuflagem pesada, mas com um resultado final muito bom. O pequeno bico afilado no centro remete aos bólidos da Fórmula 1, assim como o spoiler dianteiro.


O perfil, típico dos supercarros com motor central-traseiro, leva a configuração "cabine avançada + traseira alongada" a novos extremos. Basta comparar com o Gallardo ao lado. A linha de teto do Zonda acaba antes do motor, ao contrário de outros supercarros, que privilegiam uma linha descendente até a traseira. O certo é que o resultado confere um caráter único ao Pagani, deixando-o muito fácil de ser identificado (como se fosse difícil, haha!). Também dignos de menção são o teto de vidro, que garante um ambiente muito agradável à cabine, e as muitíssimo bem trabalhadas rodas aro 20 de desenho único.

Por fim, o exterior brinda os amantes do automobilismo com uma cobretura transparente sobre o compartimento do espetacular motor Mercedes-AMG 7.3 V12. Usado numa série extremamente exclusiva do SL (a 73 AMG), a unidade continuou sendo fabricada exclusivamente para a Pagani. Sendo um privilegiado que já ouviu esse motor, nos meus tempos de AMG, eu posso garantir: é uma experiência espiritual!!


(Abrindo um parêntese, a história por trás da motorização do Zonda remete à letra F do seu nome. O argentino Horacio Pagani, o idealizador do supercarro, tinha boas relações com um dos maiores campeões da F-1, Juan Manuel Fangio, que, por sua vez, era muito bem relacionado com a Mercedes.)

Passando agora ao interior: sim, é o famigerado couro de avestruz que marca presença no volante, na coifa do câmbio, nos assentos e em outras partes. Preciso admitir que estranhei os detalhes de madeira, não exatamente bem inseridos em meio à fibra de carbono e o couro peculiar, mas a verdade é que o comprador pode escolher o que quiser para a cabine. Provavelmente, pagando o suficiente, deve ser possível banhar as peças a ouro. (Se você é de Abu Dhabi e está lendo isto, NÃO É uma sugestão séria)

Embora bem trabalhado, com peças em alumínio, couro e fibra de carbono, o interior não chega ao nível do Spyker C8 (aguardem, em breve um post dedicado a ele). Mas essa certamente não é a característica mais importante para os clientes da Pagani. Infelizmente, nossa pequena "avaliação" acaba por aqui, sem podermos testar o maior chamativo dessa obra-prima sobre quatro rodas: sua performance nas pistas. Mas isso não vai durar muito, já que o Alto-Giro blog acabou de encomendar uma unidade do exclusivíssimo Zonda Cinque na Platinuss…


NOOOOOT!

Se no futebol o Brasil tem levado grande vantagem sobre nossos hermanos, quando se comparam esportivos "nacionais", a Argentina nos deixa comendo poeira. Embora seja louvável ver iniciativas como as do Lobini H1, é, no mínimo, triste tentar compará-lo com o Zonda.


Brincadeiras à parte, nós, da equipe Alto-Giro, só temos a agradecer ao pessoal da Platinuss, que nos recebeu extremamente bem. O que me deixa feliz é saber que são em parte como nós, entusiastas automotivos, trabalhando com os nossos sonhos. Reitero que continuamos abertos a convites desse tipo -não hesitem em nos contatar, hahaha!!


Mas, deixando a (parca) imparcialidade de lado: o Zonda é um dos meus carros preferidos dentre todos os superesportivos (assim como dos outros caras do Alto-Giro). Além de ser extravagante, espetacular e chamativo, características que todos exóticos deveriam buscar, tem uma mecânica exemplar, com um brutal V12 AMG de mais de 7 litros. Mais de 7 litros! Bugatti e Viper à parte (carros que certamente apanham do Zonda numa pista travada), é um dos maiores motores da atualidade, esbanjando força. E embalado numa carroceria que é um verdadeiro colírio. Mas o meu eu pego em outra cor, faz favor. O amarelo está reservado para uma das minhas futuras Ferraris, naturalmente. ;-)

Aguardem, nas cenas dos próximos capítulos: Lamborghini Gallardo Valentino Balboni e Superleggera, Spyker C8 Laviolette e Aston Martin V8 Vantage Lagonda!


Alguns dados técnicos do brinquedinho:

- Motor 7.3 L V12 AMG - 650 cv - 77 kgfm
- Caixa manual de 6 marchas
- 1.230 kg
- Preço: em torno de R$ 4 milhões

Veja todos os outros posts dessa seqüência:

- Teaser
- A visita
- Spyker C8 Laviolette
- Lamborghini Gallardo Superleggera & Gallardo LP550-2 Valentino Balboni
- Aston Martin Vantage


Update: Vejam o vídeo de nossa visita ao Pagani Zonda F da Platinuss neste link !
Update2: Vejam esse Zonda nas ruas de São Paulo, neste link!!

-WS
Equipe Alto-Giro

12 comentários:

  1. animal, Wilsao!
    otimo texto

    realmente esse carro é de babar!
    apesar de o Spyker ter sido nossa "isca" pra chegar na Platinuss, era o Zonda que a gente babava pra ver, afinal tem o titulo de "carro mais caro do brasil"

    no final, acho q me surpreendi mais com o Spyker, que curti demais...mas o Zonda realmente destoa de qqr carro que podemos imaginar! sensacional!

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  2. esse foi um dia que nunca vou esquecer

    o Zonda é espetacular
    não tem palavras pra descrever
    me sinto um privilegiado por ter tido a oportunidade de conhecer de tão perto um mito automotivo..

    sou um privilegiado, pois se hoje em dia o Zonda já é espetacular, no futuro ele será considerado um desses mitos que nasceram e marcaram uma época na história automotiva.

    Seria algo como se tivéssemos a oportunidade de estar ao lado de um 300 SL original, um Bugatti 57, um lamborghini Miura, um jaguar xk120, uma ferrari Enzo (EM BREVE NO ALTO-GIRO..!!), uma mclaren F1, e por aí vai...

    belo post! Belas fotos!
    abs

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  3. Parabens pela reportagem e pelo entusiasmo demonstrado! Realmente deu pra perceber que quem escreveu é apaixonado pelo que faz!
    Como amante de design, não me empolguei muito com esse carro porque certos detalhes são muito exóticos e não apresentam coerência, como a diferença de materiais no interior, a saída do escape, o contorno do teto.
    Concordo que seja exatamente isso que torna o carro único, mas prefiro um outro tipo de tendência.
    De qualquer forma, deve ser muito mais imponente ao vivo e a cores!
    Um abraço!

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  4. Obrigado pelo comentário, Titi. Nós, do Alto-Giro, somos entusiastas genuínos!

    Achei legal que você entendeu que são essas "dissonâncias" no design que ajudam a tornar o carro fora-de-série. Era isso mesmo que eu quis passar. Pessoalmente, sou um grande fã de supercarros extravagantes. Já que é pra fazer um carro desses, deixe a imaginação correr solta, haha!

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  5. lembro que esse amarelo era quase furta-cor...ele é meio perolizado, sei la....da um efeito mto doido...nao é um amarelo chapado...imagina qto custa a tinta pra reparos!!??
    haha

    valeu pelo comentario, Titi

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  6. já que o assunto é o design do carro, acho impressionante como nos Zondas, a cabine fica comprimida no meio do carro, com um "ombro" lateral exagerado, que acompanha a largura das rodas!

    Isso o aproxima ainda mais de um carro de corrida!! Especialmente por que, dessa maneira, as rodas ficam nos pontos mais extremos possíveis do carro!!

    Dá uma sensação que o carro é extremamente largo (não que ele não seja...), sendo que do ponto de vista da eficiência, o espaço interno é totalmente sacrificado em prol da esportividade!!

    Dá pra perceber claramente a diferença na foto ao lado do Gallardo Valentino Balboni. No Gallardo, a cabine é bem mais larga, quase rente à largura da roda. No Zonda, a cabine fica "ilhada" no meio do carro!!

    Espetacular!!


    wilsão, belo texto, novamente =)

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  7. Valeu, caras!

    É isso mesmo, Xineis. Coloquei a foto do Gallardo ao lado para comparar isso mesmo. No texto eu citei como a cabine é avançada, mas o que você falou também dá pra perceber. É muito legal isso, uma espécie de bolha, cockpit, mesmo. Quase o mínimo para ser homologado para as ruas, hehe.

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  8. oh oh...
    posso dizer que só entendi metade do que vocês falaram?
    mas adoreiiii e fico MTO MTO MTO feliz por vocês!
    Tem um ou outro carro que eu quero um dia na minha garagem, mas não quero esse aí não hahaha...
    demais demais viu!

    bjos

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  9. lembro de reparar que os pedais ficam alinhados com o centro das rodas!

    a cabine é mto avançada....vc fica praticamente com a cara na rua!
    deve ser incrível

    dirigir mais avançado que isso só se vc guiar um busão!!!

    hahaha

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  10. Ou uma Kombi, não se esqueça dela!

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  11. Ao ler que "quando se comparam esportivos "nacionais", a Argentina nos deixa comendo poeira", meu sangue oriundo chegou perto da ebulição.
    O Pagani é tão portenho quanto um DeTomaso: apesar de ambas as fábricas terem sido fundadas por argentinos, seus produtos são tutti buona gente.
    Mas é só isso. Quanto ao resto, assino embaixo e reconheço firma.

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