quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

[Alto-Giro] Visita à Platinuss: Aston Martin Vantage

Aston Martin Vantage



Depois do recesso do fim de ano, o Alto-Giro Blog traz agora uma verdadeira jóia para seus leitores. Dando continuidade aos posts dos carros da Platinuss, encontramos na garagem no fundo da loja outro modelo completamente exclusivo no Brasil. Este Aston Martin Vantage 1998 é o único de sua espécie no país.



Este Aston é com certeza de um proprietário que simplesmente gosta de carros. Lá pelos meados da década passada, com certeza a decisão de importar um carro tão diferenciado partiu de um proprietário movido pelo entusiasmo em relação a este modelo, e que se importava menos com o status e a exposição que esse carro lhe traria!

Afinal, um Aston destes é absolutamente discreto, se comparados a outros esportivos que seria possível importar pelo seu preço na época, como uma exuberante Ferrari Testarossa ou um Lamborghini Diablo animal, por exemplo! Um Vantage é distinto e elegante. Sem excessos.




O Vantage aqui postado era o ápice da linha do Virage, introduzido pela marca inglesa em 1988. Tal modelo substituiu os antigos V8, e eram esportivos exclusivos, construídos artesanalmente. O Virage era o primeiro novo Aston a ser introduzido em 20 anos! Mas ainda vinham de uma época difícil da Aston Martin. Apesar da Ford já ter influência na marca nesta época, a aquisição completa se deu somente em 1994. Assim, apesar da exclusividade da fabricação artesanal e de baixa produção, as dificuldades financeiras foram decisivas para que o Virage fosse um projeto ordinário.

Então, apesar de representar o renascimento da marca após décadas de absoluta decadência, na minha opinião os Virages ainda não foram capazes de atingir o patamar de luxo e esportividade que era de se esperar da empresa inglesa.
O carro aproveitava peças de diversos outros carros de produção em massa para redução de custo. Os faróis eram do Audi 200, e as lanternas, do VW Scirocco (que são muito parecidas com as do primeiro Santana no Brasil). Da GM vinha a coluna de direção, enquanto a Jaguar provia o sistema de climatização. A Ford, os botões do painel. Apesar do Vanquish sofrer dessa mesma última acusação, considero inadimissível que um esportivo com tanto renome utilize tantas peças comuns a outros carros, especialmente em partes importantes do design, como o farol e a lanterna.

Ao olharmos Astons do passado, como o DB4, DB5, e os Astons mais modernos, como o Vanquish, o DB9, o novo V8 Vantage e o One-77, verão o motivo pelo qual eu considero que a linhagem do Virage ainda está aquém da excelência e glamour que a define esta marca.

Em 1997, a Aston Martin introduziu o espetacular DB7. De desenho belíssimo, foi o primeiro projeto inteiro da “era Ford” da Aston Martin. Se com o Virage a empresa ressurgiu, o DB7 representava a virada da marca, que voltava a produzir esportivos modernos e atraentes, depois da decadência que assolava a empresa desde a década de 70.
O DB7 foi inicialmente introduzido com um V6, para se posicionarem abaixo dos Virages na linha de produtos. Eventualmente, em 1999, o DB7 receberia um V12, o que elevava sua performance e superariam os Virage (já renomeados de "V8") em desempenho.

O DB7 envelheceu os Virages instantaneamente! Mas apesar do visual um pouco sóbrio (talvez até antiquado) para sua época, a linha dos Virages sempre foram os Astons superiores. Eram os Aston Martins de produção reduzida, exclusivos, feitos à mão, e só foram substituídos em 2000 pelo Vanquish!



Mas sua relativa discrição não se traduz em apatia sob seu capô. O Virage normal era equipado com um V8 5.3L que produziam 330 hp de potência e 48 kgmf de torque. São números expressivos para um carro lançado no final da década de 80.



Agora a timidez exterior se desfaz sob o capô especialmente no exclusivíssimo Vantage! Esta versão especial, mostrada aqui neste post, usava como base o mesmo 5.3L do Virage, mas sobrealimentado com o auxílio de 2 compressores, produzindo uma potência máxima de espetaculares 550 hp!! Para se ter uma idéia, a Ferrari 512 M de 1994 oferecia 440 hp no seu V12. O Lamborghini Gallardo LP560-4 atual produz praticamente a mesma potência deste Aston Martin. E isso, esse inglês fez em 1993!


Mas o melhor não é isso! Mais impressionante que sua potência, só o colossal torque de 76 kgmf!!! Todo esse momento é capaz de arrancar árvores do chão! Para efeito de comparação, o ápice da Ferrari hoje em dia, a 599 GTB V12, produz 62 kgmf. A mítica Ferrari Enzo, 67 kgmf. Até o V10 6.8 L da Ford F350 Super Duty, a picape-alfa, projetada para puxar até 7 toneladas, empaca nos 63 kgmf.

A foto acima mostra a usina responsável por tanta força! É possível ver na tampa do motor, o nome "Vantage" estilizado na parte superior, além da plaqueta com o nome da empresa: Aston Martin Lagonda Limited. Na mesma placa, tem inscrito o responsável pela fabricação deste carro, o engenheiro Terry Durston.




O Vantage é uma versão anabolizada do Virage. Além do motor, se diferencia de seu irmão inferior pelos novos faróis, exclusivos desta versão. Diferentemente da peça do Audi 200 usado no Virage normal, o Vantage usa uma peça exclusiva, de formato amendoado e com 3 faróis em cada lado. E o farol é coberto por uma serpentina do desembaçador, como mostra a foto acima.
As lanternas traseiras também são diferentes, com 4 peças redondas, como em muitos outros superesportivos. Bem melhor que a lanterna de VW, do Virage.
Os pára-lamas são mais abaulados, para comportar a maior largura de rodagem do Vantage. Em geral o carro ficou mais agressivo e musculoso do que o Virage, sem perder a discrição e a elegância da linha.



O desenho do Vantage foi tão bem executado, que em 1996 o Virage adotou estes faróis e lanternas, e passou a ser chamado simplesmente de Aston Martin V8. Porém sua carroceria se manteve com a largura anterior, sem os pára-lamas alargados do Vantage.

A linhagem terminou no ano de 2000, quando o Vantage recebeu um sucessor mais do que digno para assumir a posição de topo da nobre marca britânica: o Aston Martin Vanquish. Para ler mais sobre esse espetacular esportivo, vanguardista e muito avançado para sua época, leiam o post sobre o Aston Martin One-77, publicado aqui no Alto-Giro Blog em Setembro de 2009. Neste mesmo post também se encontra uma breve descrição histórica da marca, assim como uma análise mais aprofundada do mítico One-77.

Com o Vanquish, a Aston se restabeleceu como uma das mais importantes construtoras de carros esportivos no mundo, tendência que se reflete até hoje em dia, com o crescimento da reputação e do número de vendas da marca.
Os Vantages da década de 90, como este mostrado aqui, são peças históricas determinantes de um período de ressurgimento da marca! Marcaram época não como os superesportivos que a Aston produz hoje em dia. Vantages eram gran-turismos exclusivíssimos, limitados e construídos a mão. Distintos, pareciam esnobar das extravagâncias italianas, e enobreciam as ruas com discrição.


Estes são carros muito raros, e este é o único exemplar no Brasil.
Avistado na Platinuss, este exemplar estava impecável. O Alto-Giro Blog teve o privilégio de ver esta raridade em detalhes. A Platinuss, novamente, impressiona pela qualidade de seus produtos.




Veja todos os outros posts desta seqüência:


- Xineis
Equipe Alto-Giro Blog

16 comentários:

  1. antes que algum engraçadinho venha questionar sobre os preços e concorrências do Vantage:

    Ferrari Testarossa: ~ 220k USD
    Lamborghini Diablo: ~240k USD
    AM Vantage: £177,600
    AM Vantage Le Mans: £233,682

    obs.: preços na época, quando novos
    obs2.: sabemos que não são concorrentes diretos. Isso foi só pra exemplificar os carros que seriam possíveis de serem comprados pelo valor do Vantage.

    fonte: astonmartins.com

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  2. Parabens Xineis!
    Mais um post animal!!!

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  3. Da hora, Xineis, belo texto!

    Triste saber desses momentos na história da Aston. Compartilhar peças com um Scirocco?! É parecido com o que ocorria nos fora-de-série brasileiros, todos com lanternas de Brasília. As versões especiais até que redimiram isso, mas mesmo assim...

    Ainda bem que a Aston deu a volta por cima, e hoje, pra mim, é a fabricante dos mais belos e autênticos GTs do mundo.

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  4. Post mal-feito! A Ford F350 Super Duty não é concorrente direta deste carro... hehehe, zuera!

    Belo post, Xineis! E é um belo carro! Ao vivo ele impressiona pelas linhas esportivas, mas com sobriedade.

    -Galileu

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  6. animal esse carro
    queria andar com ele só para parar do lado de um boy babaca com uma Modena e deixar ele comendo poeira!
    haha

    0 a 100 em 4s nao é pra qqr um

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  7. haahahahha

    verdade

    como não parece ser um superesportivo, aposto que muito bb (boy babaca) de A3 xunado ia querer "tirar uma" com essa "barca" ...

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  8. Acho que este carro estava na Private Collections, certo?

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  9. Henrique, realmente vimos o carro anunciado no site da Private Collections, e, passando lá na frente ontem (16/01), ele estava por lá.

    Mas a nossa matéria foi feita na Platinuss. Não temos confirmação, mas uma forte impressão de que é o mesmo carro.

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  10. é, só pode ser o mesmo!

    nós vimos ele Platinuss ano passado e ontem (16/01) vimos ele na Private Collections!

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  11. Esse Aston pertenceu ao Alcides Diniz, irmão do Abílio Diniz (do Pão de Açúcar) e, se não me engano, pai do Pedro Paulo Diniz, ex-piloto de Fórmula 1. No livro "Arqueologia Mecânica", do Rubem Duailibi, existe uma foto em que esse carro aparece ao fundo da garagem do Alcides.

    Não sei se é verdade, mas já vi anúncios dizendo que esse Vantage teria uma preparação especial de fábrica, feita por uma divisão da Aston chamada "Works Service" (a mesma cujo nome aparece na foto do Virage verde).

    Essa preparação foi lançada no modelo V600, testado na primeira edição da revista inglesa evo (novembro/98). Resultados? 600 cv, 83 mkgf de torque, 0 a 96 km/h em 4,6 segundos. A fábrica dizia que o V600 passava dos 320 km/h, mas, até então, não tinha como provar: a pista mais longa disponível acabou quando o carro estava a 290 km/h - e ainda acelerando forte.

    Uma curiosidade: o carro chegava a 98 km/h em primeira...

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  12. Complementando meu comentário anterior, a mesma revista traz uma matéria com o mais experiente construtor de motores da Aston Martin à época.
    Um simpático senhor de cabelos brancos, que montava os motores do Vantage sem tabelas de referência: ele tinha o torque de aperto de cada parafuso na memória.
    O nome dele? Terry Durston.

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  13. Alexandre, muito obrigado pelas suas dicas!!

    No dia da visita da Platinuss, ouvimos verbamente a mesma história: que esse Vantage, originalmente um V550, teve o motor preparado para ficar igual ao V600!!!

    Ou seja: exatamente o que vc falou, pulando para 600hp e 83 kgmf de torque!!!

    Mas como era um informação verbal, não-oficial, preferimos não publicar no post!

    Muito legal saber um pouco sobre o Terry Durston também!! Interessante conhecer sempre as lendas da história automotiva! Agradeço por compartilhar seu conhecimento conosco! Você ainda têm essa revista?

    É impressionante seu conhecimento automotivo! Nosso blog foi feito para um público como você!!

    Um abraço

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  14. Xineis,
    Falar e escrever sobre essas máquinas maravilhosas é sempre um prazer.
    Ainda tenho as três primeiras edições da evo, que comprei quando morei em São Paulo (1997-1999). Nessa época, assim como você, eu era frequentador assíduo da Avenida Europa, o Salão Permanente do Automóvel. Quantas lembranças maravilhosas...
    Obrigado pela gentileza, e parabéns pelo blog!

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  15. Alexandre,realmente tem um conhecimento incrível desse carro!
    Obrigado pela contribuição!
    A gente não sabia muito sobre esse carro quando o viu.
    Mas ficamos muito impressionados com a potencia e exclusividade dele.
    Sabemos que ele está à venda porque o dono morreu e a família se desfez dele. Esse Diniz é vivo?

    De qualquer forma, muito interessante a história toda.
    Obrigado e continue acompanhando o Alto-Giro!

    abs

    Rossi

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  16. Rafael,
    Sua informação confere. O Alcides Diniz já está acelerando pelas rodovias celestiais.
    Abraços.

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