SPYKER C8 LAVIOLETTE
O post de hoje que continua a sequência recente das matérias da visita à Platinuss é especial por diversos motivos.
Primeiro, simplesmente por que é um Spyker C8 Laviolette. Um carro exclusivíssimo em qualquer parte no mundo, e único no Brasil. É equipado com um motor Audi V8 que é uma jóia, assim como o resto do carro. Sua qualidade de construção é impressionante, e todos os detalhes parecem esculpidos, formando um conjunto hipnotizante.
O segundo motivo deste post ser tão especial, é que foi este carro o responsável por trazer aos leitores do Alto-Giro estas matérias espetaculares que estão sendo postadas esses dias. Isso é outro motivo pelo qual admiramos este exemplar específico. Foi exatamente por causa deste carro que se gerou nossa visita à Platinuss, depois da história da perseguição alucinante quando este ainda estava sendo transportado num caminhão plataforma.
Outra razão é o conteúdo deste post. O Alto-Giro traz não somente fotos exclusivas do único Spyker C8 à venda no Brasil, mas também vídeos de seu ronco espetacular, que foram feitas quando nossos amigos da Platinuss muito gentilmente ligaram a máquina para nós!
A Spyker cars é uma empresa fundada no recente ano 2000, mas que carrega um simbólico nome de longa história na história automotiva. Esse nome centenário data de 1898, quando os irmãos holandeses Jacobus e Hendrik-Jan Spijker construíram seu primeiro veículo motorizado, usando motor da Mercedes-Benz. Devido ao seu trabalho primoroso, logo ganharam reputação, sendo que no mesmo ano entraram para história ao construir a carruagem dourada do estado holandês (Dutch Golden Carriage) ainda usado hoje em dia para eventos reais da Rainha da Holanda.
Em 1903, já com o nome da empresa modificado de Spijker para Spyker, para maior facilidade de pronúncia, lançaram os modelos seis cilindros 60 /80 HP.
Em 1907, um modelo básico 14/18 HP particular, chegou em segundo colocado na corrida Peking to Paris, uma corrida épica realizada neste ano entre as capitais da China e da França. Tal fato catapultou a reputação da empresa, e a Spyker passou a ser conhecida pelo seus produtos em todo o continente europeu.
Com a morte do fundador Hendrik ainda em 1907, a empresa familiar foi à falência, sendo logo comprada por um grupo de investidores. Durante a segunda guerra mundial, a fábrica se dedicou à fabricação de aviões de combate.A Spyker se uniu à Dutch Aircraft Factory, e construiu cerca de 100 caças e 200 motores de avisão. Nasceu aí sua forte tradição aeronáutica, uma inspiração que é traduzida à nova empresa recém-fundada e impregnada em todos os detalhes de seus carros hoje.
Após a guerra, a empresa continuou a produzir novos carros, como o C4 e o C12 La Turbie, sempre com o mote aeronáutico adquirido na Guerra, e sem deixar de lado o acabamento primoroso e a qualidade de construção pelo qual fora conhecido anteriormente.
Em 1925, a empresa fechou as portas novamente. Deixou o mercado como um famoso construtor de veículos exóticos e luxuosos, uma perda para a riqueza automotiva na época.
Até que ressurgiu, agora como Spyker Cars, no ano de 2000.
E toda essa história, do empreendedorismo familiar, passando por uma Guerra Mundial, tornando-se um construtor exótico renomado, a falência e um novo sopro de vida no terceiro milênio, tudo isso se afunilou a este espetacular exemplar que repousa na Av. Europa, em São Paulo!
E é por isso que nós do Alto-Giro Blog nos sentimos tão privilegiados de estar em um contato tão próximo com uma raridade automotiva. Assim como o Pagani, os Spykers estão entre os carros mais exclusivos atualmente.
O Pagani Zonda nasceu como um clássico histórico instantâneo. Carros que foram criados para marcar uma época na história automotiva. Ao estar ao seu lado, me senti como se estivesse do lado de um Bugatti Type 57, um Jaguar XK120, um 300 SL, um McLaren F1. Carros espetaculares, exclusivíssimos, e que nunca foram esquecidos pela história.
Já o C8 representa o renascimento de uma marca renomada no passado. A percepção histórica está na representação atual do espírito da Spyker no passado. É um privilégio poder estar presente para vivenciar tal fato, ainda mais sendo o único exemplar no Brasil.
fonte: Platinuss
Apesar da Spyker Cars ter como relação à empresa antiga pouco mais do que seu nome, mantém da melhor maneira possível, vivo o espírito aeronáutico, exótico e luxuoso que seus antepassados representaram.
Spyker C8 Laviolette na vitrine da Platinuss
Desde que foi lançado, em 2000, sempre admirei profundamente a filosofia da Spyker. Carros enfaticamente estilizados, construídos com foco no impacto visual de quem o vê por fora e por dentro. Spykers foram feitos para excitar diversos sentidos e sentimentos de pessoas que estão à sua volta, ou ao seu volante.
Descompromissados com o desempenho supremo e números absolutos de aceleração e velocidade, têm enfoque mais ao prazer que proporciona ao seu condutor. Não que o conjunto mecânico do motor Audi V8 seja insatisfatório. É que simplesmente seus números de força mecânica não estão no mesmo nível de concorrentes atuais, no selvagem e sanguinário mercado de superesportivos hoje em dia. Seu V8 de 400 cv está aquém dos outros esportivos desta faixa de preço.
Mas daí que vem a questão: qual é um concorrente direto do Spyker C8??
Esportivos situados na mesma faixa de preço podem ter desempenho superior, mas são carros projetados exclusivamente para este fim. Mas não terá esse primor de acabamento e detalhismo joalheiro que encontra em um Spyker.
bocal do tanque de combustível
É sensacional o nível de detalhes esculpidos em um C8. Absolutamente tudo remete ao mote aeronáutico, herança histórica da empresa. Se no novo C8 Aileron a Spyker trouxe ao carro elementos visuais de aviões à jato de turbinas, no C8 Laviollete visto aqui, a empresa o vestiu como um avião à hélice. Isso pode ser visto nas rodas, cujos raios parecem-se com hélices de um avião de combate, nas tomadas de ar circulares e os escapamentos traseiros como as aberturas de metralhadoras, as saídas de ar verticais em diversos pontos da carroceria, a entrada de ar no teto que parecem tomadas de ar de aviões. No C8 Double S possui até rebites aparentes na carroceria, típica junção de chapas nos aviões antigos!
Junto a tanta atenção aos detalhes visuais, sua alma tem por obrigação corresponder à altura para injetar adrenalina no sangue de seu piloto. À primeira vista, a idéia de um motor V8 Audi pode parecer insuficiente para satisfazer os ouvidos dos mais aficcionados. Um motor Audi não parece estar à altura de um V8 berrante italiano, ou um V8 americano borbulhante. Um V8 Audi soa ser.... refinado demais...
Nós do Alto-Giro Blog tivemos o privilégio de ouvir com exclusividade total o coração deste holandês. O vídeo abaixo mostra como a Spyker conseguiu transformar o que parecia ser um refinado motor alemão em um ronco absolutamente visceral!
O ronco do C8 já é uma belíssima sinfonia quando a partida é dada, no começo do vídeo.
Aumentem o volume para ouvir o C8 dando partida:
O motor V8 soa grave e aveludado...
Até que se aciona a tecla Sport, no painel...
O V8 transforma-se completamente, dando uma personalidade absolutamente sinistra ao carro!
O modo Sport no C8 aciona uma válvula no sistema de escape, que quando aberta redireciona parcialmente o fluxo desviando do silencioso. O Spyker passa de um refinado boulevard cruiser para um monstro enfurecido. Seu ronco grave e selvagem faz subir por nossas espinhas dorsais uma sensação arrepiante e descontrolada. Ouvir o ronco do C8 ao vivo é gratificante e renovador.
O Spyker realmente é um carro que demanda adjetivos mais intensos para descrevê-lo.
Ao levantar o capô dianteiro, o Spyker revela cada vez mais sua real beleza.
A parte dianteira levanta-se completamente, levando junto todo o capô e o pára-lamas. Expõe assim, seu sistema de suspensão com amortecedores e molas dispostos na horizontal, como em carros da Fórmula 1, mas colocados transversalmente ao carro.
Como já foi descrito no post do Aston Martin One-77, essa disposição foge da montagem da mola e amortecedor verticais presos aos braços da suspensão junto à roda, como na maioria absoluta dos carros no mundo. Dessa maneira, reduz-se drasticamente o peso não-suspenso (peso do conjunto da roda, amortecedor, mola e freio), diminuindo assim a influência que essa "massa morta" causa no conjunto da roda, melhorando sensivelmente a dinâmica da suspensão do veículo. Resumindo, o sistema suspenso torna-se mais leve, minimizando a filtragem de cargas desnecessárias, e assim melhorando diretamente a dinâmica do carro em si.
A suspensão traseira também segue o mesmo princípio, e se posiciona logo após seu motor central. A foto ilustrativa à direita mostra com clareza o conjunto traseiro. Expõe também como é belo o compartimento do motor do Spyker, especialmente o desenho do coletor de escape.
Fonte :http://www.ritzsite.nl/Spyker/10_spyker.htm
Além disso, sob o capô dianteiro é possível ver os dutos nas duas laterais, que conduzem ar frio para o resfriamento dos freios dianteiros e as duas ventoinhas do radiador, no centro. Tudo como um esportivo de verdade deve ser!
Agora, contrariando a última frase, a Spyker oferece algo inusitado para um esportivo: dá aos seus proprietários, um conjunto de bagagem da Louis Vuitton, confeccionados sob medida especialmente para o carro. O conjunto encaixa certinho no porta-malas, e combina muito com a elegância do carro!
E, para fazer jus à elegância que o conjunto de bagagem da Louis Vuitton oferece, o seu interior é absolutamente espetacular!! O interior do C8 é contruído de maneira que consegue parecer mais primoroso e exótico que o exterior dele.
Tudo tem um ar histórico no seu interior. O couro laranja costurado com gomos, junto com os instrumentos clássicos, botões de alavanca, as saídas de ar circulares e o painel de alumínio texturizado, tudo remete à tradição aeronáutica, dando um ar vintage ao carro.
Há desinformados que criticam o interior, taxando-o de brega e exagerado. Mas é impossível não admirar a qualidade do trabalho feito nele. A qualidade de construção é impressionante, e representa fielmente a tradição de esportivos primorosos e exóticos que a Spyker representa.
Nessa fotos dá pra ver o que é talvez o componente mais impressionante no interior do C8: a alavanca de câmbio com a haste do trambulador exposto, deixando visível o funcionamento do sistema de engate!! A alavanca rotaciona em torno da haste superior, conduzindo o movimento na haste inferior, que por sua vez aciona a troca de marcha na caixa de câmbio, localizada na parte posterior. Simplesmente espetacular. Seu funcionamento pode ser visto brevemente nos vídeos acima.
Abaixo, mais algumas fotos de detalhes do C8 Laviolette. Seu painel de instrumentos, em maiores detalhes, com o botão de partida na foto da direita. Abaixo, os pedais articulados no piso.
Seu teto de vidro é não menos espetacular, reforçando ainda mais a sensação de estar dentro de um caça de guerra. O teto é cortado no meio por uma entrada de ar, que desse ponto puxa diretamente o ar externo para a admissão do motor!!
Assim como já foi dito anteriormente, nós do Alto-Giro Blog nos sentimos privilegiados por estar em contato tão próximo à uma peça automotiva tão rara. Até pouco tempo atrás, Spykers eram para mim carros exóticos de baixíssima produção, vistas somente em pontos isolados na Europa. É gratificante saber que existem empresas como a Platinuss que acreditam no desenvolvimento do nosso país, e contribuem tão fortemente para a diversificação automotiva aqui.
Como já foi dito em outro post, aplaudimos a Platinuss pela sua filosifia. E agradecemos novamente não somente pela nossa visita, mas principalmente pela prestatividade e cordialidade com o qual fomos atendidos. O caráter das pessoas de um estabelecimento é reflexo da ética que a empresa possui. Se essa índole for sempre positiva e vanguardista como é atualmente, a Platinuss tem tudo para prosperar da mesma maneira que deseja aos seus clientes.
Veja todos os outros posts desta seqüência:
- Teaser
- A visita
- Pagani Zonda
- Lamborghini Gallardo Superleggera & Gallardo LP550-2 Valentino Balboni
- Aston Martin Vantage
- Pagani Zonda
- Lamborghini Gallardo Superleggera & Gallardo LP550-2 Valentino Balboni
- Aston Martin Vantage
- Xineis
Equipe Alto-Giro
SENSACIONAL!
ResponderExcluiresse carro me deixou de boca aberta mesmo...cara detalhe é impressionante
isso porque só vimos ele parado!
uma obra de arte
e foi o carro que nos levou até a Platinuss! tem significado maior pra gente
impressionante!!
belo texto, xineis! valeu
Animal, Xineis! Belíssima matéria!
ResponderExcluirEsclareceu a história da montadora, cobriu bem os pontos de design do carro, o interior, seu propósito...
Eu, como você já sabe, sou um grande entusiasta desse interior. Acho extremamente exagerado e extravagante. Mas não como num SUV americano com rodas que projetam desenhos animados, e sim como uma espécie de palácio de Versalhes ambulante. É impressionante, e tudo o que um carro exótico deve almejar.
A haste do trambulador aparente é muito legal, é um toque diferente em relação às grelhas de engate de Ferrari e Lamborghini, diferenciando o Spyker.
No mais, um carro sensacional. Belo post!
quero ver um dia na rua...eles disseram que tá quase vendendo!
ResponderExcluirhehe
Mais uma vez parabens pela matéria! Assim como no post do Pagani, muito bem escrita e transmitindo paixão!
ResponderExcluirEsse carro sempre me lembrou o Jaguar XKR 02/03, mas não tinha a menor noção da riqueza tão grande de detalhes que ele oferece.
Pode-se dizer que o interior é exageradamente exótico e com o tempo pode até cansar, mas quem compra um carro desses com certeza tem um perfil de quem ja experimentou quase todas as coisas boas da vida, então apenas o exótico satisfaz! rsrss
Um abraço a todos e se for possível coloquem meu blog na lista dos recomendados aí. Eu fiz isso com o Alto-Giro desde a primeira visita! rsrss
Valeu pelo comentário, Titi
ResponderExcluiresse carro é impressionante ao vivo!
tentamos captar todos os detalhes, mas ainda é pouco pra descrever o efeito que causa ao ver de perto!
seu blog ja está nos recomendados!
abs e continue lendo...em breve mais posts da Platinuss!
Volante de Lamborghini? :P
ResponderExcluirPuxa, nunca tinha reparado nisso! Agora que você falou, realmente parece o volante Lambo. Vai ver que a parceria deles com a Audi (controladora da Lamborghini dentro do grupo VW) foi além do motor.
ResponderExcluir-WS