sexta-feira, 8 de outubro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Jaguar XJ220


Jaguar XJ220


Aproveitando a bola levantada pelo nosso leitor Alexandre nos comentários do post anterior, publico agora o restritíssimo contato que tive com o Jaguar XJ220, um dos ícones da década de 90.
Um dia desses, no meu caminho de volta do trabalho, passo na frente da oficina Frison, no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Habituado a passar sempre por essa região, eu já havia adquirido o costume de sempre dar uma espiada nos carros que estão parados lá. E, no canto do meu campo de visão, escondido no meio de Porsches, Ferraris e outros carros tão diferenciados, vejo algo que, até neste universo, escapa da realidade e consegue ser exclusivo!



Neste breve contato, pude admirar a fluidez das linhas deste superesportivo inglês.
Concebido para fazer frente a pesos pesados do final da década de 80 e início dos 90, como a Ferrari F40, o Porsche 959 e o Lamborghini Diablo, o XJ220 teve apenas 281 unidades produzidas. Sua nomeação é um indicativo de seu desempenho: foi feito para alcançar 220 milhas/h, o equivalente a impressionantes 354 km/h!!

Com um V6 sobrealimentado por dois turbocompressores, produz 542 hp de apenas... 3,5 L de capacidade cúbica! Apesar de todos sabermos que números absolutos pouco significam para se tirar conclusões sobre a competência técnica de um carro, neste caso dá pra prever que tamanha cavalaria extraída de tão baixa cilindrada só pode ser resultado de uma coisa: sobrealimentação exagerada e consequente excessivo turbo-lag.
Além deste problemático retardo da turbina, o XJ220 também era conhecido por suas capacidades dinâmicas limitadas, fama que Jeremy Clarkson mostra no cômico vídeo abaixo. Neste vídeo, é impressionante ver a diferença de força deste seis cilindros com e sem a atuação da sobrealimentação!




Pra fechar, além do avistamento em São Paulo, aproveito pra postar meu único outro contato que tive com o tubarão inglês. Este XJ220 abaixo, também prata, foi avistado em Newport Beach, CA, quando estive em visita em 2006.

Alguns dados da máquina:

V6 3.5L biturbo central-traseiro.
542 hp @ 7000 rpm
65,8 kgmf @ 4500 rpm
0-100 km/h em 3,8 s
Vmax - 220 milhas/hora, ou 354 km/h
Peso: 1.375 kg

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com, que teremos prazer em publicá-lo.

-Xineis

8 comentários:

  1. Alexandre...

    por acaso vc não teria algumas fotos para nos compartilhar, né??
    heheheh

    um abraço, e valeu por nos prestigiar!

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  2. Xineis,
    Curiosamente, pelo que eu saiba, existem apenas dois XJ 220 no Brasil: eu vi um e você viu o outro...
    Infelizmente, fico devendo as fotos. Meu avistamento foi no tempo do celular "tijorola", quando telefones com câmeras ainda pertenciam à ficção científica. E o imbecil aqui nunca havia pensado em manter uma máquina fotográfica no carro.
    Mas, por falar na Frison e em felinos ingleses, aqui vai mais uma estorinha.
    Certa vez, levei meu Vectra lá para fazer um reparo. Diante da oficina, havia um modesto Jaguar XJ-S conversível azul-escuro - dos últimos, já com motor 6.0. A saliva de minha mãe, que estava junto e adora carros, dava pra encher uns quatro cilindros do V12, ainda mais depois que o atendente deu partida na máquina.
    Não satisfeito, ele nos levou para dentro da oficina e mostrou-nos outro Jaguar: um recém-lançado XK8, também conversível, dourado (a quem interessar possa, o XJ-S era infinitamente mais bonito).
    Um pouco mais de baba no chão e veio o golpe de misericórdia:
    - Semana passada, a Bugatti do Diniz esteve aqui pra fazer um servicinho...

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  3. Prezados,
    Complementando meu último comentário: revirei o Google Images pelo avesso, mas não consegui achar fotos de um XJ 220 igual ao que avistei.
    Para vocês terem uma ideia mais fidedigna, imaginem este carro, com essas mesmas rodas, pintado em azul-escuro (Le Mans Blue).
    Abraços a todos!

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  4. Da hora, Xineis! Um dos mitos de todos os tempos, que coloco no mesmo patamar de F40 e Mc F1.

    Você tá bem de avistamentos, hein, Alexandre? Cara, esse Bugatti do Diniz é o que a gente colocou aqui no blog, numa das visitas à Platinuss. Só que foi transformado num SS, inclusive mudando de cor.

    http://alto-giro.blogspot.com/2010/02/alto-giro-bugatti-eb-110-ss.html

    -WS
    Equipe Alto-Giro

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  5. excelente post, xxx!!!

    realmente, esse avistamento é raro!

    alexandre como sempre, com ótimas historias.

    Esse bugatti do diniz é incrivel!

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  6. Mito. Tirando o fato de dizerem ser quase impossível dirigir.

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  7. bela história, Alexandre!!

    eu gosto muito do XJS também, acho que foi um clássico instantâneo, mesmo não sendo tão icônico pra dar continuidade ao E type...

    de qualquer jeito, ouvir aquele V12 deve ter sido orgasmático, hahahaah


    belo xj220 esse que vc desenterrou hem??
    consegui imaginar bem como seria esse carro, com essas rodas totalmente sinistras.

    existem raros momentos na vida de um entusiasta que realmente valem a pena!! =)

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  8. Belo carro.... tinha um na cor verder, em miniatura. Lembro de ter visto o modelo azul de rodas douradas à venda em 2003, pela bagatela de US$ 300mil. Devo ter a revista com o anúncio em casa.

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