O Salão do Automóvel de São Paulo acabou, e com certeza o que não falta na internet são fotos dos carros. E é claro que o Alto Giro também esteve no Salão, a convite da Toyota do Brasil. E, para não ficar repetitivo, já que em qualquer portal na internet é possível encontrar fotos do Salão em abundância, postarei um resumo do que consideramos os destaques deste evento.
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E com essa intenção de não repetir o que já foi publicado e republicado sites da internet afora, começarei com uma estrela oculta, um carro que não apareceu nos principais portais por ter sido exclusividade do stand da revista Auto Esporte, e por isso não ter sido publicado pelos sites concorrentes. Este Mclaren MP4-12C laranja da Majestik estava exposto num stand pequeno, quase escondido, e era espetacular!
O Alto Giro, aqui, não tem a intenção de se aproveitar da imagem, e nem de divulgar nenhuma revista - só temos o compromisso de mostrar o que mais gostamos do salão!
Aston Martins, sempre de elegância inigualável. O DBS é espetacular, mas pra mim faltou o mais bonito da linha: o DB9. Faltaram também os lançamentos, como o Virage, de vida curta, e o novíssimo Vanquish.
Sim, o Rapide é um pouco estranho, grande demais ao lado do DBS e dos Vantages.
O destaque da Audi é o R8 GT Spyder, tanto no salão, quanto nas ruas. Numa jogada de marketing incrível, a Audi disponibilizou-o para test-drive, juntamente com outro R8 e outros carros mais simples. É claro que os lugares para os test-drives se esgotam nos primeiros minutos do salão.
A Jaguar trouxe seu lançamento mundial, o pequeno F-Type. De desenho belíssimo e ótimas proporções, achei-o um dos destaques do salão! Pesando pouco mais que 1,5 tonelada, com motores de 340 a 495 CV e preços entre US$ 69 mil e US$ 95 mil nos EUA, o F-Type é um esportívo versátil para a marca, atingindo carros como BMW Z4 e Porsche Boxster em sua versão V6, e Porsche 911 e até Mercedes SL em sua versão V8.
A Ferrari foi a grande decepção do Salão (assim como a ausência da Lamborghini e outras marcas da Via Italia). Foi representada apenas pela 458 Italia Spider do stand da Fiat, juntamente com essa bela Maserati Grancabrio MC.
Além dos belíssimos 991 novos, o grande destaque da Porsche vai para este 997 Turbo Edition 918 Spyder, versão especial do 911 exclusiva para os compradores do 918 Spyder, hipercarro híbrido que a marca de Stuttgart lançará ano que vem. Este é talvez o "opcional" mais caro que existe.
Novíssimo SRT Viper GTS. Agora desvinculada da marca Dodge, este Viper marca o renascimento da víbora, depois de 2 anos sem produzir. Na minha opinião, continua o Viper de sempre, mas de desenho um pouco mais suave que as gerações anteriores. Compare com a agressividade crua do Viper original, como este que vimos em São Paulo.
A Mercedes-Benz trouxe seu novo SL (R231), aqui um 63 AMG. Não sei que é o fato de ser um AMG, ou a cor cinza-grafite, mas confesso que ao vivo achei-o muito melhor que nas fotos. Continuo achando o R230 pré-facelift ainda o mais belo de todos, mas este SL no salão não estava nada mal! Além disso, destaque para o SLS AMG GT3 e o CLK 63 AMG Black Series.
E pela Ford, destaque para o Mustang Boss 302, muito bem conceituado pela mídia americana.
Com certeza, muito mais fotos e muito mais carros podem ser encontrados em outros sites, mas este foi o resumo do Alto Giro Blog do Salão do Automóvel. Escrevi esse post voltado para entusiastas, para quem não vai ao salão para ver o novo Gol ou o Etios.
Culpem a crise, mas a ausência dos stands da Via Italia (Ferrari, Lamborghini, Bentley...) foi muito sentida, e o Salão desse ano ficou sem muitas grandes estrelas, como o Bugatti Veyron de 2010. A desativação da Platinuss também nos deixou órfãos de carros como os que visitamos neste link.
Ao menos a Majestik expôs seu MP4-12C no stand da Auto Esporte, o que amenizou um pouco a falta de brilho do Salão desse ano. Não é uma F1 como essa que vi em 1997, mas de todo jeito é uma Mclaren!
Culpem a crise, mas a ausência dos stands da Via Italia (Ferrari, Lamborghini, Bentley...) foi muito sentida, e o Salão desse ano ficou sem muitas grandes estrelas, como o Bugatti Veyron de 2010. A desativação da Platinuss também nos deixou órfãos de carros como os que visitamos neste link.
Ao menos a Majestik expôs seu MP4-12C no stand da Auto Esporte, o que amenizou um pouco a falta de brilho do Salão desse ano. Não é uma F1 como essa que vi em 1997, mas de todo jeito é uma Mclaren!
excelente, xainese!
ResponderExcluirrealmente foi um salão sem destaques absurdos.
pra mim, a McLaren valeria ver
e o Jaguar me surpreendeu...muito bonito mesmo, com personalidade e jeitão de "instant classic"
Boa, Xina, colocou só o essencial, mesmo.
ResponderExcluirO MP4-12C é um carro animal, mas não empolga pelo design... O que é bonito não é original, o que é original não é bonito, haha!
Astons sempre têm um lugar de honra no AltoGiro. O Rapide é o sedã mais espetacular do mundo! Imagina ir buscar seus filhos na escola com ele? Haha! Mas o DB9 (e não o S) continua sendo o meu preferido.
Da hora a iniciativa da Audi, mas não dava nem pra tentar. Com 21 vagas por carro e 50 milhões de visitantes no Salão...
O Jaguar F-Type ficou muito bom! Um esportivo compacto e bonito. Só tiraria um dos "dentes" do pára-choque dianteiro. E dispenso o logo "S" da Jaguar (esse verde/vermelho não me agrada).
A 458 Spider é um carro animal também, mas não é bonita, não tem jeito... Nunca fui um fã dos GranTurismo/Cabrio. Esse daí então... Faixas não ficaram legais, a cor também não... Acho que curti só o interior branco.
Falou bem sobre o 911 918 Spyder Edition (aliás, um dos nomes mais ridículos da história): é o "opcional" mais caro que existe, hehe.
Curti o Viper novo, ao vivo é bem mais legal. Mas ele perdeu um pouco da identidade. Não achei o capô exageradamente grande, como a gente se acostumou, por exemplo. A cor desse showcar era simplesmente animal.
Gostei mais do SL ao vivo, também. E assino embaixo: o R230 pré-facelift é o mais bonito de todos! (À exceção do 300 SL original, claro)
O Mustang Boss tinha um destaque sim... Uma SENHORA de um destaque, haha!
-WS
Pontos positivos: Aston Martin, suprassumo dos sonhos, e Jaguar F-Type, sobre o qual não vou comentar porque ainda estou procurando palavras à altura de sua beleza.
ResponderExcluirPonto negativo: troféu Spirit of Shame para a BMW, que podia ter copiado a ideia da Fiat - desculpem o trocadilho - e enfiado um Rolls-Royce daqueles no estande. Afinal, a RR acabou de carimbar o passaporte para um dos cinco maiores mercados de automóveis do mundo.
bem notado Alexandre. Achei a BMW sem graça, tanto que nem colocamos no post. Podiam mesmo ter colocado um Phantom Drophead como esse que vimos na Majestik , que a 458 ia ficar pequena, hahaha
ResponderExcluirrealmente, o F-Type é incrível.
simples, elegante e proporções perfeitas...
ao vê-lo, parece que não é tão difícil assim fazer um carro lindo, mas mesmo assim 90% das marcas erram longe...