terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Volkswagen Fusca Cabriolet e Kommandeurwagen

20/01 - Dia do Fusca



Antes de continuarmos com a espetacular seqüência da Platinuss, o Alto-Giro Blog traz alguns simpáticos avistamentos de raras versões de um dos carros mais populares do mundo todo: o Volkswagen Fusca.




Também conhecido popularmente como VW Sedan, VW Bug, VW Käfer, VW Beetle ou simplesmente de "Volkswagen" (talvez o nome mais apropriado), o Fusca é um dos carros mais importantes da história automotiva, revolucionou o mercado quando foi lançado, vendeu mais de 21 milhões de unidades entre 1938 e 2003, com certeza o carro mais vendido no mundo sem alterações significativas no projeto.

Como hoje é o dia nacional do Fusca, para homenagear essa criação de Ferdinand Porsche, o gênio autor desta peça tão importante na história, e fundador da lendária marca de esportivos que leva seu nome, o Alto-Giro Blog traz aos seus leitores duas versões exclusivíssimas do 甲壳虫 (Fusca, em chinês...)!!



O primeiro avistamento é esse impecável Fusca conversível, em Perdizes, São Paulo. Existem diversas réplicas e versões conversíveis de oficinas e empresas particulares. Este conversível aqui mostrado, porém, é um dos raros modelos originais fabricados pela Karmann. No total, foram fabricados cerca de 330 mil conversíveis. Parece muito, mas no meio de um oceano de 21 milhões de Fuscas, passam a ser considerados exclusivos.





Esta unidade estava absolutamente impecável! Sinto-me obrigado a aplaudir seu dono, por manter em tão exemplar estado de conservação esta importante peça da história automotiva. É possível ver como o tecido interno estava totalmente novo, e seu interior intocado mostra o carinho que seu dono teve com o passar dos anos. Deste interior todo original, talvez o único detalhe que destoe são os (absolutamente perdoáveis) tapetes de borracha. Pela placa, assumo que seja de 1961.

As fotos abaixo mostram o emblema da Karmann, exclusiva desta versão, além do brasão da Wolfsburg, detalhadamente forjado, orgulhosamente adornando o capô.



Se o Fusca conversível é especial, o próximo avistamento é misterioso. Misterioso, por que Kommandeurwagens são tão raros, que se levantam suspeitas de um exemplar estar simploriamente parado em uma rua normal, num sábado de manhã.



O Kommandeurwagen era uma versão do Fusca produzida na Segunda Guerra para uso de oficiais alemães. Esta versão especial era montada sobre o chassi do Kubelwagen, um veículo militar todo-terreno alemão, usando o sistema de tração integral do Schwimmwagen, o veículo militar anfíbio. Eram apreciados pelos oficiais pela sua capacidade de atravessar virtualmente qualquer tipo de terreno, e apenas 669 unidades foram fabricadas!



E é por isso que paira a questão sobre a autenticidade do carro dessas fotos. Afinal, se o carro for um Kommandeurwagen original, estaremos diante de uma raridade de valor inestimável para a história! Mas como um veículo militar alemão da Segunda Guerra, de produção tão limitada, veio parar nas ruas de São Paulo?
Após alguma pesquisa, pude verificar que é possível a existência de registros de sua vinda ao Brasil. Verifiquei também que o músico Barone, dos Paralamas do Sucesso, fez uma réplica deste veículo, que comprovadamente é diferente desta unidade avistada pelo Alto-Giro. Desta maneira, resta o mistério da originalidade da versão avistada. Será que tivemos o privilégio de ver um raríssimo exemplar da história, mas nem percebemos na hora??



É possível ver sua pintura de bege fosco, rústico e sem acabamento. Na porta, têm a inscrição "Kommandeurwagen", e na coluna B, o pisca localizado na parte superior. O carro estava desprovido de espelhos externos, e sua janela bipartida só serve para aumentar a autenticidade.

Autêntico ou não, no meio de tantos carros espetaculares e exóticos que o Alto-Giro têm trazido para suas páginas, publicar avistamentos tão simpáticos até traz um sopro de simplicidade e frugalidade à nossa página principal. Em homenagem à legião de fãs deste carro tão importante para a história em geral, o Alto-Giro Blog espera um dia conseguir descobrir a verdadeira história por trás desse misterioso besouro militar!

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

- Xineis

11 comentários:

  1. Boa, Xineis!

    Incrivel esse conversivel! nunca vi um tao bonito!

    e sobre o Kommandeur, mto loko!
    nao sabia q poderia ser uma versao rara (ou pelo menos uma replica de uma versao rara)!

    realmente ta mto misterioso esse carro!
    ele estava em um estado de conservação péssimo e ainda tem essa placa amarela do RJ sendo q estava em SP!!!

    Será q ele se atreveu a rodar na Via Dutra com ESSA PLACA e SEM RETROVISOR???

    hahahahahah

    mistérios....mistérios....

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  2. heheheeh realmente

    bom, original ou não, o que NÃO FAZ SENTIDO ALGUM é o adesivo da Apple no parabrisa

    hahahaha

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  3. Hahaha, ia comentar sobre o adesivo da Apple, mesmo! Mas foi interessante de qualquer maneira, em especial pela janelinha traseira bipartida. Loco saber que o carro pode ser uma versão especial. Mesmo que não seja, pelo menos trouxa a nossa atenção aos Kommandeur originais. Bela pesquisa, Xineis!

    O cabrio tá animal, mesmo, hein? Puxa, que estado de conservação! A única coisa que me incomoda (mais que os tapetes de borracha) são os faróis auxiliares amarelos. Argh! Já os pneus de faixa branca são muito bonitos.

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  4. Amigos, Com toda certeza não se trata de um Kommandeurwagen original! Certamente este é um Fusca Nacional dos anos 60 com o "Kit Split Window" soldado na traseira e posteriormente caracterizado como o carro da Segunda guerra. Podemos notar isso por 4 fatores: O Parabrisa Dianteiro é muito grande para um Fusca pré 1950. As saídas de ar na traseira não chegam até as janelas divididas (indícios de que a carroceria é mais moderna.) E, os quebra ventos, acessório inexistente nos primeiros modelos. Por fim, as rodas usadas no carro são rodas de Fuscas Nacionais da primeira metade da década de 1960, 5 furos , aro 15" e não as 16 polegadas usadas pelo original.

    Abraços

    Reginaldo

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  5. Legal, Reginaldo, valeu pelo toque! Realmente não somos (nem de longe) especialistas em Fusca, por isso seu comentário é muito bem vindo. Esse kit split window é comum aqui no Brasil? Como é sua instalação?

    Equipe Alto-Giro

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  6. genial o comentario, Reginaldo!

    obrigado!

    Esses comentários que enriquecem o post, não aqueles que chegam aqui com ar de superioridade arrotando suas sabedorias.

    Realmente não somos especialistas, mas gostamos de compartilhar o que vemos de legal nas ruas!

    Abs!

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  7. Queria acrescentar alguns detalhes quanto a não ser um legítimo Kommandeurwagen. Como já citado pelo Reginaldo, quebra vento, rodas, parabrisa e grade da churrasqueira já mostram não ser original e podemos observar mais alguns detalhes, como nos para-choques existem parafusos nas duas pontas das lâminas que aparentemente não servem para nada, deixando a entender de que estes parafusos seriam suportes para as ''galhadas''ou ''poleiros''(barras que ficam encima da lâmina principal do para-choque), o que pode ser observado tanto no dianteiro quanto no traseiro, sem contar que ambos para-choques deveriam ter vincos em toda sua extensão.Inicialmente os VW so´ tinham uma saida do escape, que era do lado DIREITO. A tampa do motor seria de fuscas entre 58 e 64, com gravata comprida. A ''tramelinha'' que fecha a tampa traseira acompanha o ano da tampa do motor, sendo que a original seria a metade desta da foto, não tendo duas pontas e sim uma,em vez do formato ''T'' deveria ser em ''L''. Tem um detalhe intrigante que seria o trinco da porta, muito semelhante a do original kommandeurwagen, mas seguindo pela linha dos anos das peças que não são originais, poderiam ser trincos de fuscas do final da década de 50.

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  8. Sou super leigo no assunto, mas acho que é replica, pois a grade de dentadura de veia na parte traseira abaixo do vidro oval é diferente da original que chega até a borda do vidro. Bom, cabe agora a uma pessoa mais expert concluir minha observação.

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  9. O carioca pegou um fusca meia boca, tentou fazer uma coisa bizarra com componententes nacionais e muita gente caiu.rsrsrs.Neste fusca os parachoques, a buzina, o vidro dianteiro são do fusca nacional e a ``luz notek`` ele fez de farol de empilhadeira. a maçaneta da porta é a maçaneta externa da Kombi até 75. Na parte traseira a churrasqueira a saida de ar quente, que 99% dos ``entendidos`` de motor acham que é para o ar frio entrar; é dos vidros retangulares. A tampa do motor traseira não é tampa W, as lanternas estão mais altas e são made in Brazil.A maçaneta da tampa do motor deveria ser o da porta lateral da Kombi. A seta lateral é mesma do caminhão Scania.O verdadeiro Kommandeurwagen tinha um rifle, só espero que ele não tenha colocado um ``AR 15`` com as iniciais C.V. do morro do alemão rsrsrsrs.Brincadeira; alguem achar que este carro poderia ser um Kommandeurwagen... coutinhocarlos@ig.com.br

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  10. Veja bem, em nenhum momento afirmamos que era um Kommandeur original. Não somos especialistas em Fusca, apenas achamos curioso o carrinho.

    Mas fico feliz de ver alguém entendido comentar. Valeu pelo esclarecimento!

    -WS

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  11. Se repararem na coluna de passagem de ar debaixo da janela bi partida, vão ver que este não é um Kommandeurwagen original, pois todos os fuscas da época tinham aberturas para ventilação grandes e separadas ao meio, e esse detalhe só alterou quando inventaram o "modelinho" e deixaram a janela traseira quadrada e maior. Se não acreditarem em Mim, joguem no google pesquisa o nome Kommandeurwagen, e compare com os modelos de 1950 a 1959, e depois comparem com o fusca de 1962. Este exemplar da foto é uma réplica feita substituindo a janela traseira por uma réplica de split-window, e os detalhes menores foram replicados.

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