sábado, 2 de abril de 2011

[Alto-Giro Serviço] Furto de estepe do Honda Civic [ATUALIZADO]

Colocamos este post no ar com o intuito de chamar a atenção primeiramente dos donos de Honda Civic da atual geração quanto à facilidade de terem seu estepe furtado. Além disso, gostaríamos de apontar a negligência da Honda no projeto, que facilita todo o processo.

Infelizmente, o furto de estepes na região de São Paulo não é um fato incomum - embora nunca deva ser encarado com naturalidade, sob o risco de amortecer ainda mais os já fracos valores morais da sociedade brasileira. Até mesmo em serviços de "Valet Parking" corre-se o risco de ficar sem o pneu reserva. Pior, pode-se notar apenas na hora em que uma substituição se faz necessária.

Mas gostaria de tratar aqui do caso específico de furto, com arrombamento do porta-malas do Civic. Como tive a infelicidade de perceber, fui vítima de um marginal quando estacionei o carro na rua. Apenas alguns dias depois, quando precisei usar o porta-malas, notei a falta do pneu reserva, pois não se percebe sem algum esforço a violação.


Traseira aparentemente intacta do Civic violado

Aparentemente, usando uma chave de fenda, o bandido força a fechadura do porta-malas do Civic, que simplesmente abre sem disparar o alarme. Como normalmente abro o porta-malas pelo sistema de acionamento interno ou pelo botão na chave, nem reparei a fechadura forçada.


Fechadura arrombada


2 pontos chave no projeto do Civic facilitam imensamente essa operação:

1) Falta de sensor de abertura do porta-malas: bastaria um simples INTERRUPTOR conectado à central do alarme, para ocasionar seu disparo e atrair atenção para o furto.

2) Presença de uma fechadura na tampa do porta-malas: para quê? A maioria dos carros modernos possui abertura eletrônica do compartimento, inclusive o próprio Civic (há até mesmo um botão no controle da chave para isso). POR QUÊ ENTÃO MANTER A FECHADURA?!


Resultado: estepe já era!


Fica aqui a nossa indignação e a denúncia, para, quem sabe, evitar alguns casos de mais um crime considerado "normal" por estas bandas. Vale a pena registrar que o Civic é alvo tão fácil desse tipo de furto, que nosso amigo Artur teve o porta-malas do seu arrombado não uma, mas duas vezes. Revoltante.


[ATUALIZAÇÃO]
Veja também os outros posts relacionados:





-WS

25 comentários:

  1. A FECHADURA EXISTE CASO HAJA PERDA DA CHAVE COM CONTROLES, A CHAVE RESERVA NÃO POSSUI ESTES COMANDOS.

    O QUE DEVERIA TER É UM SENSOR NA TAMPA DO PORTA-MALAS, MAS A HONDA NÃO ESTA NEM AÍ PARA ISSO, POIS DE ONDE A MARCA VEM NÃO HÁ ROUBO DE CARROS COMO AQUI.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, o meu Linea já foi duas vezes arrombado em Curitiba. Isso tá febre aqui também e ainda te destratam se você vai fazer BO. Da mesma forma do seu Civic, a linha Punto/Linea tem essa fragilidade, só que no meu caso, arrombaram a porta do passageiro com a chave de fenda, pois o Linea não tem trico externo no porta-malas, mas tem um botão de abertura no painel. O Brasil não tem mais segurança nenhuma em nenhum lugar. Essa é a política de segurança que temos.

    ResponderExcluir
  3. Quanto à perda da chave, não acho um argumento válido. Com a chave reserva, você pode abrir o carro e usar o comando interno de abertura do porta-malas. Pra mim, a fechadura é completamente dispensável.

    -WS

    ResponderExcluir
  4. porisso sou a favor de meter bala em ladrão de estepe, hoje é estepe, amanhã é casa, depois é estupro dentro de casas...mata de vez que não rouba mais nada; tolerancia zero!

    ResponderExcluir
  5. concordo com o cara de cima, tô vendo a hora em que a sociedade vai tomar a justiça nas mãos; com o desgoverno que está, só pensa em kit gay e outras merdas; segurança que é bom, nada!!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um civic SI 2007. Abriram a mala e levaram o estepe. Estou indignado. Alarme nao disparou. Nem deve ter. Fechadura na mala? Pra que isso? Terei que gastar uma grana na roda e no pneu. Mas tenho antes que fazer algo para isso nao acontecer de novo. Me sugeriram desativar a fechadura do porta-malas. Existe anti furto de estepe. Existe alarme para porta malas?

    ResponderExcluir
  7. Existe trava de estepe (acho que até as concessionárias Honda tão vendendo) e alarme pro porta-malas (acho que é uma opção pra maioria dos alarmes acessórios).

    Mas parece uma boa idéia desativar a fechadura, vou fazer isso no meu.

    -WS

    ResponderExcluir
  8. Olá meu amigo... quero deixar aqui meu relato. Isso não aconteceu comigo uma vez apenas, foram duas!!! Da primeira, meu carro ficou 3 semanas na Honda pq tiveram que trocar todos os miolos. Desse dia em diante fiquei neurótico, não estacionava na rua em hipótese nenhuma, só em estacionamento e no máximo em Valets. Ontem, foi a segunda e vez que parei na rua, uma rua até Iluminada e cheia da casas no bairro do Ipiranga e... ACONTECEU DE NOVO! Dessa vez não levaram nada, ñ sei se pq alguém avistou e ficaram com medo ou se graças à um cadeado especial que coloquei no estepe. Minha vontade era mandar soldar essa entrada da chave e só abrir por dentro...

    ResponderExcluir
  9. realmente, esse problema do Civic é ridículo!
    Um carro com esse preço não ter segurança básica!
    E ter VARIOS relatos, post na internet e ninguem fazer nada a respeito!
    é subestimar muito a inteligencia do consumidor!

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu comigo no fim de semana passado. O PIOR foi o descaso que a atendente do 0800(0171213) teve com a minha reclamação. Afirmando que o carro possui SIM alarme no parta-malas e chegando ao ponto de me cortar e dizer que eu não poderia ter certeza do que realmente aconteceu já que não testemunhei e que a internet é um território livre e qualquer um pode escrever o que quiser, mesmo depreciando uma marca de renome como a Honda.

    ResponderExcluir
  11. Em Itabira-mg,também existe alguma quadrilha neste tipo de roubo,fui vitima deste no dia 25/08/11, não registrei BO, pois acredito muito pouco na policia em geral,justiça,cumprimento de leis no brasil.Na realidade,na minha opinião este não é um defeito do veiculo, e sim do nosso povo, pois aqui é muito valorizado o ladrão,só falta divulgar os cursos especializados para ladrão neste país.Eu fico triste,pois gostaria de ser como antes aqui no interior, eu deixava meu carro aberto o dia todo e não era roubado nada.conclusão;para marginais,ladrões etc, só exterminando-os da face da terra.

    ResponderExcluir
  12. Certamente o defeito maior é da sociedade. Mas não tenho esperança que ela mude tanto assim tão cedo.

    -WS

    ResponderExcluir
  13. Não adianta reclamar é boicotar a marca Honda civic. Fui vitima de roupo de pneu estepe em 11/09/11 no tatuapé, porta mala do honda civic você abre o mesmo com uma pequena chave de fenda, e o pior o alarme não dispara. A Honda é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente, você foi mais uma vítima. Mas discordo: temos que reclamar, sim. Supostamente, a Honda já resolveu o problema pros modelos 2011. Precisam resolver agora todos os anteriores.

    -WS

    ResponderExcluir
  15. Fui mais uma vítima... só percebi quando cheguei na garagem do prédio pois fui pegar um agasalho no porta malas... e quem disse que abria com a chave? nada! Tinham arrombado, certamente com uma chave de fenda como vcs disseram e levaram o estepe.
    Foi na região da Paulista, em frente a um prédio. Se o alarme tivesse tocado pelo menos... engraçado como ninguém nunca viu nada, né? também acho totalmente desnecessário a fechadura pois já existe o acionamento interno. Um carro com tantas qualidades e coisas básicas deiam a desejar... Lamentável!

    ResponderExcluir
  16. Hoje eu fui o sorteado. Pior que foi coisa de minutos. O cara deu muita, mas muita sorte de eu ou um amigo não ter visto.
    Vou mandar tirar a fechadura dali e tampar. Vou deixar só a abertura interna. E acho que vou colocar um alarme no porta-malas. Quero dar a sorte de acontecer de novo no mesmo lugar...

    ResponderExcluir
  17. e para continuar essa tristeza,.. hoje fui eu o premiado Na Vila Maria, Zona Norte de SP... e só não levaram de outro parado atrás porque algo deve ter impedido, pois inutiliaram a fechadura daquele também... Vou fechar a fechadura! Alguém sabe aonde faço o serviço? Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Amigos, realmente sinto muito por essa infelicidade que passaram..
    peço que divulguem este lugar de opinião pública para seus próximos. Nossas vozes são a única maneira de alertar outros consumidores, e sermos ouvidos pela Honda.

    O William, autor deste post, teve seu Civic arrombado e fechou a fechadura. William, alguma sugestão de lugar para o serviço?

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, partilho da frustração e revolta de vocês. Meu Civic foi mais uma vítima, por isso escrevi esses posts.

    Na verdade, não cheguei a preencher a fechadura, tem uma solução mais simples neste post, a parte V:

    http://alto-giro.blogspot.com/2011/10/alto-giro-servico-furto-de-estepe-do.html

    Basta desplugar um conector no porta-malas. Mas, pensando bem, tapar a fechadura não é má idéia, pois assim o ladrão nem tenta arrombar.

    -WS

    ResponderExcluir
  20. Apois ter o estepe de meu cicic
    furtado com o arrombamento da fechadura do porta malas e verificar que nao ha ,no mercado,alarme compativel ao honda,como solucao imediata para dificultar a acao dos gatunos,desconectei o arame que liga a fechadura e a trava(parte superior interna da tampa do porta malas).Com isto anulei a abertura com a chave permanecendo a possibilidade de faze-la apenas por dentro.O custo do miolo da fechadura e de,aproximadamente,R$500,00.Roda e pneu custam R$1000,00.Acredito ser inevitavel o estrago do miolo,mas,o estepe fica!ISTO E BRASIL!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Paulo, comentamos sobre essa solução na parte V do post, que você encontra aqui:

    http://alto-giro.blogspot.com/2011/10/alto-giro-servico-furto-de-estepe-do.html

    A desvantagem é que o ladrão não sabe se o alarme vai ou não tocar, então pode danificar a fechadura mesmo assim.

    -WS

    ResponderExcluir
  22. Eu fui a sorteada do dia. Parei meu carro numa travessa da avenida Heitor Penteado, zona oeste/SP. A rua é residencial e tem guarita com segurança. O segurança disse que o alarme não disparou. Parei coisa de 1/2 hora, 1 hora da tarde. Quando voltei vi o interior do meu carro todo revirado. E logo fui olhar o porta malas. O drogado fdp, levou step. Mas ele arrombou a fechadura da porta do motorista, e abriu o porta malas pela trava que localiza-se ao lado do banco do motorista. O que eu posso fazer para não ter mais esse problema? E acredito que só tenha ladrões para esse crime, pq um malandrão de um borracheiro compra mais barato o step que pagamos uma fortuna, para alimentar o ladrão com as drogas. Revoltada! Pq terei que comprar uma fechadura nova para porta, mais pneu e estep. Prejuízo de 1.500 reais.

    ResponderExcluir
  23. a situação está ridícula mesmo.
    donos de civic não podem mais parar na rua, porque já criou-se uma fama pra esse carro, de ser um carro fácil de arrombar...
    o mercado que se cria depois é consequencia. Com certeza muita gente que compra (por ex na Av. Ricardo Jafet, vulgo "Robauto") não sabe ou fecha os olhos para o fato de ser de procedência duvidosa.
    Enfim, a grande vergonha é por parte da Honda. Porque FDP vai existir em todos os lugares. Se não dermos oportunidade, esse tipo de merda não vai acontecer.
    Infelizmente a Honda está dando essa oportunidade ao vender um carro de 80 mil com uma falha primária.

    ResponderExcluir
  24. E o irônico do consultor técnico ainda disse na minha cara, que eu tive sorte, já que o meu carro é 2008 e só ontem arrombaram a minha porta para destravar o porta malas e furtar o step. Disse que tem cliente que já teve 3 steps furtados. Me sugeriu instalar a trava anti furto de step por 147 reais. Que o prejuízo será menor caso eu venha sofrer nova violência. Além de que, terei que desembolsar + 1500 reais(cilindro fechadura, pneu, roda, mão de obra). Isso é Brasil mesmo! Honda nunca Mais!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite pessoal! Ontem fui o sorteado pela terceira vez!!! Estou pensando em trocar o carro depois dessa! Nao levou meu estepe mas, inutilizou! Bando de fdp! Prometi pra mim mesmo que nunca mais comprarei um automóvel Honda! E nem moto!!! Depois do cara da repsol ter morrido pela moto... Local roubado do estepe: rua Roma: lapa! Horário: 21: 30 ! Subi na casa da minha namorada e nem 20 min zapt!

    ResponderExcluir