Após as partes I, II e III, venho aqui mais uma vez atualizar a situação dos casos de furto de estepe do Civic. Após repercutir principalmente pela internet, em blogs como o próprio Alto-Giro, o Notícias Automotivas e o De 0 a 100, finalmente obtivemos algo de concreto. Neste post, o NA diz ter recebido um contato de engenheiros da Honda, esclarecendo a situação.
Segundo eles, o problema com o alarme existiu até os modelos 2010, tendo sido sanado de 2011 em diante, e é originado de uma função que visaria o conforto do proprietário, possibilitando a abertura do porta-malas com a chave sem a necessidade de antes se destravar o carro pelo controle. Nos modelos 2011, isso não aconteceria mais, sendo necessário desativar o alarme pelo controle antes de ter acesso ao compartimento traseiro. Contraditoriamente, apesar dessa argumentação, os engenheiros teriam alegado que o alarme poderia sim ter disparado sem que o dono percebesse, durante o roubo, mas cessado após o fechamento da tampa. Algo que eu posso negar com convicção, já que, quando fui vítima do furto, estava próximo ao local de estacionamento e não ouvi nada.
De qualquer forma, é bom saber que a Honda está atenta ao que dizem os consumidores, e teria supostamente consertado a falha do sistema de alarme nos modelos mais novos. A questão que fica é: o que será feito quanto aos donos de Civic de anos anteriores, após essa verdadeira admissão de culpa? Merecemos tratamento inferior? A Honda certamente está faturando com a venda da trava de estepe, isso é fato.
[ATUALIZAÇÃO]
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-WS
boa william!!!
ResponderExcluirseu post original foi de muita utilidade já, e deu pra ver que muita gente comentou e usou seu link como exemplo...
infelizmente, vc teve que passar por essa experiencia ruim pra poder dizer isso...
parabéns pela iniciativa!!
Hoje furtaram o step do meu civic 2008. Ocorre que não mexeram na tampa do porta malas. O fdp drogado, arrombou a fechadura da porta do motorista e abriu o porta malas pela trava que tem ao lado do banco. E eu fui a uma concessionária e questionei o pq do alarme não ter tocado? Eles disseram que os bandidos não viram o fecho da porta até o final. O que eu faço para não passar por isso novamente? Obrigada!
ResponderExcluirFui vítima desses ladrões de steps.
ResponderExcluirEm menos de 15 dias, meu carro foi atacado 3 vezes.
A primeira vez foi perto do Metro Parada Inglesa, onde moradores chamaram a policia e nada levaram, mas estragaram a fechadura da porta.
Na segunda vez foi no Tucuruvi, onde novamente estragaram a fechadura da porta e levaram o step.
Na terceira vez foi proximo ao metro Ana Rosa e estragaram a fechadura do porta malas. Não levaram o step , porque já tinham roubado....
Em nenhum desses ataques o alarme tocou. No último local, eu estava com o carro bem de frente a casa dos meus pais e não ouvi o alarme soar !
Fiz BO em todos os casos, porque a policia não pega os receptadores, pois só existe procura porque alguem compra !
Em relação aos arrombamentos da porta do motorista: são novidade para nós. Não sabia que o alarme falhava também nessas situações, o que é absolutamente inaceitável (tanto quanto a falha do porta-malas).
ResponderExcluirSe o Civic tivesse detector de movimentos no interior (algo que até pouco tempo atrás era padrão nos GM, por exemplo), o cara não teria como arrombar e entrar no carro sem disparar o alarme.
Aparentemente, a Honda não dedicou muitos recursos ao desenvolvimento do alarme...
-WS
Hoje eu liguei na Honda e perguntei se eles não se responsabilizam pela falta de alarme eficiente? Tive a minha porta do motorista arrombada e o step levado. Abriram o porta malas pela trava que tem no chão ao lado do banco do motorista. Eles falaram que vandalismo nos carros que param na rua, não é responsabilidade deles. Eu disse que a responsabilidade é da trouxa que estava no telefone com eles e teve o seu bem danificado e step perdido. Que além de pagar 70 mil por um carro, agora teria que desembolsar 1.600 reais(cilindro da porta do motorista, pneu, roda, mão de obra e trava de step anti furto). Na concessionária, eu comentei dessa de tampar o acesso externo das fechaduras da porta do motorista e porta malas. O consultor disse que se a minha chave principal, a do alarme, der problemas, como eu pretendia entrar no meu carro com a chave reserva que só abre pelas fechaduras? Eu disse que a única certeza que eu tinha, é que nunca mais compraria um carro da marca honda. Nem que viesse banhado a ouro e blindado. Meu marido tem toyota, nunca arrombaram para roubar step e nunca tivemos casos conhecidos. Ele em breve irá trocar de carro, e vai pegar outro corolla.
ResponderExcluirHoje eu liguei na Honda e perguntei se eles não se responsabilizam pela falta de alarme eficiente? Tive a minha porta do motorista arrombada e o step levado. Abriram o porta malas pela trava que tem no chão ao lado do banco do motorista. Eles falaram que vandalismo nos carros que param na rua, não é responsabilidade deles. Eu disse que a responsabilidade é da trouxa que estava no telefone com eles e teve o seu bem danificado e step perdido. Que além de pagar 70 mil por um carro, agora teria que desembolsar 1.600 reais(cilindro da porta do motorista, pneu, roda, mão de obra e trava de step anti furto). Na concessionária, eu comentei dessa de tampar o acesso externo das fechaduras da porta do motorista e porta malas. O consultor disse que se a minha chave principal, a do alarme, der problemas, como eu pretendia entrar no meu carro com a chave reserva que só abre pelas fechaduras? Eu disse que a única certeza que eu tinha, é que nunca mais compraria um carro da marca honda. Nem que viesse banhado a ouro e blindado. Meu marido tem toyota, nunca arrombaram para roubar step e nunca tivemos casos conhecidos. Ele em breve irá trocar de carro, e vai pegar outro corolla.
ResponderExcluirOlá pessoal, eu há uns 20 dias li em algum lugar na internet que o estepe do civic esta visado pelos ladrões de estepe, pois o alame não soava quando do arrombamento do porta malas, foi então que tomei 2 atutudes, quais sejam: instalei um cadeiado de aço, para bicicletas amarrando o estepe ao chassi cdo carro e ainda, desconectei o siatema de conforto no qual reconhece a chave ao abrir o porta malas, que tem como função simplismente que ao abrir o porta malas com o alarme ligado, o mesmo não dispara, ao desconectar esse sensor junto a fechadura do porta malas mesmo abrindo com a chave do veiculo, o alarme disparava. Depois de 15 dias de ter tomado essa ação, o fdp arrombou o meu porta malas, mas para a surpresa dele o alame disparou e o carro estava na frente da casa de um amigo, so deu tempo dele correr, e não levou nada do porta malas. Porém fiquei com p rejuizo da fechadura do porta malas, que na concessionária com a decodificação da chave ficava em R$380,00, adivinha? desconectei tudo, inclusive o cabo que abre o porta malas com a chaves, realizando a abertura unica e exclusivamente pela alavanca ao lado do banco do motorista, que ainda pode ser trancado, ação que não tomo, a não ser quando deixo o carro em estacionamantos que não conheço. Espero ter ajudado algum amigo...
ResponderExcluirEduardo, suas soluções me parecem as melhores, mesmo. Comentamos aqui o desligamento da função conforto, mas não sabia que dava para desativar a abertura por chave. Ótimo, assim não dá pra arrombar, mesmo.
ResponderExcluirNo meu caso, acabei deixando a fechadura arrombada (que não impede o fechamento do porta-malas), além de ter colocado trava no estepe. Assim, acho que o bandido vê a fechadura forçada e imagina que o carro já foi roubado. Até agora, não tive novos problemas.
-WS
Hoje de manhã deixei o carro na rua Alceu Wamosy (próx. Metrô Ana Rosa) por menos de meia hora. Ao voltar, e já saindo da vaga, um par de homens me fizeram sinais para eu parar. Parei no meio da rua e abri um pouco a janela. Eles me avisaram que o meu step tinha sido roubado e que estacione de novo para ver. Agradeci, mas não fiquei e fui embora.
ResponderExcluirChegando em casa é que vi o estrago.
Não sabia do tal sistema "conforto". Imagino que conforto para os bandidos, porque para mim nunca foi. Teria sido melhor se não precisasse de chave alguma para abrir o portamalas.
E agora? Assumir o prejuízo e tomar as mesmas providências que o Eduardo, segurando "manualmente" o novo step num carrão como o Civic.