domingo, 1 de maio de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Ford GT

Pra complementar o post anterior do Rossi e completar a resposta americana ao post do trio de esportivos europeus, postarei um avistamento que tive na semana passada.
Quarta-feira passada foi meu último dia de trabalho antes das minhas férias, período do qual estou gozando agora! =)
E pra começar bem minhas férias, logo na volta do trabalho encontrei na frente da oficina Frison este absurdamente espetacular Ford GT estacionado, imponente, como se estivesse desdenhando todos os Porsches, Lamborghinis e Ferraris que também estavam na loja.


Quando vi este mito americano estacionado na calçada, entrei em um pequeno conflito interno que foi resolvido 5 segundos depois. Como eu estava extremamente atrasado, fugindo do rodízio municipal de veículos da cidade de São Paulo, estava a colocar em risco 85 reais da minha conta e 4 pontos na minha carteira se parasse pra ver este ícone da Ford Motor Company.
Racionalmente pensando, deveria me contentar em admirá-lo pelos poucos instantes que o vi enquanto dirigia e seguir meu rumo para sair logo da zona restrita do rodízio. Mas, pensando pelo outro lado, se eu não parasse, estava a colocar em risco perder uma das raríssimas chances de ver de perto um Ford GT no Brasil, carro que carrega tanta história por ser o sucessor do Ford GT40, o ceifador de Ferraris.

Então, colocando tudo na balança, cheguei à fácil conclusão que estaria correndo risco de maiores prejuízos se eu seguisse meu caminho.
Parei o carro 20 metros adiante para descer, apreciar e tirar algumas fotos deste carro que admiro tanto.


Sempre tive uma admiração muito grande pelo GT, pois considero-o como que foi o esportivo americano supremo de todos os tempos. Tanto o GT40 original, quando esta reedição de 2006. Para mim, o design destes carros tem uma distribuição de proporções perfeitas, com uma presença extremamente impactante, sem ser necessariamente muito agressivo.
O GT40 original dispensa palavras a apresentações. Historicamente considerado o carro que coroou a Ford na corrida das 24 Horas de Le Mans depois de destronar e massacrar a Ferrari, teve o seu desenvolvimento originado de um desentendimento em negociações entre as duas marcas. Henry Ford II queria vencer a Le Mans desde o começo dos anos 60. Entrou em contato então com Enzo Ferrari, para a aquisição da Ferrari. Depois de gastar milhões de dólares em auditorias e pesquisas sobre os ativos e valores das fábricas da Ferrari, teve a negociação unilateralmente rompida por parte de Enzo, devido a desacordos sobre as operações da marca nas corridas.
Tal fato promoveu a ira do comandante do império americano, que tornou a vitória da Ford sobre a Ferrari nas pistas, sua missão pessoal. Primeiramente Henry entrou em contato com a Lola, que construiu um dos carros mais avançados na época, usando um motor Ford. O acordo seria uma colaboração entre as duas partes, e no final de 1 ano (1963), a Lola cederia seus dois carros para Ford formar sua própria equipe.



Foi criado então, o Ford GT40, que imediatamente passou a correr nas 24 Horas de Le Mans. Após tentar por dois anos, o Ford GT40 finalmente trouxe ao seu criador a tão perseguida coroação em Le Mans, após vencer de forma massacrante a corrida de 1966, chegando nas 3 primeiras colocações, e findando uma sequência de 6 anos de vitórias da Ferrari.

Henry Ford II estava em êxtase.
E o GT40 se tornou um mito instantâneo no mundo inteiro. Depois disso, o GT40 ainda venceu mais três anos seguintes da corrida, se aposentando com honras, em 1969.

E recriado, em 2005!
Nesta versão moderna do lendário GT40, a Ford criou um superesportivo para as ruas, ao contrário do original, que foi projetado para as pistas. E, muito além do design extremamente fiel ao original, sua criação também teve um mote semelhante: foi projetado para superar em todos os aspectos, a Ferrari de rua de maior sucesso na época, a 360 Modena.

Durante todo o projeto do Ford GT, era possível ver uma Ferrari 360 Modena, que foi comprada pela Ford, servindo de benchmarking para o novo superesportivo. Esta Modena pode ser visto nas fotos acima, ao lado de um protótipo do GT ainda na fábrica.
E, depois de finalizada a criação do novo GT, a Ford apresentou-o à imprensa de maneira ousada: em sua pista de testes, disponibilizou sua Ferrari 360 Modena, junto às unidades da sua mais nova obra-de-arte, para os jornalistas tirarem suas conclusões.
Detalhe que, nesta Ferrari, estava colado no seu parachoque, um adesivo dizendo: "Preferiria estar dirigindo um Ford GT".


O adesivo no parachoque da Modena pode ser visto na foto acima.
Brincadeira bem-humorada ou arrogância americana, o fato é que o resultado foi um esportivo espetacular, que na época destruiu a 360 Modena tecnicamente, e mostrou ao mundo novamente a capacidade da Ford Motor Company de produzir um halo-car de primeira classe, quando se junta o esforço necessário para tanto.
Os norte-americanos deixavam claro que, quando a Ford fosse fazer um esportivo, faria bem-feito. Deixavam claro que não iriam ressucitar um mito se não fosse para honrar com sua tradição. Dotado de um V8 5.4 L com sobrealimentação por compressor, disponibilizava 550 hp e acelerava até 60 milhas por hora (96 km/h) em absurdos 3,3 segundos. Tanto é que a Ferrari só voltou a falar de igual com o Ford GT com a F430, e agora com a 458 Italia.


Enzo Ferrari gerou um inimigo poderoso quando resolveu fechar as portas para a Ford. E tal fato refletiu até hoje, com a continuação do lendário GT40. Mas é exatamente devido à atitude temperamental de Enzo que existem no mundo carros como o Ford GT. E à ele, devemos agradecer por isso.

Isso, e pela existência da Lamborghini também.... mas isso aí já é outra longa história....

Alguns dados do GT:

V8 5.4L supercharged
550 hp @ 6500 rpm
68 kgmf @ 3750 rpm
Peso: 1581 kg
0-96 km/h - 3,3 s
Vmáx: 330 km/h


Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com, que teremos prazer em publicá-lo

- Xineis

7 comentários:

  1. Incrivel!
    belissimo avistamento!!!

    queria ver isso acelerando nas ruas!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto e avisamento Xines!

    Mas, ainda prefiro as Ferraris, não tem jeito

    ResponderExcluir
  3. Belo post, Xineis. Muito bom o texto, me lembra a matéria (gringa) que a Quatro Rodas publicou na época do lançamento. O carro realmente tem muita história, foi um belo de um revival.

    Muito bom o adesivo, também, hahaha! Os caras foram arrogantemente bem humorados, hehe.

    Mas acho que tomar a Modena como alvo foi meio overkill. Miraram na Modena e acertaram a Enzo, hahaha!!

    -WS

    ResponderExcluir
  4. valeu pelos cometários galera!

    Jão, sem problemas...
    te conheço faz tempo já! =)

    Concordo que eles deram um overkill na modena..

    Achei bem engraçado o adesivo no parachoque da modena, hahaha..
    concordo que pode até ser um pouco de mal-gosto, mas dizer o que... os caras da Ford pelo menos puderam colocar e comprovar o que diz o adesivo.. =)

    Fiquei bem feliz com este avistamento...
    este era um dos carros do meu portfolio de avistamentos, que eu realmente fazia questão de ver uma vez..! =)

    Ah, perdoem pelos links quebrados nas fotos..

    tentarei consertar hoje...

    ResponderExcluir
  5. Feito!!

    as fotos estão com os links certos, e agora podem ser ampliadas.. =)

    tive que recarregar as fotos e tomar cuidado com o código-fonte na hora de recortar e colar as fotos no post..

    caras, acho que eu estava TÃO cego pela presença do GT, que acabei perdendo um outro avistamento notável:
    reparem na segunda foto do post...
    lá atrás, aparece uma parte de um CARVER de três rodas...!!

    Algo BEM interessante de se ver por aqui....
    na hora até reparei, mas não dei a devida importancia...
    estava mais focado no meu objetivo principal..!

    abs

    ResponderExcluir
  6. mto loko, xxx! bizarro esse de 3 rodas!

    ResponderExcluir
  7. Esqueceu de dizer porque GT40. Devido a altura do carro ter 40 polegadas em relação ao solo.

    Abraços,

    ResponderExcluir