sábado, 12 de março de 2011

[Alto-Giro Avistamentos] Ferrari 458 Italia



O Alto Giro Blog traz hoje, mais uma vez, um avistamento espetacular vindo das ruas da capital paulista.
Depois de muita discussão em torno de seu polêmico design, tive a felicidade de avistar pela primeira vez nas ruas uma Ferrari 458 Italia, rodando na Av. dos Bandeirantes, em São Paulo.
Acredito que, em alguns anos, a 458 será um avistamento menos incomum, assim como é com a 360 e F430 nas ruas hoje em dia. Mas exatamente pelo ineditismo do fato, que trato esse avistamento com tanto carinho!



Estava a rodar tranquilamente pela famosa avenida que corta São Paulo num sábado ensolarado. Num relance que dou no meu retrovisor, vejo um vulto vermelho que rapidamente reconheço, de tanto que analisei e julguei seus faróis esticados e sua entrada de ar dianteira exagerada! Finalmente eu estava prestes a me confrontar com a Ferrari tão comentada e criticada, estava a por à prova todas minhas convicções que tinha acerca desta italiana.

E enfim, ela me alcança.
E fico impressionado!
Ouço seu ronco, admiro-a!

Como um bom blogueiro deve ser, rapidamente saquei minha câmera do porta-luvas. E antes mesmo que minha namorada, que estava no banco do passageiro, esboçasse expressar alguma estranheza diante minha afobação, eu já estava clicando.
Tiro fotos do jeito que dava na hora, no meio do trânsito, um olho no carro da frente, outro no foco da câmera.
Quase-acidentes a toda hora, mas pra um apaixonado por carros, isso tudo vale a pena (até ficar de tocaia pra pegar uns flagras históricos).
Foi percebendo todo esse movimento anormal, que o piloto da 458 muito gentilmente emparelhou do meu lado e fez um sinal com as mãos para eu tirar minhas fotos. Ele deve estar acostumado a esse tipo de assédio. Fiz um gesto que estava filmando, e ele então acelerou pra eu captar o meu vídeo abaixo!


Depois que a Italia vai-se embora, cortando em meio ao trânsito e sumindo por trás desse mundo de carros ordinários, eu tive tempo de refletir e pensar um pouco. Fiquei admirado pela mais nova criação de Maranello, apesar de tanto tê-la criticado em posts passados. Já havia visto a 458 ao vivo, inclusive, estacionada na oficina Frison.


Vê-la rodando nas ruas, no entanto, foi um pouco diferente. Foi um pouco parecido com o que senti quando vi a Ferrari California. Foi possível perceber como toda a geometria da sua carroceria de diversas superficies distintas funciona esteticamente. O efeito visual é impactante.
Comparado à F430, a carroceria da 458 me pareceu ser muito mais complexa. Mas, na minha opinião, não mais bela.


Assim como já foi dito antes à época do seu lançamento, continuo com a opinião de que, mesmo impactante, a F458 ainda continua um pouco desarmônica. Ao vivo, ou nas fotos, sua traseira é confusa, quase caótica. A tripla saída de escape fica estranha... não encaixa como na lendária Ferrari F40. E a dianteira, é um pouco apelativa.

Mas acontece que, por mais crítico que seja, não tem como um entusiasta automotivo não admirar uma obra-prima da engenharia. Por isso a minha reação exagerada ao avistar a nova V8 de Maranello.

Por mais que ache que algumas de suas formas sejam meio incoerentes, até feias.. não tem como alguem que realmente gosta de carros, olhar para uma 458 Italia rodando ao seu lado e desdenhá-la só por que tem uma opinião acerca do seu design.

Por que uma Ferrari certamente é muito mais do que isso.
Assim como já debatido anteriormente, é indiscutível que a 458 Italia tenha uma capacidade técnica avassaladora. Tecnicamente, tenho certeza que a F430 não tenha chances perto de uma 458.
Eu admiro todos os carros que excedam na função que lhes é proposta. Não importa se é um Chevrolet ou uma Ferrari.





Para ver mais do que o Alto-Giro já publicou sobre a 458 Italia, clique aqui!
Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

- Xineis

9 comentários:

  1. Animal, Xineis! Traduziu bem o que eu penso da 458 Italia, também. Todas as (muitas) críticas à parte, não tem como ficar indiferente com uma Ferrari à sua frente (ops, rimou! - hahaha!).

    E ainda conseguiu uns bons momentos em HD, com o som da macchina. Mandou muito bem!

    -WS

    ResponderExcluir
  2. animal, xineis!
    belo avistamento pra movimentar o blog!

    reparei na placa "0458"
    hehe

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu no primeiro vídeo que você teve que parar de filmar? Algum CET? Hehehe. Você me contou, mas eu esqueci.

    -WS

    ResponderExcluir
  4. Valeu galera!!

    Nos vídeos dá pra tentar passar um pouco a sensação de ver o carro ao vivo...
    dá pra tentar perceber um pouco, como funciona a geometria da carroceria...

    No primeiro vídeo foi quando o cara foi bem gente boa, e desacelerou pra eu poder tirar foto...
    pena que não dá pra ver no vídeo, mas ele fez um gesto de "câmera" com as mãos, para que eu pudesse tirar foto...!

    A hora que eu abaixei a câmera, foi pra verificar se a minha câmera estava no modo de foto ou de filmagem... hehehehehe

    eu podia ter editado e recortado essa parte, mas preferi deixar os vídeos inteiros pra mostrar um pouco como é ter um avistamento desses, dirigir, configurar a câmera e tirar fotos e vídeos, tudo ao mesmo tempo..! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Avistamento espetacular, Xines! Não só pelo carro mas pelas imagens que vc conseguiu fazer!

    E eu, como ferrarista que sou e fã da 458 desde que vi sua primeira imagem, to babando aqui.

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! Eu tive o prazer de flagrar uma 458 na minha cidade, na época que várias estavam pegando fogo, na era do "Churrasquinho Italiano"... Foi logo que começaram a chegar ao Brasil.
    Sempre achei a carroceria estranha, com suas linhas, mas Ferrari é Ferrari de qualquer jeito!
    Agora... A Ferrari FF é que vai criar polêmica, na minha opinião... Seria uma BMW Z3 coupé fabricada em Maranello?!
    E para o Rossi, que comentou sobre a placa "0458", tinha uma Ferrari Scudeira 430 aqui em Piracicaba, que pertenceu ao Felipe Massa (E era do mesmo dono da 458), que as placas eram: FSC - 0430 [Ferrari SCuderia 430].

    Parabéns pelo flagrante, xineis!

    ResponderExcluir
  7. Marcelo - zenguinha@hotmail.com31 de março de 2012 11:48

    Muito legal, por incrível que pareça, cruzei com uma 458, na mesma Av dos Bandeirantes, porém a placa era 0458, mas com letras diferentes da FFF, show de bola, muito emocionante o ronco, apesar que o dono desta esta a passeio, ou seja, poucos giros jkk, mas vlw. Filmei em HD tb, se quiser posso te mandar.
    Abs

    Marcelo

    ResponderExcluir
  8. valeu marcelo!
    se puder passar seu registro, publicaremos com prazer!
    Já te respondemos no email que vc indicou no seu nome.

    um abraço

    ResponderExcluir