Além do Evoque, o Q3 concorrerá também com BMW X1 (o supercamelo). Foi se divulgado pela imprensa nacional que o Volvo XC60 também entraria na mira do Q3, mas discordo parcialmente. Apesar de estarem posicionados em faixas de preços semelhantes, o Q3 tem porte e proposta diferentes do XC60. O Volvo é consideravelmente maior, e mais familiar que o jovem Audi. Lá fora, a Buick está lançando o compacto Verano, que a GM proclama como um membro da classe dos SUVs supracitados.
O Q3 tem design típico da Audi, sendo mais anguloso e atarracado que o Q5. Suas linhas são marcantes, mas ao vivo o carro não me impressionou. Não achei tão belo quando o Q5 e muito menos que o Evoque. Mas certamente melhor que o X1.
O Q3 usa a plataforma do Tiguan, a mesma plataforma PQ35 empregada amplamente em toda a linha VW atualmente. Esta mesma plataforma que vai sob a carroceria do Golf/Jetta Mk5 e Mk6, Audi A3 e TT, e alguns SEATs e Skodas. Isso significa que terá motor transversal, ao contrário do longitudinal de seus irmãos maiores Q5 e Q7.
No Brasil, o Q3 deve ser vendido com o famoso 2.0 sobrealimentado por turbocompressor do grupo VW, motor que é disseminado em diversos carros das diversas marcas do grupo. Mas este 2.0 TFSI vai vir com duas calibragens: 170 cv e 28,5 kgmf, que vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, ou 211 cv e 30,5 kgmf, que por sua vez leva 6,9 segundos pra chegar a 100 km/h da imobilidade. Ambos os motores virão casados ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
Segue abaixo, uma avaliação em inglês da Auto Express sobre o Q3. No final, o avaliador prefere o Q3 ao X1, mas não ao Evoque.
- Jackson
Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!
vai vender que nem água
ResponderExcluirConcordo que o Q3 não é tão bonito. O Q5 é o utilitário mais bonito da Audi, de longe, e talvez um dos mais bonitos do mercado.
ResponderExcluirMas se a questão é comprar "SUV" pequeno, é quase um pecado não pegar um Evoque!
-WS
é verdade
ResponderExcluirtenho visto vários evoques na rua, inclusive um com roda aro 20"
é inegável que o SUV é belo!
mas, agora que foi anunciado o (bom) preço de R$ 140 mil reais, concordo com o Rossi:
vai vender que nem água!!
imagino se fosse antes do (ridículo) aumento do IPI... quanto sairia?
130? 125?
Vauxhall are pulling out all the stops this year, they are bringing a new Corsa to the table, the Vauxhall Adam Grand Slam, a new Viva model and a hot Corsa VXR. Then there’s the 2015 Vauxhall Astra of course.
ResponderExcluir