Podemos dizer que os "ladrões de galinha" (que roubam miudezas: estepe, celular, frente de rádio, etc.) seguem muito bem esse princípio.
Eles são oportunistas: se há uma situação em que podem passar a perna em alguém, eles vão passar.
Isso nos leva a outra "lei". A Lei de Murphy.
"Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"
Por que ela tem a ver com furto de estepe?
Porque as montadoras não fazem nada para impedir que isso aconteça.
1) Por que não desenvolvem uma trava de estepe com chave?
Ou no mínimo um buraco para podermos encaixar um cadeado, se quisermos.
Ter que comprar um acessório extra, de origem duvidosa, é ridículo.
2) Por que, em pleno 2012, uma fechadura pode ser aberta com uma simples chave de fenda, sem sequer estragar a lataria do carro?
Enfim, vou tomar a liberdade de criar a "Lei do Estepe".
"Se um estepe pode ser roubado, alguém vai se aproveitar dessa situação e roubá-lo".
Todo ladrão desse tipo é preguiçoso por natureza.
Quanto mais barreiras e dificuldades eles encontrarem para realizar esses pequenos furtos, menos eles vão acontecer.
O problema é que hoje isso ainda é muito fácil. E quem paga o pato somos nós.
O caso do Civic é um grande exemplo. Fizemos uma ampla cobertura aqui no AltoGiro.
Mas quis escrever esse post porque ontem tive meu segundo estepe roubado este ano.
Primeiro em um Corsa 2006, que vendi.
Agora em um Punto 2011, que comprei há 3 meses.
O pior é que essa indústria se auto-alimenta. Se procurar, capaz de eu achar meu estepe pra vender em alguma borracharia, por uma pechincha.
Bom, se as montadoras não têm como mudar o caráter das pessoas, pelo menos poderiam mudar seus produtos, melhorando aspectos básicos de segurança.
Enquanto isso não acontece, melhor eu colar uma placa no meu carro dizendo "Não perca tempo, meu estepe já foi roubado". Os preguiçosos agradecem.
- Rossi
Esse negócio de furto de estepe é f*#a! Dá muita raiva, mesmo.
ResponderExcluirO pior é que só acontece porque tem gente que compra o estepe roubado. Quando começarem a cair em cima dos compradores (receptadores é o que são de verdade!), quem sabe não melhore a situação.
Mas também acho que as montadoras tinham que melhorar a segurança dos carros, ainda mais num país que nem o nosso. Pelo menos a Honda tirou a famigerada fechadura do porta-malas do Civic. Se foi por esse motivo, não sei, mas tiraram.
-WS
nossa, quo b0sta isso mesmo!!
ResponderExcluiré muito frustrante essa situação...
mas acho que isso é uma coisa do nosso país..
eu entendo a sua reclamação, do por que as marcas não fazem o projeto pensando em coibir esse tipo de roubo... mas isso é algo que deve acontecer muito no Brasil, terra do malandro... por isso que existem as travas vendidas como opcionais, mas o projeto do carro, que quase sempre vem de fora (como no caso do punto), não contempla esse tipo de prevenção - especialmente por que os projetistas (europeus, japoneses, etc...) sequer chegaram a pensar nesse tipo de coisa..
mas concordo que, como isso tem acontecido mais e mais, as montadoras aqui deveriam adaptar melhor seus projetos (a famosa "tropicalização"...) para prevenir esse (e outros) tipo de roubo...
enquanto isso não acontece, resto-nos lamentar e aprender mais uma lição no dia-a-dia desse país