quinta-feira, 21 de março de 2013

[AltoGiro F1] GP da Malásia (Pré-GP)


Um iceberg. Foi tudo que Ferrari, Red Bull e Mclaren conseguiram ver na primeira etapa da temporada 2013 da Fórmula 1. Enquanto isso, "Foi uma das corridas mais fáceis da minha vida", declarava ao final o vencedor do GP da Austrália e atual líder do campeonato, o finlandês Kimi "Iceman" Raikkonen. Como havíamos previsto no nosso post do GP da Austrália, a mudança dos pneus para esse ano poderiam surpreender e ser cruciais para determinar o vencedor da corrida. E foram. Raikkonen mais uma vez brilhante na estatégia, com apenas 2 paradas, deixou pra trás com facilidade os atuais favoritos da temporada, o bicampeão Fernando Alonso e o mais novo tricampeão, Sebastian Vettel, que completaram o pódio nas segunda e terceira colocações, respectivamente.

Durante a semana, pudemos ver duas reações muito diferentes entre suas equipes: a Ferrari comemora a melhoria, a aproximação do nível do seu carro para a Red Bull. Deixou isso claro na corrida, com a boa performance também de Felipe Massa, que poderia ter vencido o GP se não fosse, pela centésima vez, prejudicado na estratégia de equipe. Massa terminou a corrida na quarta colocação, compondo 30 pontos para a Ferrari, que lidera o Mundial de Construtores até agora, seguido pela Lotus (com 26 pontos) e Red Bull (23 pontos). Pelo lado da equipe do energético, foi só choradeira. Vettel se explicou diversas vezes, com desculpa que o desgaste dos pneus surpreendeu a equipe e que Raikkonen não está tão forte assim. Muito papo.

Pra finalizar nosso breve relato sobre a corrida da semana passada, podemos dizer que a Mercedes teve bom desempenho, com Hamilton em quinto lugar, empolgado com o que o carro pôde ofereces. Já, pelo lado da Mclaren, as coisas estão brabas. Tanto é que Jenson Button declarou que espera que na Malásia chova, pois a Mclaren teve melhor desempenho com pneus intermediários nas sessões chuvosas da Austrália. A equipe de Woking, além de fazer a dança da chuva,  estreará dois pacotes aerodinâmicos novos nesta corrida. Será que Hamilton acertou na mosca ao sair da equipe ? Ou será que ele ter saído da equipe influenciou negativamente no desenvolvimento do carro ?

Bom, mas estamos aqui pra falar do GP que acontece este final de semana. E, agora, o homem a ser batido, é... Kimi Raikkonen ?!

Não há dúvidas que o finlandês é um excelente piloto e estrategista, e o carro da Lotus está bem melhor em 2013 comparado ao ano passado. Mas, de fato, é muito difícil que Raikkonen repita o triunfo do primeiro GP. O homem a ser batido ainda é Vettel, por ser o campeão e, claro, por possuir o melhor carro. E claro, logo atrás vem Fernando Alonso, que já bateu Vettel no primeiro GP e tem um carro bem melhor que do ano passado. Correndo por fora, caso não seja novamente desfavorecido pela Ferrari em favor de Alonso prejudicado pela estratégia, torcemos para Felipe Massa subir ao pódio pelo menos. Felipe declarou estar muito contente com o bólido desta temporada e que "se entendeu com o carro, coisa que demorou a acontecer no ano passado".

Em 2012, o GP da Malásia foi vencido por Fernando Alonso, depois de uma pole de Lewis Hamilton. Lembrando que, foi nesse GP que Sérgio Perez ganhou atenção dos holofotes, conseguindo um inacreditável segundo lugar com a mediana Sauber. Quem sabe as boas lembranças inspirem o mexicano a ter um melhor resultado que o 11o. lugar que conseguiu na Austrália.

A chuva é sempre um fator extra que esperamos para o GP. Em 2012 choveu. Em 2011, tinha grande ameaça de chuva, mas a corrida foi inteira em pista seca. Neste ano, esperamos que o tempo seja qualquer, tanto que tenhamos muitas emoções para nos recordarmos depois.

Bom GP a todos!

-João

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2013 Petronas Malaysia Grand Prix




Nome do Circuito: Sepang International Circuit
Número de Voltas: 56
Perímetro:  5,543 km
Recorde: 1m34s223 - Juan Pablo Montoya (2004)
Horário da Corrida: 5h , 24/Mar/13 (Domingo)
Treino de Classificação: 5h, 23/Mar/13 (Sábado)
Treino 3: 2h, 23/Mar/13 (Sábado)
Treino 2: 3h, 22/Mar/13 (Sexta-Feira)
Treino 1: 23h, 21/Mar/13 (Quinta-Feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário