domingo, 17 de março de 2013

[AltoGiro] Pequenos prazeres


Ontem fui trocar o óleo do meu carro, e enquanto via aquele óleo velho e preto saindo por baixo do cárter e o óleo novinho, verde quase transparente, sendo colocado, tive uma sensação muito boa na hora!
Foi quando percebi como pessoas que gostam de carros às vezes podem ter alguns pequenos prazeres no dia-a-dia bem incomuns.


Troco o óleo sempre antes da quilometragem indicada, e dessa vez não foi diferente. Minha história já mostrou como a manutenção preventiva vale muito mais a pena que a reparadora. O fato de eu estar colocando um lubrificante novo e saber que isso está fazendo bem para o motor, me trouxe uma sensação de satisfação na hora! Com o óleo novo, parece que o motor gira mais suave, faz menos barulho e até responde melhor! Ok, não sei o quanto dessas impressões foram induzidas falsamente por eu saber que acabei de fazer a troca, mas de qualquer maneira foi gratificante.
Foi quando refleti um pouco, e pensei em como pequenas coisas do cotidiano são prazeirosas no ponto de vista de um entusiasta. Listei mais algumas abaixo:

  • lavar / encerar o carro com suas próprias mãos.
  • fazer pequenos reparos, como lubrificação de juntas, trocas de lampadas, eliminação de ruídos, e descobrir nesse processo como as coisas funcionam no seu carro.
  • acertar a rotação do motor numa redução de marcha - bônus de satisfação se for fazendo punta-taco.
  • encontrar uma seção de pista sinuosa e quase sem trânsito.
  • saber os limites de seu carro pra encaixar aquela ultrapassagem perfeita numa pista simples de mão dupla.

Esses foram algumas pequenas satisfações que pensei agora, e que fazem toda a diferença na vida de quem gosta de carros! Vocês conseguem listar mais algumas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário