quarta-feira, 4 de novembro de 2009

[Alto-Giro] BMW M3 GTS


Audi e AMG, preparem-se pra chorar!
A BMW mostrou hoje as primeiras fotos de seu mais espetacular carro hoje em dia:

BMW M3 GTS


Ao contrário do que muito-se especulava, a nova versão extrema do consagrado M3 recebeu o sobrenome de GTS, diferentemente do seu antecessor, o CSL.
O CSL foi a versão radical do M3 da geração E46, e significava Coupé Sport Lightweight, ou coupé esportivo leve. Agora na geração E90, o M3 GTS é sem dúvida o carro esportivo supremo da marca.
Ao contrário de seus principais concorrentes, que produzem em pequena escala carros exclusivamente superesportivos, com o R8 da Audi e o SLS e SL Black Series, da Mercedes-Benz, a BMW anaboliza o carro da sua linha de veículos que melhor se situa nesse conceito, para trazer aos seus seguidores puristas a versão mais extrema que já se viu no M3.

Nesta versão, o M3 recebe rodas de 19 polegadas de carros de competição, o que se traduz em materiais compostos de alta resistência e baixo peso. Além de belíssimo, são vestidos por pneus 225/35 na frente e 285/30 no par traseiro e montados sob um conjunto de suspensão ajustável.



À frente foi adicionado uma asa de fibra de carbono sob o pára-choque, e na traseira, é impossível não observar o gigantesco aerofólio, composto do mesmo material. Se essas peças adicionais, aos olhos de alguns, podem parecer destoantes ao design do carro, pelo menos estão combinando com o teto do M3, feito também de fibra-de-carbono. Ah, e claro... elas são completamente funcionais e necessárias!

Como esse é um carro para entusiastas esportivos, os engenheiros radicais da BMW Motorsport foram sistemáticos: se livraram de tudo que consideraram desnecessário para alguém que se importa puramente com o desempenho de sua máquina. Ou seja, nós!

Segue a lista dos itens que foram retirados desta versão que custa muito mais:

- bancos traseiros
- sistema completo de ar-condicionado
- rádio e sistema de navegação
- vidros convencionais (substituídos por um composto mais leve)

Sem ar-condicionado num BMW?? Não se preocupe, se a coisa esquentar, pelo menos deixaram o extintor de incêndio! E também uma gaiola tubular interna de proteção.
Além disso, os bancos dianteiros foram substituídos por bancos concha de competição, com cinto de seis pontos. Mais esportivos e (adivinhem... ?) mais leves!


Todo esse esforço abaixou o peso de 1.680kg de um M3 convencional para 1.490kg! Pode não parecer tanto assim, mas 190 kg significam uma redução de mais de 11% no M3!!! E também vale lembrar que a novíssima Mercedes-Benz SLS "Asa-de-Gaivota" pesa 1.600kg!!

O motor dessa máquina será um V8 4.4L, estimados em cerca de 450 hp, combinado a um câmbio de dupla embreagem de 7 marchas. Câmbios de dupla embreagem são um feito sensacional da engenharia, e certamente auxiliam esportivos a cortar alguns centésimos de segundos que seriam perdidos nas trocas de marchas. Mas não deixa de ser um sistema automatizado. A meu ver, eu acredito que um carro desses mereceria um câmbio manual de seis marchas; pé na embreagem, limpo e cru!!


Esse é claramente um carro feito para os entusiastas mais puristas da marca bávara! E estes amantes esperam nada menos do que um esportivo capaz de rivalizar com qualquer outro rival que encontre na autobahn.
Mas para isso, a BMW cobra caro. E muito! Ao preço de 115 mil euros, ou cerca de 170 mil dólares, é realmente um carro exclusivo. Se for para pensar racionalmente, esse carro não faria sentido. Esse valor o coloca na vizinhança de Audi R8 V10, Ferrari F430, Porsche GT2, Lamborghini Gallardo...
Mas se os aficcionados fossem racionais, eles não existiriam!




- Xineis

5 comentários:

  1. monstro! carro de corrida msm!
    vai poder colocar na rua? hehe

    bom ver marcas querendo fazer carros sem frescura, com puro destaque pra engenharia, como o mito McLaren F1, que tanto amamos!

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  2. Nossa, animal! Já se falava mesmo num novo CSL, acabaram só trocando o nome. Se bem que lembro do M3 GTR, uma série especial com motor V8 do E46.

    Esse GTS tá bem legal, gostei do design. Não achei nada cru, não. Deve andar muito. Mas estranho tunarem o motor pra 450 cv, meio tímido esse número.

    Mas esse é um carro pra brigar nas estradas secundárias. Na Autobahn provavelmente ainda perderia pra um SL de 2 toneladas, mas mais de 500 cv, hehe.

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  3. Acho que por cru, ele quis dizer sem frescuras de plástico no interior, etc. Muito loucas essas barras estruturais à mostra dentro do carro. Imagino que o barulho do motor, sem tanto isolamento acústico, deve ser muuuuito louco dentro do carro. E ele deve ser tão leve, que estes 450hp são mais que suficientes pra andar rápido, à la Lotus...

    -Galileu

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  4. cara, acho q passou de 400hp, a briga se dá em outras esferas que não potência

    aí conta peso, troca de marcha, embreagem, aerodinâmica, piloto, etc...

    hehe

    se fosse assim, o Veyron seria deus...coisa que sabemos que não é

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  5. Sim, mas só quis dizer que a Autobahn não seria o domínio desse carro. Tipo, lá vários outros seriam melhores que ele. O negócio dessa M3 GTS é as pistas.

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