sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

[Alto-Giro] Lamborghini Murciélago LP 670-4 Super Veloce


LP 670-4 Super Veloce



É com grande prazer que o Alto-Giro Blog volta ao Olimpo dos supercarros em grande estilo. Isso mesmo: graças a um toque de nossos amigos da Platinuss, fomos conferir em primeira mão esta especialíssima versão do esportivo topo de linha da marca de Sant'Agata Bolognese (Reventón à parte, hehe): o Murciélago LP 670-4 Super Veloce! Por cerca de R$ 2,7 milhões, esta unidade (uma dentre 350 previstas) pode ser sua. O sobrenome longo não é à toa: faz referências à potência do motor, à tração integral e leva o aposto que já designou versões do Miura e da Diablo. Nada mal, hein? Vamos a alguns dados técnicos:


- Motor 6.5 V12 aspirado
- 670 cv @ 8000 rpm
- 67 kgfm @ 6500 rpm

- 0-100 km/h em 3.2 s
- vmax: 342 km/h


Agora, acredite quando eu digo: isso não diz NADA sobre o carro! Os números podem impressionar, mas não chegam nem perto de descrever a sensação de VER esse carro ao vivo. "Sinistro", "monstruoso" e "diabólico" são palavras que vêm à cabeça nesse momento. Sobretudo com essa pintura em preto fosco, um sensacional opcional de vários milhares de euros - que vale cada centavo, diga-se de passagem.

Admito que, quando vi o press release dessa Lambo, lançada no Salão de Genebra de 2009, torci um pouco o nariz para ela. Parecia apenas mais uma versão do Murciélago (provavelmente a última, já que o seu sucessor está a caminho). E, depois do Reventón, achava difícil ficar muito impressionado com outra edição do topo de linha italiano.


Pois bem, mordi minha língua. O carro é simplesmente espetacular, realmente causa comoção em quem o vê pela primeira vez (e eu já tinha visto minha cota de Murciélagos). Uma fera sobre quatro rodas! Cheio de detalhes, este LP 670-4 SV impressiona muito pelo design, em especial nesta configuração de cor/acabamento.

Discrição não é uma das suas qualidades - e ainda bem, pois não combinaria com nenhuma Lambo. O grande aerofólio traseiro é bem old style, dispensando mecanismos eletro-mecânicos de levantamento automático. Em contraste, reparem na modernidade da pequena câmera de ré, localizada um pouco abaixo do emblema da Lamborghini. Se bem que, num carro desses, não se pode chamar isso de item de conforto, mas sim de primeira necessidade. Imagine-se acertando um daqueles postinhos de estacionamento com seu Batmóvel de R$ 3 mi!

A traseira lembra imediatamente o Reventón, que adota recortes bruscos por toda sua carroceria, mas curiosamente não na tampa do motor, como é o caso deste SV. De forma semelhante, suas lanternas traseiras adotam elementos em forma de setas (também presentes nos novos Gallardos):

(Não parecem aqueles símbolos de material radioativo?)

Outros elementos no exterior merecem destaque, como as reentrâncias dianteiras...

... e as rodas negras, bem ao espírito do carro, ladeadas pelo emblema SV:


Não dá pra esquecer, é claro, da enorme "ponteira" de escape, que é maior do que a grade de alguns carros por aí.


O interior, com as soleiras de fibra-de-carbono (reparem no freio-de-mão, à esquerda do motorista e na padronagem de setas bordada no banco)...


... é quase completamente forrado de couro Alcântara. De resto, o mesmo do Murciélago "convencional". Ponto negativo para a tela central, que mais parece tirada da Sta. Ifigênia. Algo completamente perdoável, diga-se de passagem, hehe.

Normalmente, nós costumamos nos lamentar por não poder passar impressões ao volante em nossos posts. Posso dizer que, pelo menos para mim, este não é o caso. Óbvio que gostaria de dirigi-lo, mas imagino que seria o mesmo que dirigir um Murciélago "comum". O destaque deste exemplar em particular é a sensação que ele causa em seus espectadores. E é o que espero ter conseguido passar neste espaço, mesmo que só um pouquinho. Quer experimentar isso? Torça para o comprador deste verdadeiro monstro passar por você!

Para finalizar, fiquem com este pequeno vídeo da besta-fera!




-WS
Equipe Alto-Giro

5 comentários:

  1. Para vocês que tanto gostam de carro, vamos refletir um pouco sobre a qualidade da gasolina brasileira, seu impacto direto sobre o desempenho e manutenção dos nossos carros e sobre nosso castigado meio ambiente. Acesse o http://www.dezeroacem.com/ , leia matéria e dê sua opinião. Quanto ao Murciélago, ainda bem que existe a Gasolina PODIUM !

    ResponderExcluir
  2. sinistro!!

    talvez essa seja a palavra mais apropriada pra descrever o Murci SV...

    vendo ao vivo, é algo indescritível.. lembro bem do momento quando entramos na loja e nos deparamos de cara com esse monstro... lembro como ficamos absolutamente sem ar, paralisados, olhando para ele como se o carro fosse uma ameaça e fosse nos devorar se nos mexêssemos...

    ResponderExcluir
  3. essa pintura fosca SUGA todo e qualquer raio de luz que incide sobre ele. Quase não existe reflexo no carro...

    se colocassem esse carro numa câmara escura, e ligarmos uma lanterna, talvez só fossemos vê-lo por causa dos faróis, lanternas e vidros...!!

    ResponderExcluir
  4. animal!
    belo post wilsao!

    esse carro é mto doido mesmo.
    daqui a pouco alguem compra e pra ver de novo, só na Av Europa (igual o Valentino Balboni)!
    hehehe

    esse carro é mto invocado.
    tem uma puta presença.
    o Zonda amarelinho do lado parecia uma criança indefesa do lado de um marginal

    huehuheueh

    Obrigado à Platinuss!

    ResponderExcluir
  5. sua descrição ficou muito boa wilsão, então só complementei o post com mais fotos! =)


    belo post cara, abs!

    ResponderExcluir