sábado, 24 de julho de 2010

[Alto-Giro] QRX 2010 - Parte II: Test Drive - SLK 55 AMG

Hoje continuamos nossa série de posts sobre o Quatro Rodas Experience 2010, com bastante algum atraso, hehe. A imagem abaixo já diz muito sobre o carro que dirigi:


"AMG". Três letras que significam muito para fãs de carros no mundo inteiro. Velocidade, potência, até brutalidade. E, para mim, ainda têm um significado pessoal, já que tive a oportunidade de trabalhar nessa espetacular fábrica de foguetes sobre rodas, onde deixei alguns bons amigos. Acho que dá pra imaginar o quanto eu estava ansioso para dirigir esse pequeno roadster com um enorme motor V8.

Além da expectativa em dirigir o carro em si, ainda era minha primeira vez num autódromo - ou, melhor dizendo, NO autódromo, já que Interlagos é um dos meus circuitos favoritos. Tinha acabado de dirigir o Punto T-Jet (assunto para um post futuro), e lá estava eu mais uma vez, pronto para entrar no SLK. Vejam o bichinho chegando, só esperando por mim:


Entrei e me acomodei no banco esportivo de ajustes elétricos. O interior é tipicamente Mercedes - era até difícil dizer que era um AMG, olhando por dentro. Algumas aceleradas de leve e o motor decepciona um pouco: seu ronco não chega nem perto do de um SL 55, que tinha o mesmo motor, mas com um compressor mecânico, o que tornava o seu ronco mais agressivo e "soprado".


Mas chega de observar: é hora de sair dos boxes e iniciar a primeira das 3 voltas a que tinha direito. Última coisa antes de "largar": abrir a capota - isso intensifica ainda mais a experiência de pilotar no autódromo, além de ser uma oportunidade rara, já que no Brasil quase não se vê conversíveis.

Se o ronco do motor não empolgou nas aceleradas de leve que dei com o carro parado, andando a história é outra. Novamente, não se compara ao 55 Kompressor ou aos viscerais AMG 63, mas é digno de um esportivo de 360 cv. Potência que deixa o SLK, de tração traseira, como toda Mercedes de verdade, razoavelmente arisco. Mas bem de leve, já que o ESP e o ABS não te deixam passar da conta. Nas retas, contudo, esses sistemas não precisavam intervir, e as acelerações vigorosas davam gosto de ver. Era preciso autocontrole para não exagerar, já que o evento não era um curso de pilotagem, mas sim uma oportunidade de dar algumas voltas no autódromo, sempre ao lado de um instrutor.


Mesmo assim, curvas "cantando pneu" eram permitidas - desde que você tivesse coragem de fazê-las, claro. O "S do Senna" chega a intimidar, se comparado ao que vemos pela TV, pois é uma seqüência de curvas em forte declive. Não há como conter a felicidade ao fazer o pinheirinho ou o laranjinha, como os pilotos de F-1. Mas a parte mais legal, sobretudo com esse SLK AMG, era o trecho de aceleração ininterrupta, do fim do mergulho à reta dos boxes.

Não pude nem confirmar, nem negar totalmente alguns dos preconceitos que tinha com o SLK: por exemplo, por ser um carro tão pequeno com um motor frontal tão grande, imaginava que ele não seria bom de curvas. Na verdade, para "pilotos" de fim de semana como eu, que não chegam a testar o limite dos carros, é difícil afirmar isso. O carro é bastante neutro com ESP ligado, e não pude perceber saídas de frente exageradas, como cheguei a supor. Além disso, o carro não destracionava a toda hora, apesar dos 360 cv despejados apenas nas rodas traseiras.

Minha conclusão é que o SLK AMG pode até ser um pouco pior do que a BMW Z4 M original na pista, tão louvada que era, mas você dificilmente vai perceber isso. A não ser que seja um piloto profissional, ou pelo menos uma amador mais experimentado.

A sensação extremamente positiva desse test-drive me fez até relevar as falhas de organização do evento (expostas no primeiro post), e posso afirmar que torço bastante para que a Quatro Rodas continue dando oportunidades como essas aos entusiastas pelos próximos anos. Quem sabe até alguma outra revista não se anime a fazer um evento parecido?

Um "piloto" feliz!

Link para o primeiro post.

-WS
Equipe Alto-Giro

2 comentários:

  1. PQP, que animal wilsão!!

    No momento que abriu a inscrição pro SLK, me coçou MUITO pra eu comprar mais um test-drive com ele, como vc fez...
    mas como eu já tava com o punto t-jet comprado, meu bolso falou mais alto, e vou deixar pro ano que vem (se tiver...)

    Por isso que admito que senti uma (bela) ponta de inveja quando vc falou que comprou esse test-drive (que aliás, fui eu que te avisei, heheheh... parte desse test-drive é meu!! =) )


    animal seu test-drive e seu post!
    É bem o que vc falou... gostamos tanto de falar, opinar, criticar sobre a perfeição absoluta que um esportivo ideal deve ter, que para pilotos inexperimentados como nós, isso pouco faria diferença...

    mas acredito que se estivéssemos no mercado pra comprar um esportivo como esse, já teriamos ALGUMA experiencia pra poder diferenciar um modelo mais equilibrado de outro...

    espetacular!! parabéns por suas voltas, seu texto, fotos e vídeos!!

    ResponderExcluir
  2. aee!

    animal, wilsao!

    acho que faltou dizer a velocidade maxima atingida
    heheh

    a aceleraçao dele é forte? dá aquela colada no banco?

    deve ser animal nao só dirigir um esportivo desses, mas fazer isso em um autódromo que você sabe que já guiaram lendas do automobilismo!

    ResponderExcluir