quarta-feira, 22 de julho de 2009

[Alto-Giro Avistamentos] Ferrari California


FERRARI CALIFORNIA

Muitos não a consideram uma Ferrari de verdade, e julgam-na como sendo mais um produto pra gerar lucro para a marca. Na época de seu lançamento, foi muito comparada à Dino, que era a menor Ferrari na sua época, e pelo seu posicionamento de mercado, a comparação não é muito errada.

Admito que, no momento de vi suas fotos pela primeira vez, critiquei cegamente sua proposta, e assim como muitos, classifiquei-a como um produto destinado ao público que compra uma Ferrari somente pelo status que a marca representa, e não por realmente desejar um puro carro esportivo. E pelas fotos, eu somente lamentava o design da California, assim como desgosto do design de todas as Ferraris atuais, exceto a F430.



Mas, como disse, eu estava cego ... depois de ver a California parada, na minha frente, passei a aprecia-la muito mais. Agora acredito estar enganado ao dizer que a California não devia ser considerada uma Ferrari.. agora penso exatamente o oposto...!

Afinal, o que é “ser Ferrari” ?? Outras Ferraris atuais representam o ápice dos esportivos, estando sempre entre os melhores de suas respectivas classes. A 599 GTB Fiorano é tecnicamente dos melhores V12 que existem hoje em dia. A F430 fica pareada com a Gallardo, sendo melhor e pior em diferentes quesitos, mas também, entre os melhores de sua classe (esportivos de cerca de US$ 200k). E a California...?

Acredito que a proposta da California não é a de um superesportivo de motor central-traseiro para disputar centésimos de segundos numa pista... para isso já existe a F430... e principalmente a Scuderia...

Sua própria concepção, conversível, e ainda mais de capota rígida, é uma negação à este conceito!!

Todo o avanço tecnológico da F430 (que por sua vez, herdou parte desse avanço da Enzo...) está lá.... o manettino, injeção direta de gasolina, a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades... e até o motor!!! Neste caso, o motor foi desenvolvido a partir do V8 da F430, e produz aqui 460 cv dos mesmos 4.3L.

A California foi feita para ser um Gran Turismo pequeno e leve, quase como sendo um mini-599GTB.... só que conversível.... tudo isso sem perder contato com a longeva herança GT que a Ferrari têm. Uma Ferrari histórica que podemos relacionar, logo de cara, é a 250 GT California !!

Voltando um pouco ao próprio conceito de um esportivo Gran Turismo, é mais apropriado relacionar a California à grandes viagens intercontinentais, voltado ao prazer de dirigir um carro esportivo, mas sem abdicar completamente do conforto, necessário para uma jornada dessas... vale sempre lembrar que, se o conceito de “viagens continentais” pode soar estranho, à época que surgiu o termo “Gran Turismo”, tal cruzada se limitava basicamente às fronteiras do continente Europeu.

E é por isso que acredito que a California representa muito bem as tradições da Ferrari, por resgatar um pouco desse espírito nostálgico, um tanto irrelevada hoje em dia pela importância que o público dá a números absolutos de desempenho e comparativos contra outros esportivos tecnicamente igualmente sensacionais.


Pois então, foi com esse conflito de definições e emoções, que tive meu primeiro contato com a Ferrari California. Avistada na mesma garagem dos sonhos, perto do parque do Ibirapuera. Novamente, agradeço ao meu grande amigo Artur por me proporcionar esse encontro, e tenho certeza de ser um dos poucos privilegiados que já viram uma Ferrari California nas ruas brasileiras! Esta mesma garagem já foi responsável pelo avistamentos, aqui no Alto-Giro blog, de máquinas como Mercedes SL63, Nissan GTR, Lamborghini Gallardo Spyder e Porsche Carrera GT!!!

Como é possível ver na foto acima, esta California está com as rodas opcionais de 20", de onde dá pra ver seus belíssimos freios de cerâmica-carbono, estes de série!

Nestas duas fotos de seu interior, é possível ver a (ótima) qualidade de contrução do interior da California, com todas as superfícies forradas em couro. Na foto da esquerda, vale notar as opções do câmbio, por botões, no console central, onde está também o botão de abertura da capota, acima do comando dos vidros; o grande console multimídia, com GPS integrado; o manettino e o botão de partida, no volante; e as borboletas do câmbio, atrás do volante!
Além disso, a foto da direita mostra a incrição estilizada California, igual à utilizada nas placas de carros do estado americano, e ao lado, uma plaquetinha onde expõe o desenho do perfil de uma Ferrari de F1, com as inscrições "F1 CONSTRUCTOR'S WORLD CHAMPION 2009" !

Infelizmente, ambas fotos saíram muito ruins, devido ao reflexo do flash da câmera.

Algumas curiosidades deste modelo avistado:
O carro estava riscado, na entrada de ar abaixo do logotipo da Pininfarina, como se vê na foto da esquerda. Além disso, a foto da direita mostra que estava com uma película adesiva protetora, da mesma cor do carro, na parte da frente.




Na opinião deste blogger, a California está longe de ser a Ferrari mais bonita. Na época de seu lançamento, no final do ano passado, suas fotos pouco me cativaram. Mas este é o típico caso de um carro que passa a se gostar cada vez mais de seu design, com o tempo. E vendo ao vivo, aquela impressão passou instantaneamente. Ao vivo, o seu desenho faz muito mais sentido, é muito mais fluido e conexo do que mostram as fotos. Suas proporções são muito boas, com uma frente longa abrigando o motor central-dianteiro, e uma traseira curta.

O desenho de sua traseira foge um pouco do padrão da Ferrari. Os escapes quádruplos, empilhados duplamente nos dois lados, são únicos. A localização do pisca, luz de freio e refletor também é novidade, sendo agregada ao pára-choque, com uma seção de plástico preto central conectando os dois lados. Esteticamente, a traseira está muito bonita!

Novamente, o Alto-Giro blog teve o privilégio de chegar tão perto de uma máquina tão exclusiva nas ruas brasileiras; muitos vão dizer que se trata da Ferrari de entrada, e que ela por si só não é tão representativa assim... mas quem se importa com o que os outros dizem!? Fico feliz pela oportunidade de contato com uma Ferrari, e nunca deixarei de registrar e anunciar tal fato!

Pra terminar, o vídeo do funcionamento da capota, junto com um breve resumo técnico:



Ferrari California

- V8 4.3L central-dianteiro
- 460 cv @ 7500 rpm
- 49 kgfm @ 5000 rpm
- Câmbio de dupla embregagem de 7 velocidades
- 0-100km/h em "menos de 4,0s", segundo a Ferrari
- Vmax: 310 km/h
- Peso: 1.630 kg (expressivos 180kg a mais que a F430!!)


- Xineis


Veja todos os avistamentos do Alto-Giro Blog aqui

9 comentários:

  1. Xineis, o paparazzo do Alto-Giro! Belo artigo, cara, ficou muito bom, mesmo. Esse avistamento merecia algo assim.

    Eu tinha te falado que ao vivo é diferente lembra? Comigo aconteceu a mesma coisa: torcia o nariz pra ela nas fotos, mas pessoalmente é bastante cativante. Na que eu vi, as rodas eram outras. Achei essas aro 20 escurecidas animais!

    Ah, esse interior tá muito bom, mesmo. Só dispensaria a parte central em vermelho. Na verdade, pegaria em bege, que nem da que eu vi, mas sem desmerecer o preto com costura vermelha. Acho que é o melhor trabalho da Ferrari num interior. Pude ver bem de perto, com a capota abaixada, e impressiona.

    Mas, cara, você não pode falar do risco! Vai afastar compradores, hahaha! A película da frente não era transparente, não?

    Parabéns, Xina!

    WS

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  2. PORRA, xineis!

    arregaçou!

    hahaha

    caralho

    eu sempre achei da hora essa california...nao minha preferida, mas nao tinha a mesma opniao dos críticos...


    mas é sempre assim com esses carrões...AO VIVO é AO VIVO!

    como a gnt ta mto acostumado a ver foto em revista e na net, olha e não se impressiona tanto

    mas esses carros são feitos à mão né....então cada detalhe é animal ao vivo

    parabéns, xineis

    continue frequentando essa garagem!

    e me leva la!!

    hhaha

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  3. PQP!!! Eu quero a profissão do dono desta garagem...

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  4. hahahahah, valeu mesmo pelos comments, galera!!

    pois é
    essa é a garagem dos sonhos
    a profissão desse cara é decidir qual carro fodido ele vai importar no mes que vem... e pegar e dar um rolê com esses carros!!
    haahahahah


    realmente rossi
    ao vivo, é ao vivo
    é muito fácil criticar qualquer coisa
    ao ver ao vivo, não tem como não respeitar... nesse caso, foi muito além... mudei meu conceito em relação ao carro.. passei a admirá-lo!

    wilsão
    a película não é transparente.. é da cor do carro mesmo...
    e acho que faz muito bem
    é praticamente imperceptível, e com certeza protege o carro de pedregulhos e risquinhos..

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  5. wilsão, concordo tbm em relação ao couro bege..
    mas enfim... esse carro é sensacional ao vivo. É legal ver detalhes, como por ex o farol dianteiro... o pisca é composto por vários mini-leds, que juntos, formam o pisca inteiro... as luzes de posição são vários leds tbm, como os Audis...

    legal ver a qualidade de seu interior... o capricho de colocar a plaquetinha de campeão de construtores de 2009...

    essa garagem é animal... e o melhor, é saber que é uma fonte incessante de avistamentos!! =)

    abs, e muito obrigado pelos comentários!

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  6. Olha o preço da criança!

    2.100.000!

    http://www.soveiculos.com.br/v2/content.php?page=detalhe&id=15804

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Parabéns pelo excelente post e pelo blog!!
    Abraços

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  9. obrigado Carlos! Continue entrando em nosso blog! Mantemos-o sempre atualizado, com esse perfil que vc já viu.

    Caso tenho algo interessante e deseje que publiquemos, envie para altogiroblog@gmail.com

    um abraço

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