Muitos não a consideram uma Ferrari de verdade, e julgam-na como sendo mais um produto pra gerar lucro para a marca. Na época de seu lançamento, foi muito comparada à Dino, que era a menor Ferrari na sua época, e pelo seu posicionamento de mercado, a comparação não é muito errada.
Admito que, no momento de vi suas fotos pela primeira vez, critiquei cegamente sua proposta, e assim como muitos, classifiquei-a como um produto destinado ao público que compra uma Ferrari somente pelo status que a marca representa, e não por realmente desejar um puro carro esportivo. E pelas fotos, eu somente lamentava o design da California, assim como desgosto do design de todas as Ferraris atuais, exceto a F430.
Mas, como disse, eu estava cego ... depois de ver a California parada, na minha frente, passei a aprecia-la muito mais. Agora acredito estar enganado ao dizer que a California não devia ser considerada uma Ferrari.. agora penso exatamente o oposto...!
Afinal, o que é “ser Ferrari” ?? Outras Ferraris atuais representam o ápice dos esportivos, estando sempre entre os melhores de suas respectivas classes. A 599 GTB Fiorano é tecnicamente dos melhores V12 que existem hoje em dia. A F430 fica pareada com a Gallardo, sendo melhor e pior em diferentes quesitos, mas também, entre os melhores de sua classe (esportivos de cerca de US$ 200k). E a California...?
Acredito que a proposta da California não é a de um superesportivo de motor central-traseiro para disputar centésimos de segundos numa pista... para isso já existe a F430... e principalmente a Scuderia...
Sua própria concepção, conversível, e ainda mais de capota rígida, é uma negação à este conceito!!
Todo o avanço tecnológico da F430 (que por sua vez, herdou parte desse avanço da Enzo...) está lá.... o manettino, injeção direta de gasolina, a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades... e até o motor!!! Neste caso, o motor foi desenvolvido a partir do V8 da F430, e produz aqui 460 cv dos mesmos 4.3L.
A California foi feita para ser um Gran Turismo pequeno e leve, quase como sendo um mini-599GTB.... só que conversível.... tudo isso sem perder contato com a longeva herança GT que a Ferrari têm. Uma Ferrari histórica que podemos relacionar, logo de cara, é a 250 GT California !!
Voltando um pouco ao próprio conceito de um esportivo Gran Turismo, é mais apropriado relacionar a California à grandes viagens intercontinentais, voltado ao prazer de dirigir um carro esportivo, mas sem abdicar completamente do conforto, necessário para uma jornada dessas... vale sempre lembrar que, se o conceito de “viagens continentais” pode soar estranho, à época que surgiu o termo “Gran Turismo”, tal cruzada se limitava basicamente às fronteiras do continente Europeu.
E é por isso que acredito que a California representa muito bem as tradições da Ferrari, por resgatar um pouco desse espírito nostálgico, um tanto irrelevada hoje em dia pela importância que o público dá a números absolutos de desempenho e comparativos contra outros esportivos tecnicamente igualmente sensacionais.
Pois então, foi com esse conflito de definições e emoções, que tive meu primeiro contato com a Ferrari California. Avistada na mesma garagem dos sonhos, perto do parque do Ibirapuera. Novamente, agradeço ao meu grande amigo Artur por me proporcionar esse encontro, e tenho certeza de ser um dos poucos privilegiados que já viram uma Ferrari California nas ruas brasileiras! Esta mesma garagem já foi responsável pelo avistamentos, aqui no Alto-Giro blog, de máquinas como Mercedes SL63, Nissan GTR, Lamborghini Gallardo Spyder e Porsche Carrera GT!!!
Como é possível ver na foto acima, esta California está com as rodas opcionais de 20", de onde dá pra ver seus belíssimos freios de cerâmica-carbono, estes de série!
Além disso, a foto da direita mostra a incrição estilizada California, igual à utilizada nas placas de carros do estado americano, e ao lado, uma plaquetinha onde expõe o desenho do perfil de uma Ferrari de F1, com as inscrições "F1 CONSTRUCTOR'S WORLD CHAMPION 2009" !
Infelizmente, ambas fotos saíram muito ruins, devido ao reflexo do flash da câmera.
O carro estava riscado, na entrada de ar abaixo do logotipo da Pininfarina, como se vê na foto da esquerda. Além disso, a foto da direita mostra que estava com uma película adesiva protetora, da mesma cor do carro, na parte da frente.
Na opinião deste blogger, a California está longe de ser a Ferrari mais bonita. Na época de seu lançamento, no final do ano passado, suas fotos pouco me cativaram. Mas este é o típico caso de um carro que passa a se gostar cada vez mais de seu design, com o tempo. E vendo ao vivo, aquela impressão passou instantaneamente. Ao vivo, o seu desenho faz muito mais sentido, é muito mais fluido e conexo do que mostram as fotos. Suas proporções são muito boas, com uma frente longa abrigando o motor central-dianteiro, e uma traseira curta.
Novamente, o Alto-Giro blog teve o privilégio de chegar tão perto de uma máquina tão exclusiva nas ruas brasileiras; muitos vão dizer que se trata da Ferrari de entrada, e que ela por si só não é tão representativa assim... mas quem se importa com o que os outros dizem!? Fico feliz pela oportunidade de contato com uma Ferrari, e nunca deixarei de registrar e anunciar tal fato!
Pra terminar, o vídeo do funcionamento da capota, junto com um breve resumo técnico:
Ferrari California
- V8 4.3L central-dianteiro
- 460 cv @ 7500 rpm
- 49 kgfm @ 5000 rpm
- Câmbio de dupla embregagem de 7 velocidades
- 0-100km/h em "menos de 4,0s", segundo a Ferrari
- Vmax: 310 km/h
- Peso: 1.630 kg (expressivos 180kg a mais que a F430!!)
- Xineis
Veja todos os avistamentos do Alto-Giro Blog aqui
Xineis, o paparazzo do Alto-Giro! Belo artigo, cara, ficou muito bom, mesmo. Esse avistamento merecia algo assim.
ResponderExcluirEu tinha te falado que ao vivo é diferente lembra? Comigo aconteceu a mesma coisa: torcia o nariz pra ela nas fotos, mas pessoalmente é bastante cativante. Na que eu vi, as rodas eram outras. Achei essas aro 20 escurecidas animais!
Ah, esse interior tá muito bom, mesmo. Só dispensaria a parte central em vermelho. Na verdade, pegaria em bege, que nem da que eu vi, mas sem desmerecer o preto com costura vermelha. Acho que é o melhor trabalho da Ferrari num interior. Pude ver bem de perto, com a capota abaixada, e impressiona.
Mas, cara, você não pode falar do risco! Vai afastar compradores, hahaha! A película da frente não era transparente, não?
Parabéns, Xina!
WS
PORRA, xineis!
ResponderExcluirarregaçou!
hahaha
caralho
eu sempre achei da hora essa california...nao minha preferida, mas nao tinha a mesma opniao dos críticos...
mas é sempre assim com esses carrões...AO VIVO é AO VIVO!
como a gnt ta mto acostumado a ver foto em revista e na net, olha e não se impressiona tanto
mas esses carros são feitos à mão né....então cada detalhe é animal ao vivo
parabéns, xineis
continue frequentando essa garagem!
e me leva la!!
hhaha
PQP!!! Eu quero a profissão do dono desta garagem...
ResponderExcluirhahahahah, valeu mesmo pelos comments, galera!!
ResponderExcluirpois é
essa é a garagem dos sonhos
a profissão desse cara é decidir qual carro fodido ele vai importar no mes que vem... e pegar e dar um rolê com esses carros!!
haahahahah
realmente rossi
ao vivo, é ao vivo
é muito fácil criticar qualquer coisa
ao ver ao vivo, não tem como não respeitar... nesse caso, foi muito além... mudei meu conceito em relação ao carro.. passei a admirá-lo!
wilsão
a película não é transparente.. é da cor do carro mesmo...
e acho que faz muito bem
é praticamente imperceptível, e com certeza protege o carro de pedregulhos e risquinhos..
wilsão, concordo tbm em relação ao couro bege..
ResponderExcluirmas enfim... esse carro é sensacional ao vivo. É legal ver detalhes, como por ex o farol dianteiro... o pisca é composto por vários mini-leds, que juntos, formam o pisca inteiro... as luzes de posição são vários leds tbm, como os Audis...
legal ver a qualidade de seu interior... o capricho de colocar a plaquetinha de campeão de construtores de 2009...
essa garagem é animal... e o melhor, é saber que é uma fonte incessante de avistamentos!! =)
abs, e muito obrigado pelos comentários!
Olha o preço da criança!
ResponderExcluir2.100.000!
http://www.soveiculos.com.br/v2/content.php?page=detalhe&id=15804
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente post e pelo blog!!
ResponderExcluirAbraços
obrigado Carlos! Continue entrando em nosso blog! Mantemos-o sempre atualizado, com esse perfil que vc já viu.
ResponderExcluirCaso tenho algo interessante e deseje que publiquemos, envie para altogiroblog@gmail.com
um abraço