quarta-feira, 14 de outubro de 2009

[Alto-Giro] Ferrari 458 Italia - Considerações

FERRARI 458 ITALIA


A Ferrari apresenta a tão aguardada substituta da F430/360!

O Alto-Giro Blog já trouxe a seus leitores, informações antes e no momento de lançamento, e fotos dos detalhes do carro. Mas como já foi comentado aqui anteriormente, nem sempre belos detalhes se unem para formar um conjunto harmonioso. Este post tem a intenção de colocar a opinião deste blogger sobre a nova Ferrari. Opiniões diversas são bem vindas nos comentários!



O desenho da 458 Italia é muito discutível! Para mim, o estilo dos V8's central-traseiros da Ferrari sempre foi de um desenho impecável, belíssimo, apaixonante, com linhas fluidas e conexas, proporções quase perfeitas e detalhes que pareciam esculpidos... para mim, essas Ferraris sempre tiveram um design que despertasse alguma reação inconsciente, algo quase luxuriante e culposo.... como admirar e desejar aquela mulher sensacional que não te pertence... era quase um pecado.


A 458 é bonita. Linhas nervosas e muito esportivas. Está na cara que é uma Ferrari! Mas não consegui despertar essa mesma sensação, que já tive com a F355, 360 e F430 ....
Deixou-se de lado a importância na delicadeza e elegância no seu desenho. A 458 Italia apresenta um design muito mais agressivo e apelativo do que a linguagem estilística anterior. Seus faróis "nervosos" parecem olhar o carro da frente como se fosse seu inimigo, e são um tanto exagerados no tamanho. O pára-lama dianteiro é muito pronunciado, o que me lembra um pouco o do Corvette C3. Esse efeito já existia na 360 e F430, mas de maneira mais suave. O início, a subida do vinco, do pára-lamas traseiro, está muito adiantada! Isso faz com que todo o pára-lama traseiro, e a caixa de roda, pareçam desproporcionalmente enormes!

Essa impressão é reforçada pelas pelos vincos nas portas, fazendo com que a seção central pareça estreita e a seção traseira pareça muito larga... quase como um desses carros de brinquedo ou de desenho animado, onde a seção traseira e as rodas traseiras, caricaturamente, são imensamente desproporcionais em relação ao resto do carro. E bem parecido com o Artega GT! Vejam a foto abaixo.




Parece que a Ferrari está querendo fazer o papel da Lamborghini, entre os bad boys dos esportivos.... não acho que este seja o caminho certo pra Ferrari.
A impressão que eu tenho é que, neste carro, a Pininfarina deixou um pouco de lado la passione na hora de desenhar e se concentrou em deixar o novo carro muito... agressivo!
Parece um carro conceito. E por outro lado, também parece um carrinho da Hot Wheels.



A meu ver, estilisticamente, as entradas de ar do lado dos faróis são desnecessárias. Mesmo que sejam funcionais, a meu ver ficou mais um agente poluidor no design do que algo inovador ou esportivo. Acredito que a Pininfarina poderia ter encontrado uma solução mais harmoniosa.

Sua traseira está destoante! Seguindo um pouco as linhas da Ferrari Califórnia, a seção posterior está mais alta em relação às antecessoras. Apresenta agora também a lanterna redonda única que se estende em sua parte superior sobre a traseira, tendência inaugurada pela 599 Fiorano. No entanto, a Itália possui linhas confusas e desarmônicas. As duas aberturas, do lado de cada lanterna, são estranhas, e não combinam com nenhuma parte do carro. Da mesma maneira, as linhas do para-choque e o recorte da abertura do extrator são destoantes, e poderiam ter sido traçadas de maneira mais simples. O escape triplo completa a bagunça visual na traseira. A meu ver, esta é a parte menos harmônica do carro. André (Galileu), um de nossos parceiros / leitores, nos deu a dica de uma semelhança técnica muito relevante da traseira da 458 Italia.


No entanto, estas foram todas considerações de um autor que esperava nada menos do que a semi-perfeição estética num novo lançamento da Ferrari. Mas não fiquei decepcionado. Digo tudo isso talvez por que não fiquei abismado com o seu desenho, da mesma maneira que fiquei quando vi suas antecessoras. Mas não deixa de ser belo! Não deixo de cobiçá-lo, nem respeitá-lo. Só parece que ficou um pouco a sensação de “quero-mais”...


Em termos de técnica e desempenho, acho que pouco se tem a discutir em relação à 458. Certamente a Itália é muito superior à F430, e já se situa em uma nova geração no mercado de superesportivos, à frente da Lamborghini Gallardo, sua concorrente mais direta.
Já incorpora inovações técnicas e construtivas que a colocam à frente de seu tempo. Seu nariz, dentro da grade dianteira, possui pequenas abas (winglets) de material aeroeslástico que se deformam de acordo com a velocidade, gerando mais ou menos pressão aerodinâmica e reduzindo ou aumentando a área da abertura do radiador, alterando assim o arrasto que esta seção produz. Esta é uma solução simples e genial, e que com certeza será copiada por seus concorrentes no futuro.

Seu novo motor V8 de 4.499 cilindradas cúbicas é a primeira unidade de injeção direta a ser montada em posição central-traseira. Durante o projeto deste motor, muita atenção foi dada à redução do atrito dos componentes internos, o que resulta em maior eficiência, ou seja, maior potência e menor consumo de combustível ao mesmo tempo. Queimar apenas 1 litro de gasolina Premium a cada 7,3 km percorridos em ciclo combinado, é uma marca impressionante, se pensamos se tratar de um V8 4,5L que gira a até mais de 9.000 rpm!!
Tal usina de força produz 570 cv @ 9.000 rpm (!!), que vem de uma relação impressionante de 127 cv/litro, a melhor marca histórica não só da Ferrari, mas de todo o segmento do mercado! Se torque máximo de 55 kgmf @ 6.000 rpm também impressiona. Para canalizar toda essa força, foi aplicada uma transmissão de embreagem dupla com sete velocidades. Dessa maneira, seus 1380 kg (um VW Jetta pesa 1431 kg!) são impulsionados da imobilidade até 100km;h em menos de 3,4 s, segundo a Ferrari!! Um tempo excepcional, superior à da Ferrari Enzo, por muitos considerada a maior referência técnica da casa de Maranello até hoje. Sua velocidade máxima também é impressionante, na marca de 325 km/h.

Junto à essa capacidade de aceleração, já é possível prever uma agilidade dinâmica excepcional, devido à sua ótima distribuição de peso, com 58% do peso no eixo traseiro, e à rigidez estrutural de seu chassi, de alumínio e ligas avançadas, construído com técnicas derivadas de tecnologia aeroespacial.
Também auxiliam à sua agilidade, a suspensão com geometria de duplos braços sobrepostos na frente (twin wishbones) e configuração multilink na traseira. Uma amostra de sua capacidade dinâmica pode ser vista no seu sensacional vídeo de divulgação, abaixo!


Segundo Enzo Ferrari, a melhor Ferrari é sempre a próxima Ferrari a ser lançada. Mas não necessariamente a mais bela. Ao contrário de alguns carros excepcionais que nasceram sem grandes compromissos, como o McLaren F1 ou o Aston Martin One-77, a Ferrari carrega consigo a maior e mais importante tradição automotiva dentre as marcas de carros esportivos. É por isso que cada lançamento da marca passa por uma prova de fogo pela aceitação pelos puristas, sendo que estes esperam nada menos que a perfeição!

-Xineis




[Atualização] Veja o nosso avistamento da primeira 458 Italia em São Paulo clicando aqui!!


8 comentários:

  1. Belo artigo, Xineis!

    Cara, acho que a Ferrari está passando por uma fase igual à da BMW/Bangle, em relação ao design. Infelizmente ainda não dá sinais de passar, mas tenho fé que voltarão a desenhar carros como a 355, ou mesmo a 348.

    O design da 458 é realmente exagerado, na minha opinião. Agressivo gratuitamente, sem necessidade. Muitas vezes, me pego pensando que, se não fosse o cavalinho ali na frente, poderia se passar por um daqueles "esportivos" independentes.

    Quanto a engenharia, não tenho dúvidas de que é um carro sensacional. Espero dirigir uma algum dia!

    WS

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo, Xineis!!!

    Pra mim, o grande problema deste carro é a traseira. Eu achei a lateral LINDA, com agressividade e elegancia, e a frente aceitável (exceto as entradas de ar desnecessárias). Mas a traseira ficou realmente bem estranha.


    Galileu

    ResponderExcluir
  3. é, desde o início esse carro ja foi polêmico....tb achei mto lambo e agressivo....
    aquele post dos detalhes conseguiu me amolecer um pouco, pq são detalhes foda...mas comparando com uma F355, fica foda

    pra mim é a mais bonita! hehehe

    animal o texto, xineis
    abs

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, deixo aqui uma informação complementar.

    A Ferrari 458 deveria ter sido lançadas bem antes.

    Mas o Luca de Montezemolo pediu para a Pininfarina deixar o carro mais agressivo.

    Desde que o Andrea Pininfarina morreu ( a maioria dos projetos espetaculares eram dele ), a empresa esta meio sem rumo, esta e uma das razões da Ferrari chama o chefe de design da Volkswagem o Flavio Manzoni.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a 458 deveria ter sido lançada antes., Belfiglio. Vai ver que, na versão anterior, o design estava bonito, haha!

    Concordo que a Pininfarina anda sem rumo. Acho que o princípio desta fase atual foi o lançamento da Enzo. Na época pensei: "tudo bem, é um carro sem concessões pra beleza, mesmo". Mas agora deu pra ver que não era só isso, já que aqueles elementos de estilo se propagaram (e mal, diga-se de passagem) pro resto da linha.

    WS

    ResponderExcluir
  6. Senhores,

    sem ver ao vivo, não é possível julgar design. Vao até a av Europa ou outras lojas de carrões e OLHEM!!

    Eu já vi, é linda e a traseira tem linhas fluidas de uma sutileza ímpar. Esqueçam essa brincadeira de riscar linhas nas fotos. É uma escultura, 3D!

    Mas, ainda assim, gosto é gosto. Podem não gostar que não tem problema nenhum!

    Abraço,

    Carlos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite carlos.

    Respeito sua posição de formar uma opinião somente após um julgamento ao vivo, mas como autor deste post, eu tbm já vi essa máquina na Av. Europa, mais precisamente na loja Só Veículos.
    Vamos sempre pra Av. Europa, visitando constantemente nossos amigos da Platinuss, como pode ver em muito de nossos posts do link abaixo:

    http://alto-giro.blogspot.com/search/label/platinuss

    e, como vc mesmo disse, gosto é gosto... =)

    mantenho minha opinião, continuo achando-a muito menos fluida e harmônica que a F430, por exemplo. Pra mim esse excesso de formas e reentrâncias lhe conferiu uma confusão visual, e foi um tanto decepcionante vê-la na minha frente.

    Certamente muitos elementos visuais são absolutamente funcionais, promovendo uma otimização do fluxo do ar pela carroceria... como um engenheiro mecânico, eu admiro essa excelência técnica. Mas não deixo de achar ela muito confusa e carregada visualmente. Comparada aos esportivos contemporâneos atuais, como o Aston DB9, alguns alemães (apesar de todos estes não serem concorrentes diretos), e até a qualquer lamborghini, na minha opinião, chega a destoar muito.

    Mas de qualquer maneira, nunca deixamos de admirá-la pela excelência técnica que indiscutivelmente carrega (mesmo aparecendo cada vez mais vídeos da Italia sob chamas..)

    ResponderExcluir
  8. Tem uma 458 Itália rodando em Piracicaba - SP.
    Sem placas ainda...

    ResponderExcluir