segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[Alto-Giro] Propaganda enganosa nos agredindo há 40 anos?

Sabe aquela famosa propaganda da Hyundai, que diz:

"Se você aprecia a tecnologia da Mercedes, o design e a esportividade do BMW Série 1 e a perfeição dos luxuosos ingleses, você vai adorar o i30"

Pois essa propaganda gerou muita repercussão no mercado, e por muitos foi acusada de exagerada e enganosa.
Outro dia, estava no meu trabalho quando um colega apareceu com uma Revista 4rodas da década de 70. Tal fato me custou mais de uma hora de trabalho, e no meio dessa viagem no tempo, teve um anúncio do Alfa Romeo 2300 TI, o Alfa brasileiro fabricado pela FNM na década de 70, que me chamou muita atenção.

A propaganda replicava quase com as mesmas palavras o anúncio do Hyundai, comparando o veículo retratado com carros de renome no mercado internacional.
Me resta a dúvida: será que a agência de publicidade da Hyundai foi a mesma que fez o anúncio do Alfa 2300 TI, há nada menos que 40 anos atrás?


Abaixo está transcrito o texto que está na imagem. Peço desculpas pela qualidade da foto, pois tudo que eu tinha na hora era meu celular com câmera de baixa resolução.

Não tem jeito. A Alfa Romeo vai ter que aumentar a produção do 2300 TI. É que agora, além de satisfazer a procura do mercado interno, ela vai ter que satisfazer também ao mercado alemão.
Por que, quando os alemães descobriram que o Alfa Romeo 2300 TI tem freios que não ficam devendo nada aos do BMW, conforto e acabamento tão bons como os de um Mercedes, desempenho de assustar os Porsche, ar condicionado na frente e atrás e consumo de um litro de gasolina a cada nove quilômetros com autonomia de 900 quilômetros, eles não tiveram dúvidas. Mandaram buscar o Alfa Romeo 2300 TI.
E você, que conhece o carro, tem que concordar: nada mais justo para o Alfa Romeo 2300 TI do que rodar ao lado de Mercedes, BMW, Porsche e tantos outros carrinhos que os alemães fazem tão bem.

Se é a mesma agência que fez os dois anúncios ou não, não importa.
Na minha opinião, esse tipo de propaganda apelativa é de mau-gosto, parecendo ser uma tentativa desesperada de elevar o produto anunciado a um patamar que não consegue por meios próprios.
Se bem que não podemos esperar muito de uma empresa que anuncia seus produtos com erros crassos de ortografia, como bem apontou nosso leitor Alexandre neste post!

- Xineis

10 comentários:

  1. rossi, nosso publicitário do blog...

    qual a sua opiniao desse tipo de anúncio?

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  2. Mas uma coisa é verdade: foi devido a essa força publicitária que a Hyundai conseguiu se colocar no mercado como está hoje, um verdadeiro fenômeno no quesito crescimento de vendas.

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  3. é, aqui no Brasil, propaganda comparativa explícita nunca foi bem...
    mas em outros países, como os EUA, é muito comum e eles gostam..

    acho que o que a Hyundai fez com o mercado foi bom pra dar uma chacoalhada e ela só conseguiu isso com esse tipo de propaganda, que fala pras pessoas:
    "seja esperto: tenha a qualidade das grandes marcas importadas pagando bem menos/pagando o preço de marcas que você já cansou"

    agora, se eles exageram ou não, se são mentirosos ou não, já sao outros 500...
    aí cabe aos consumidores avaliar e dar credibilidade pra mensagem.
    Uma coisa é fato: se a Hyundai prometer e não entregar, vai acabar se prejudicando.

    Eu não ouço tanta reclamaçao assim de Hyundai, então acho que eles estão no mínimo cumprindo parte do prometido...ou pelo menos as pessoas estão com essa sensação

    Passar a sensação de vantagem (e muitas vezes conseguir entregar) é o que fez a Hyundai chegar até aqui

    Se, como estamos vendo com a chegada de Veloster, Sonata e Elantra, a marca começar a subir de preço e se aproximar das marcas que atacou (BMW, Mercedes, Audi), a coisa pode começar a degringolar.

    Não acho que eles ainda construíram marca suficiente pra sustentar um prince point mais alto.

    O que acham?

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  4. Rafael,
    Fácil. Se eles prometerem e não entregarem, é só renomear os modelos. Por exemplo:
    - Hyundai AZIA;
    - Hyundai SUCATA;
    - Hyundai PILANTRA;
    - Hyundai TRUCSON (seison, ladrãoson!);
    - Hyundai SENTA O PÉ (pra ver se anda);
    - Hyundai VERA CRUZ CREDO...
    ... e vem aí o VEBOSTER!
    (Infame, mas irresistível.)

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  5. Bem notado, Xineis. A comparação (entre os anúncios) é muito válida, cheia de exageros (entre os carros).

    Mas, com uma pontinha de vergonha, admito que venderam bem o Alfinha: A/C na frente e atrás e tanque de 100 litros? Ô loco, haha!

    Rossi, eu concordo com você em relação à Hyundai não ter marca o suficiente pra subir os preços do jeito que andam fazendo. Mas, infelizmente, o mercado discorda da gente. É só ver o Sonata com fila de espera no lançamento, mesmo a ridículos R$ 115.000.

    -WS

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  6. E, para quem achou que eu tinha me esquecido, ainda ficaram faltando o iH...30 DIAS ESPERANDO PEÇA e o iXIII...35 DIAS NA OFICINA!
    Brincadeiras à parte, pessoalmente não acredito que os Hyundai sejam ruins. Já ouvi elogios de proprietários e de mecânicos céticos (principalmente ao Azera), e, considerando o que a Garavelo trazia no começo dos anos 1990, o salto de qualidade da marca nesses vinte anos foi imenso. Só acho que, por melhores que sejam os carros, eles ainda têm de comer algum feijão (com arroz frito) para serem tão bons quanto a CAOA tenta nos convencer.

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  7. Alexandre, olhando sob ótica exclusiva do marketing, sem discutir a qualidade do carro:

    acho que é valido o ponto como, através da pura propaganda, eles conseguiram posicionar os produtos deles no mercado, fazendo com que os consumidores brasileiros pensassem que os carros da Hyundai fossem carros premiuns, mas vendidos pela bagatela de um "preço de carro normal"....

    disso eu não tiro o mérito, nem um pouco...

    inclusive, acho que o marketing deles dominou com maestria essa jogada na hora de colocar os produtos no mercado:
    Ao invés de cobrar um lucro absurdo por algo que era anunciando como um produto premium, eles cobraram um preço "acessível" pelo carro e extraíram toda a margem possível no pós-venda.
    E como a garantia da Hyundai é de, como todos sabem, 5 anos, o cliente que achava que estava levando uma pechincha pra casa, acaba sendo fidelizado e obrigado a arcar com os custos exagerados das manutenções programadas.
    Ou seja, basicamente, pagava-se todo o suposto "premium" do carro no pós venda, dividindo o preço final do produto nos 5 anos do programa.

    triste, mas genial!

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  8. acho que o que a Hyundai fez com o mercado foi bom pra dar uma chacoalhada e ela só conseguiu isso com esse tipo de propaganda, que fala pras pessoas:
    "seja esperto: tenha a qualidade das grandes marcas importadas pagando bem menos/pagando o preço de marcas que você já cansou"


    pra complementar:

    rossi, pra mim, esse trecho do seu comentário mais uma vez prova como o dpto de marketing deles é bom.

    Como vc mesmo disse: "seja esperto"

    coisa típica de... brasileiro!!
    é coisa de brasileiro ser ESPERTÃO
    é coisa de brasileiro querer tirar vantagem sempre
    é coisa de brasileiro achar que vai se dar melhor que os outros

    pois bem
    esse tipo de propaganda foi feita para cair no gosto do mercado local!

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  9. Jackson,
    Tem toda razão. Sabendo que brasileiro só leva o carro à concessionária durante a garantia para não perdê-la, a Hyundai sacrificou o lucro imediato na hora da venda e diluiu-o ao longo de uma garantia enorme, associada psicologicamente a um produto de qualidade. Daí, "nosso carro é bom e barato". E parece que os chineses estão indo pelo mesmo caminho, JAC estamos falando nisso.

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  10. JAC está tentando fazer a exata mesma coisa....indo até um pouco além: dá 6 anos de garantia.

    só que eles esperavam só comentarios positivos quanto a isso, mas ja ouvi gente dizer: "se dá 6 anos de garantia é porque é ruim"

    brasileiro nunca ta satisfeito mesmo...se da pouco, reclama...se dá muito, tambem...

    e no final é isso: todo mundo quer sair na vantagem.

    É a famosa Lei de Gérson!

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