quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

[AltoGiro Técnica] Como funciona o DRS ?

Um dos tópicos mais polêmicos da Fórmula 1 nos últimos anos envolveu a criação de um novo sistema aerodinâmico para os carros denominado DRS. Como o DRS se tornou permitido e popular na Fórmula 1 e, agora começa a também equipar os novos superesportivos (veja nosso post sobre a Mclaren P1 na nossa fanpage do Facebook!), está na hora de entender um pouco sobre essa misteriosa sigla tão falada aos domingos de corrida.

 O DRS é um acrônimo para Drag Reduction System, em inglês (Sistema de Redução de Arrasto, em uma tradução livre) e tem como finalidade prática aumentar a velocidade dos carros em retas. Mas como esse sistema efetivamente funciona ? Onde entra nele toda a genialidade dos magos projetistas da Fórmula 1 ?

Para entendermos melhor, precisamos remontar aos antepassados do sistema, o então denominado F-Duct. O F-Duct foi uma solução inovadora (e bem mecânica e rústica) criada pela Mclaren em 2010, para o modelo MP4-25 (mas conceitualizado em 1984 por Jullian Preston-Power, num modelo escala 1/18 da Lotus). O sistema consistia numa tubulação de ar que passava por todo o carro, direcionando o ar para a parte traseira do carro. Então, o ar entrava pela frente do carro e uma tubulação direcionava o ar para o cockpit do piloto, onde havia uma espécie de buraco. Se o buraco não fosse tapado, o ar continuaria indo para o cockpit. Uma vez que esse buraco fosse tapado, criaria uma "emenda" na tubulação, que continuava até a final do carro, levando o ar até a asa traseira. Ok, calma, agora vamos falar um pouco de engenharia e de como toda essa engenhoca dava vantagem aos carros da Mclaren.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

[AltoGiro F1] Mclaren homenageia Ayrton Senna!

A Mclaren criou um site para homenagear o nosso tricampeão Ayrton Senna, que ganhou os seus três títulos mundiais pela escuderia de Woking. No site, um grande mapa (do Google Maps, obviamente), mostra homenagens de pessoas de todo o mundo ao ídolo. Você pode deixar a sua, escrevendo uma mensagem e, opcionalmente, adicionando uma foto ou vídeo complementares. Muito emocionante! O endereço para quem quiser conferir é senna.mclaren.com. Nós, já deixamos o nosso recado aqui!

-João

domingo, 17 de fevereiro de 2013

[AltoGiro F1] Novas Regras para 2013


Todo bendito ano a FIA estabelece regras e mais regras novas para a temporada corrente de Fórmula 1. Durante as últimas temporadas, vimos mudanças para todos os lados: nos motores, no formato da classificação, no tamanho do grid, na proibição ou permissão de novos instrumentos tecnológicos. Todas essas mudanças, segundo Bernie Ecclestone (chefe máximo da F1), são sempre pensadas a favor do espetáculo. 

O fato, Mr. Ecclestone, é que nós, que acompanhamos a F1 e somos leais alvos das suas publicidades, gostamos de saber o que está se passando. Durante os últimos anos, vimos muitas vezes mudanças de regras e, principalmente, proibições disso ou aquilo durante a própria temporada. Será que isso realmente é melhor para aqueles que assistem? Será que é melhor para o desenvolvimento dos carros, já que um gênio não pode aparecer com uma solução brilhante que ela logo se torna proibida?

Não podemos responder a essas perguntas com precisão, mas de fato elas ficam no ar. O que podemos dizer, pelo menos, é que para 2013 as mudanças nas regras não foram tão bruscas como nos últimos anos e, talvez, tenhamos alguma linearidade nas mudanças, de forma mais branda e gradual, a favor do esporte e da segurança dos pilotos. Então, falemos um pouco do que veremos de novidade (ou não veremos, mas sabemos que elas estão lá!) para essa temporada.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[AltoGiro F1] Pilotos e Equipes para 2013 (e a dança dos cockpits)





Começando a nossa série de posts pré-temporada da Fórmula 1, vamos falar um pouco do que mais interessa nas mudanças de uma temporada para outra: pilotos, equipes e a dança dos cockpits. E o que você vê na montagem acima, é a cara da F1 para 2013.

Pela montagem acima, podemos verificar duas coisas de imediato: a primeira delas e mais visível, é que a dança dos cockpits ainda não terminou. Ainda resta uma vaga em aberto, na Force Índia, para o futuro companheiro de Paul di Resta, e falaremos disso adiante. A segunda coisa, mais sutil e pela qual podemos começar nossas observações é que não há 24 fotos na montagem acima e sim 22 (ou 21, desconsiderando o ponto de interrogação).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

[AltoGiro F1] E começa a temporada 2013


Após as festas, férias viagens e carnaval, o ano começa pra valer. E, felizmente, é geralmente em Fevereiro que podemos voltar a falar de Fórmula 1. As equipes saem de seus esconderijos e começam a mostrar os seus bólidos em que vem trabalhando não só nas férias, mas provavelmente desde meados da temporada passada. Os testes da pré-temporada começam a acontecer e podemos dizer que, oficialmente, está dada a largada para a Temporada 2013 de Fórmula 1.
Como todos os anos, muitas coisas ocorrem para a nova temporada: a dança das cadeiras (ou cockpits, como preferirem), novas regras, novos pneus, novo calendário, novos carros, novas tecnologias, novas esperanças para os brasileiros (assim espero!). E nós, claro, como amantes desse esporte que representa nossa paixão por automobilismo e grande responsável pelas tecnologias que vemos hoje em carros de rua, estamos de olho em tudo. A partir de hoje, faltam exatos 1 mês e 5 dias para a primeira corrida do Calendário (que será dia 17 de março, em Melbourne, Austrália). Como quase 5 semanas são uma eternidade para nós, ansiosos para que os carros entrem nas pistas de vez, e como temos muita coisa nova para falar a respeito dessa nova temporada, dividiremos, nessas 5 semanas, em diversos posts, tudo o que temos de novo pra 2013 e assim, podemos preencher esse tempo até o início da temporada na expectativa, com as informações relevantes para os que acompanham o nosso blog. Espero que nos acompanhem em nossa ansiedade nas próximas semanas!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[Ao volante] BMW 330i Motorsport (E46 facelift)


Para este Ao Volante, trazemos mais um carro especial. Se você é um conhecedor, tenho certeza de que vai apreciar esta belíssima BMW 330i Motorsport, da geração E46, que tive o prazer de dirigir graças a um grande amigo.
A Série 3 E46 é um dos carros mais bonitos da história. Seu desenho, que foi supervisionado pelo odiado famigerado Chris Bangle, evoluiu da já aclamada E36 e é o ápice do design da BMW. Dificilmente eles vão conseguir fazer outro carro tão bonito assim (até agora, nada). E que é a cara da marca. Estão lá a Hofmeister Kink (o "recuo" característico na coluna C), as lanternas traseiras em "L"  e a famosa grade duplo rim. De 1998 a 2004, a geração E46 embelezou as ruas do mundo, além de continuar proporcionando aos seus felizes proprietários (e alguns de seus amigos) verdadeiro prazer ao dirigir (Freude am Fahren em alemão, um dos slogans mais famosos da BMW).

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ao Volante: Ferrari F430 Spider em Madrid


Nesse post, talvez o mais especial de todos até agora, relatarei como foi a minha primeira vez pilotando uma Ferrari, uma apaixonante F430 Spider. Essa foi minha maior experiência automotiva até hoje - até hoje, já que  em pouco tempo o Alto Giro partirá para um feriado automotivo na California! 
Esse é um relato subjetivo de um piloto de primeira viagem, já que eu sou - ou melhor, era - totalmente inexperimentado em carros desse calibre.


Assim como mencionado no post do cenário automotivo da Espanha, passei um mês a trabalho nesse belo país, e uma das grandes experiências que tive nessa viagem foi a oportunidade de alugar a F430 em Madrid. Depois de alguma pesquisa, descobri que alugar carros exclusivos na Europa não era tão difícil. Em Madrid haviam algumas locadoras exclusivas em supercarros, assim como em Barcelona, Paris e outras cidades importantes. Fui pela locadora RentBull, por ser uma das poucas que alugavam por períodos curtos, de até meia hora. Ser a que estava mais perto do meu apartamento também ajudou!

Quando entrei na locadora e vi a garagem repleta de esportivos, foi difícil conter o entusiasmo. O mais difícil foi escolher. Pelo preço que queria pagar, havia F430, F430 Spider, Gallardo, 911 Carrera, R8... por quase o dobro, havia 458, 599 GTB, 911 GT2, SLS AMG....


Eu estava em um conflito existencial entre a Gallardo e a F430, talvez a decisão mais difícil que já tomei! 
Luis, o dono da locadora acabou com minha angústia: “És la primera vez? Ferrari, el convertible!”. Dizia ele pra eu não perder a chance de pisar no acelerador e ouvir o V8 com capota abaixada na primeira vez. Dizia também, que a F430 era mais dócil que a Gallardo.

Quem sou eu pra argumentar? A F430 Spider seria então, a primeira Ferrari e o primeiro superesportivo da minha vida.

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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Salão do Automóvel 2012 para entusiastas


O Salão do Automóvel de São Paulo acabou, e com certeza o que não falta na internet são fotos dos carros. E é claro que o Alto Giro também esteve no Salão, a convite da Toyota do Brasil. E, para não ficar repetitivo, já que em qualquer portal na internet é possível encontrar fotos do Salão em abundância, postarei um resumo do que consideramos os destaques deste evento.

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quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um retrato do cenário automotivo na Espanha


Passei um mês na Europa a trabalho, ficando majoritariamente em Madrid. Nos fins de semana pude viajar para outras cidades espanholas, como Toledo, Valência e Barcelona. Fui também para Paris, cujos carros deixarei para escrever outro dia.


Nesse post traçarei o cenário automotivo da Espanha, uma observação subjetiva do que povoa as ruas espanholas. Sempre que viajo para um lugar novo, uma das coisas que mais me chama atenção (às vezes até mais que as atrações locais) são os carros rodando nas ruas. Me fascina estar inserido em um novo ambiente automotivo, e dessas observações podemos concluir muito sobre gostos e costumes do povo local.

Usando unicamente como critério o meu olhômetro, pude perceber que as ruas da Espanha, e em especial, Madrid, são dominadas por carros franceses e carros do grupo VW. Menção honrosa vai para o grande número de Ford Focus lá. Vê se também bastante Opels.

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sábado, 15 de setembro de 2012

Jettas... Jettas pra todo lado!


Quem acompanha a indústria automotiva, sabe que todas as milhões de marcas espalhadas pelo mundo pertencem a umas... 5 empresas no total. O maior exemplo disso é a Volkswagen: no seu rol de marcas estão a própria VW, Audi, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda... E eles querem mais. Acabaram de finalizar a compra da Porsche e estão tentando tirar a Alfa Romeo da Fiat. 

A idéia da VW é ser a Unilever dos carros. Entre num supermercado. Escolha um produto - qualquer um. Olhe na embalagem: você verá um logo da Unilever. Pois a Volks quer fazer a mesma coisa com os carros. Você vai entrar numa concessionária - qualquer uma -, escolher um carro - qualquer um - e vai acabar encontrando um emblema "VW" em algum lugar. 

Com a sua plataforma modular MQB (do alemão Modularer Querbaukasten, ou plataforma modular transversal), aquela do novo Golf VII  a Volks está realizando o sonho de todas as suas concorrentes (lembre-se, só existem umas outras 4). Pense nela como um skate sobre o qual é possível montar várias carrocerias diferentes, serrando e remendando a base para deixá-la mais curta/longa ou estreita/larga. Desde pequenos hatchbacks até SUVs (incluindo, claro, o Jetta) poderão compartilhar essa plataforma. É verdade que, por enquanto, a MQB só serve para carros com motor transversal dianteiro e tração dianteira, mas é questão de tempo até a tecnologia evoluir para algo ainda mais flexível. Uma plataforma assim, para tração traseira já está sendo desenvolvida pela Porsche, para ser utilizada também nos Bentley.

Assim, tomando o Jetta como modelo base, tudo vai caminhar para a Jettificação do mercado. Vai comprar um Voyage 1.0? Será um Jetta encurtado com cilindrada reduzida. Vai comprar uma Lamborghini Gallardo? Jetta 2.5 rebaixado com tração integral e um 2o motor soldado em 'V'. Que tal um 911? Fusca Jetta com 1 motor e meio achatado, na traseira. Talvez você prefira um Bentley? Jetta forrado de couro com faróis vesgos. Que tal chutar o balde e comprar um Veyron? Jetta turbo mais caro do mundo, com 4 motores soldados em 'W'.

Esse plano de ação da VW tem fundamento: o compartilhamento de plataformas vai diminuir drasticamente os custos de desenvolvimento dos carros, aumentando a margem de lucro e talvez, se eles forem bonzinhos, até mesmo reduzindo os preços (mas provavelmente não no Brasil). Que empresa não gostaria de ter algo assim? O problema é que a Volkswagen vai usar essa vantagem competitiva para fazer caixa e acabar com todas as outras (4) montadoras (talvez eles ainda comprem mais uma ou outra). E no que isso vai resultar?


Por mais que o Jetta seja um bom carro (e não tenha dúvidas, ele é), ninguém quer olhar à sua volta e se ver cercado de modelos iguais. Sobretudo quem gosta de carro. Pense na situação: você, um entusiasta, vai dirigir dois carros aparentemente diferentes, mas a sensação vai ser absolutamente a mesma. Sua mãe, sua tia ou sua avó não vão sentir diferença e vão achar até bom, porque, em diferentes níveis, o compartilhamento de tecnologia vai significar preços mais baixos, manutenção mais simples, etc. Mas você vai saber o que estará acontecendo. Estaremos caminhando para a Rússia da época em que você podia comprar qualquer carro, desde que ele fosse um Lada. Para a Alemanha oriental, quando você só podia comprar Trabants. Para o Japão, quando você só podia comprar Toyo... (ops, isso é agora!) 

A diversidade é uma das coisas que tornam a vida interessante. Com os carros, não é diferente. Se alguém quer ter o direito de comprar um carro que vai quebrar pelo menos uma vez entre cada revisão, deixe ele escolher entre a Fiat ou as marcas francesas. Se uma pessoa decide conscientemente ter um carro moderno que faz 4 km/L e é feio de doer, deixe ela escolher seu GM preferido em paz. Se o seu vizinho quer comprar um carro com 5 anos de garantia e ser explorado nas revisões e peças, a Caoa ficará feliz em atendê-lo. O que não pode acontecer, é não termos opção.

Por isso, é hora de protestarmos. Caso contrário, só veremos Jettas... Jettas pra todo lado! 

-WS

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

[Avistamento] Chevrolet Onix

Voltamos hoje com mais material próprio AltoGiro. Desta vez, o Rossi flagrou o novo Chevrolet Onix aqui em SP. 
Ele chega para concorrer no principal segmento do mercado brasileiro, junto a Gol e Palio. Se ele vai aposentar o Celta, ainda não é certeza. Em se tratando de GM, é capaz de passarmos mais uns 10 anos com um "Celta Classic" ou algo do tipo, hehe.
A camuflagem ainda está escondendo bem o desenho do carro, mas neste link do Autos Segredos você pode ter uma idéia de como ele vai ser. Não é doído de olhar como Agile e Cobalt, mas está longe de ser bonito.
Mais informações no Autos Segredos, que vem nos mantendo informados sobre o projeto.

-WS