segunda-feira, 30 de novembro de 2009

[Alto-Giro] Entenda como começa-se um congestionamento

Quem nunca se encontrou no meio de um trânsito absurdo, tudo parado e todo mundo estressado, quando, absolutamente do nada, o trânsito começa a andar e todos os veículos começam a fluir??
O trânsito já é parte da vida de quem mora em grandes cidades, e para nós paulistanos, virou uma rotina tão comum quanto acordar, tomar café da manhã, ler jornal, assistir TV... o congestionamento faz parte de nossas vidas, e é algo que muitas vezes é inexplicável.


Pois pesquisadores da Universidade de Nagoya fizeram um experimento para tentar compreender melhor a formação do acúmulo de tráfego. Eles colocaram 22 veículos em um campo bem amplo, e pediram para que todos os condutores seguissem o veículo à sua frente em um caminho circular. E a ordem principal era de que todos mantivessem uma velocidade constante de 30 km/h.

Aparentemente, uma tarefa extremamente simples!

No começo do experimento, o trânsito dos veículos parece normal. Mas inexplicavelmente, por causa de alguma adversidade inerente ao comportamente humano, alguma incompetência de algum condutor, voltas depois começam-se a formar acúmulos de veículos em uma parte do circulo, e consequentemente, pista mais livre do outro lado.
Este acúmulo logo piora, e formam-se zonas de congestionamento em um lado da pista, que se propaga ao longo do círculo como uma onda.



É por isso que o trânsito é tão inexplicavel. Atos que parecem simples podem causar um efeito devastador no trânsito de uma cidade caótica. Uma fechada, um movimento brusco, uma freada desnecessária, tudo faz com que a pessoa de trás freie bruscamente, ato que vai se propagando ao longo da via. Por isso, antes de sair dirigindo que nem um animal, como cada vez se vê mais nas ruas de São Paulo, pense um pouco no prejuízo que seu ato pode causar na vida de centenas ou milhares de pessoas que convivem com você em sociedade!

- Xineis

4 comentários:

  1. Muito interessante... o vídeo realmente mostra como uma simples tarefa pode causar um caos. Imagina se tivessem aí cruzamentos e pistas que alargam/estreitam...

    Mas sério, o primeiro passo mesmo pra melhorar o trânsito de uma cidade grande é educação e respeito no trânsito... saber quando é preferencial, não andar mto devagar e travar quem está atrás, não querer cortar os outros, travando as pistas do lado...

    ResponderExcluir
  2. Haha, boa, Xineis! Eu lembrava disso, é muito legal. Principalmente porque prova que, em grande parte, é culpa da incompetência (dos outros claro) essa lentidão toda que temos que enfrentar.

    Por outro lado, isso aponta uma tendência que me é óbvia, embora distante de se realizar: tirar do ser humano o controle do carro. Infelizmente não tem jeito, a esperança é torcer para permitirem que continuemos dirigindo em algumas partes das cidade/estradas.

    -WS

    ResponderExcluir
  3. esse video é animal

    até achei q ja tinha postado aqui no passado
    uheueheu

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, eu fiquei com a mesma impressão. Lembro de ter visto no Autoblog.

    ResponderExcluir