quinta-feira, 18 de março de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Cadillac Fleetwood 1960



Cadillac Fleetwood 60-S

Retomando nossa série de avistamentos, presenteio nossos leitores com um encontro espetacular nas pacatas ruas no bairro do Brooklin, em São Paulo.


Caminhando pelo meu bairro, em um belo sábado ensolarado, me deparei repentinamente com essa visão inacreditável. Levei um certo instante até processar minha visão. Não estava entendendo muito bem o por que meus olhos enviavam esta imagem para meu cérebro, pois não fazia sentido algum eu me encontrar com o que é talvez o maior ícone do auge da indústria automotiva americana, parado nas ruas de São Paulo. Um legítimo, gigante, impressionante, Cadillac Fleetwood Sixty Special. Momentaneamente me senti como se não estivesse no Brasil. Me senti teletransportado em tempo e espaço, às ruas do subúrbio de Los Angeles na década de 60. Este carro era capaz de causar esse tipo de sentimento. Era capaz de causar nostalgia até em quem nunca viveu em seu tempo!


Visão raríssima até nas ruas americanas, foi um enorme privilégio ver uma peça tão importante da história automotiva nas ruas paulistanas. Os Cadillacs desta era se entitulavam "o padrão do mundo", assim como em seu slogan "The standard of the World"! E era pelo que eles representavam que vinha sua importância. Os Cadillacs rabos-de-peixe da década de 60 representavam o auge do exagero automotivo americano, reflexo de uma economia abundante e despreocupação completa com retenção de custos. Eram um estilo de vida. Um estilo de vida invejados por muitos outros países daquela época.

Os Cadillacs de 1960 tem seu desenho ligeiramente mais contidos do que os exageros absolutos dos famosos fintails de 1959. Se foram as entradas de ar falsas no capô e as barbatanas eram um pouco menos gigantescas. Nelas foram integradas verticalmente as lanternas traseiras, que antes eram incrustradas em forma de saídas de turbinas. Ficou mais elegante.


Os Fleetwoods ocupavam uma posição privilegiada na cadeia de prestígio da marca. Com o preço inicial de US$6.233, custavam quase 30% a mais do que um modelo da série 6200 básico. Na época, podia se resumir nas respectivas séries, com as devidas variações de carroceria:

Series 6200
Series 6300 De Ville
Series 6400 Eldorado (c/ a exclusivíssima versão cabrio Biarritz)
Series 60 Special Fleetwood
Series 6700 Fleetwood
Series 6900 Brougham



As duas últimas versões eram raríssimas, devido ao seu preço astronômico para a época. O 6700 Fleetwood custava mais de US$ 9.500, e o Brougham, US$ 13.000!!! Considerando que um 6200 custava US$ 5.080, e que estes já eram dos carros mais caros de sua época, dá pra ter uma dimensão do que se tratava.

Este Fleetwood 60-S branco tinha acabado de desembarcar no Brasil. Este avistamento aconteceu faz cerca de 1 mês atrás, e o carro tinha chegado faz duas semanas. Posso dizer que fui um dos poucos privilegiados que tiveram contato com ele.




Pedro, o seu dono, muito gentilmente concordou verbalmente com a publicação destas imagens. Agradeço ao meu vizinho por isso, mas também principalmente pelo fato de ter importado um carro tão importante e tão impecável para que possamos admirá-lo nas ruas brasileiras.


O Fleetwood 1960 tem um motor V8 de 390 polegadas cúbicas, ou 6,4 litros. Este motor produzia 325 hp a 4800 rpm. Media 5,7 metros de comprimento. É curioso ver como este carro é gigantesco. Atualmente não estamos acostumados à essa dimensão de veículos de passeio. Vejam na foto abaixo sua proporção em relação a um Honda Civic, sedan médio no Brasil. Assim sim, é possível entender o que realmente eram carros americanos full-size.


Uma curiosidade adicional. Este modelo estava equipado com o Autronic Eye, um opcional que, através de um sensor de luminosidade, analisava a presença de carros vindo na direção contrária e abaixava a intensidade do farol para evitar o ofuscamento dos outros motoristas. O aparelho ficava instalado sobre o painel, como pode ser visto abaixo.


Novamente parabenizo ao meu vizinho de bairro Pedro, pela compra deste carro espetacular. Agradeço também, por assim proporcionar a todos os sortudos em seu caminho, o encontro com um carro tão importante na história e tão impressionante de se ver!



Veja também nosso breve encontro com um Cadillac 1956 clicando aqui !!

Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!

12 comentários:

  1. IMPECÁVEL!!!!

    sensacional, xineis

    otimo texto e belas fotos

    mto bom

    depois de uma semana, o blog voltou bem!!!

    parabens
    valeu

    abs

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  2. Tenho um grande amigo, antigomobilista juramentado e praticante, que é absolutamente TARADO pelo Caddy 1959. Mas, com todo o respeito a ele, acho que o 1960 é mais classudo, mais sutil, sem aquele jeitão in your face que o modelo precedente fazia questão de ostentar.
    Cadillac antigo é sinônimo de elegância e, nesse aspecto, o '60 é tudo o que o '59 deveria ter sido e não foi.

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  3. valeu rossi!!

    esse carro realmente é IMPRESSIONANTE ao vivio..!

    pra se ter idéia, a primeira foto do post foi muito difícil de tirar..!!

    tive que me contorcer todo, e colocar a camera colada na parede oposta, para que o carro inteiro pudesse entrar no quadro da camera!

    Seu dono foi muito gentil, e conversamos um pouco sobre o carro.. ele contou sobre as dificuldade e toda a burocracia infernal que é trazer um carro desse dos EUA.

    Passei-lhe o endereço do blog. Pedro, caso vc venha a ver este post, parabéns novamente!!!

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  4. Alexandre: falou tudo!

    Concordo, os caddys de 1960 são realmente mais elegantes.

    Essa deve ter sido uma época interessante de se viver...

    Carros absolutamente gigantescos, com Cadillacs e Lincolns reinando nas freeways.

    Devia ser REALMENTE engraçado quando os Fuscas começaram a entrar nos EUA. Imagino como os proprietários dos fuscas se sentiam perto desses sedans full-size..!!

    Admiro muito os caddys, mas não sei por que, sempre achei os Lincolns muito mais elegantes.

    Veja esse Lincoln 1964 que postamos aqui faz algum tempo atrás!!

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  5. Xineis,
    Realmente, os Lincoln são maravilhosos. Lembro-me de quando morei em Osasco (1974-1976) e vi, em São Paulo, um belíssimo Continental sedã cinza chumbo, novinho, com motor 460 e aquela fantástica opera window elíptica nas colunas traseiras.
    Voltando ao Connie 64, já pensou se o pessoal da Ford brasileira tivesse levado a inspiração da linha 1976 mais longe? Não me canso de imaginar o Landau sem coluna "B", com faróis escamoteáveis e portas traseiras suicidas...

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  6. Alexandre, a visão de um lincoln, naquela época, deve ter sido algo do outro mundo!!

    Numa época de Corcéis, Opalas e Brasilias, tenho certeza que você deve ter ficado maravilhado com esse Continental!!

    Vc não teria fotos desse Lincoln né?

    É uma pena que a Ford se limitou no Galaxie no Brasil...
    isso mostra como era (e ainda é..) infeliz o nosso mercado.. o que era um carro médio-grande americano, chegou ao Brasil como o carro mais luxuoso do país..!!

    De alguma forma, isso ainda se reflete hoje em dia, com o Fusion...


    Ah Alexandre.. mostre àquele seu amigo tarado (por caddys.. ) este post! Espero que ele goste.
    Um abraço

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  7. Xineis,
    Infelizmente, não tenho as fotos. Eu tinha entre sete e nove anos, e ainda nem imaginava o quanto uma câmara fotográfica pode ser útil nessas horas. Restaram uma indelével cicatriz na memória e a pergunta: onde será que foi parar aquele carro (e tantos outros que avistei na época)?
    Quanto ao post, obrigado pela sugestão. Já o mandei e, seguramente, meu amigo vai ter muito com o que sonhar.

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  8. Muito bom post, Xineis. Esse carro é uma verdadeira pérola do delicioso exagero automotivo americano, e também um símbolo de uma corrente de design (traseiras em "rabo-de-peixe").

    É realmente impressionante ver como os Caddies sempre tiveram tecnologias de destaque. Esse Autronic Eye é algo que só recentemente foi resgatado pela indústria.

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  9. Olá Xineis, estava fazendo uma pesquisa de imagens de Cadillacs e me deparei surpreendentemente com o seu blog e mais ainda com as fotos do meu Cadillac!!!...
    Fiquei lisonjeado!
    Adorei o texto e o carinho com que vc abordou o tema!
    Como nos falamos pouco não anotei nem gravei o blog, acho que foi até melhor pois essa surpresa foi bem mais divertida!
    Desde aquele dia esse Fleetwood já rodou bastante, fui para alguns encontros, sempre rodando, o último foi em Araxá, rodei 1.500 km e posso afirmar que o carro não se limita a parte estética, ele é extremamente confortável e confiável, o banco parece o sofá da sala, o motor sobra na estrada, o câmbio com 2 drives mais a low é perfeito em serras, quase não preciso frear os 2.800kg do Cad. Nessa viagem longa rodei a 75 milhas constantes e em ultrapassagens ia até os 90 brincando, a supensão é perfeita, um pouco mole quando está em alta. Ele fez 5 km por litro (podium) na estrada, na cidade faz 2, 2 e meio! É lógico que esse carro não foi feito para voar na estrada como os muscle cars mas com 325hp não resisto em as vezes pisar fundo!
    Vamos manter contato, afinal de conta somos vizinhos!

    Grande abraço e parabéns!

    Pedro Zolli

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  10. Pedro, é com MUITA satisfação que eu li o seu comentário!

    Lembro exatamente como foi esse sábado..
    eu levei meu carro para arrumar o alarme, numa loja na Pde Antonio, e resolvi voltar caminhando pra casa... foi quando me deparei com seu magnífico cadillac, e o tempo e o mundo parou em volta dele...

    bom.. o resto está descrito neste post..!!

    Fiquei muito feliz que vc tenha "reencontrado" seu carro nest post... pois lembro que eu falei sobre o blog pra vc, mas tinha certeza na hora que vc não se lembraria, hahahahah....!
    Não o culpo de maneira alguma, afinal quem vai ficar anotando o endereço de um blog de um desconhecido que se encontra na rua...? hahahahaha

    Não precisa agradecer pelo meu texto e palavras... muito pelo contrário, todos os amantes de carros no Brasil devem agradecer-lhe pelo bem que faz a toda essa comunidade, ao trazer um carro tão exuberante para rodar em nossas ruas!

    Vc ainda continua na mesma rua, com o mesmo Fleetwood?

    Se quiser, mande email para nós no altogiroblog@gmail.com, para conversarmos melhor!!


    Um abraço, e parabéns novamente pelo seu carro espetacular!!

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  11. mto legal o dono do caddie aparecer aqui...

    o q me impressionou foi o consumo de combustivel...2km/l é brincanagem!!!

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  12. espetacular!!
    parabéns!!

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