domingo, 14 de junho de 2009

[Alto-Giro] QRX - parte 3

QRX 2009 - Carros


Na terceira postagem desta sequência do QRX, publicarei agora os carros que estavam expostos no evento. Apesar de continuar achando ser o QRX um evento decandete para entusiastas, como postamos aqui anteriormente, devo aplaudir a exposição de carros antigos que estavam nos boxes.
Com quase todos os carros em estado impecável, tive o privilégio de me encontrar com algumas raridades pela primeira vez na minha vida. Se não tivesse feito nenhum test-drive naquele dia, já estaria totalmente feliz pela oportunidade de ver alguns carros históricos!!

Além dos carros clássicos, o evento também serviu (obviamente) de vitrine para as marcas que ocuparam o espaço nos boxes. É realmente uma ótima oportunidade pras marcas mostrarem conceitos e novidades, pois é um evento que reúne quase que exclusivamente um público interessado em carros. Acredito que, depois do salão do automóvel, este evento está entre os que promovem uma das maiores exposições das marcas participantes.

Começarei mostrando alguns conceitos do evento.

Logo na entrada, tinha esse curioso carrinho elétrico, chamado de REVAi EV. Tinha nos paralamas dianteiros um adesivo "Made in India". Hoje em dia muitas empresas estão tentando embarcar nessa onda de carros ecológicos, com alguns resultados meio ridículos.

Nos "boxes" da Renault, tinha esse conceito: Renault Sand'Up. Nada mais que um Sandero com batom e maquiagem. É uma tentativa meio discutível da Renault de tentar levantar a moral do Sandero e tentar passar à ele uma impressão de carro de nível superior.
A traseira dele, meio aberta, me lembra o do C3 Pluriel. O painel é muito pouco modificado em relação ao Sandero de produção, com exceção do console central, onde colocaram duas placas luminosas claramente não-funcionais. Pra finalizar, portas-tesoura estilo Lamborghini V12, pra completar o kit-tuning de gosto duvidoso.

Continuando na Renault, agora sim realmente este merecia estar nesses boxes. Este é o F1 de 2009, que infelizmente para a Renault, não está se dando muito bem no campeonato. Só não lembro qual era a posição do stand da Renault, pra saber se realmente esse F1 está nos boxes certos. Espero que tenha melhor sorte quando visitar este lugar novamente! =)

Agora, uma sequência de carros americanos, expostos no QRX 2009.




Ford Mustang Conversível 1965. Impecável! Apesar de Mustangs antigos bem conservados serem relativamente comuns entre colecionadores e restauradores, este exemplar estava sensacional! Versão V8 289 (4,75L) de 200hp.




Aqui, um belo Thunderbird 1964. Este é um Bird de quarta geração. A meu ver, era uma geração que já entrava em decadência, aumentando em tamanho e peso, em relação ao esportivo leve, que foi sua proposta inicial em 1955.

Amigos, sei que às vezes eu sou até meio chato nesse lance de querer reconhecer todos os carros que vejo, e às vezes até corrigindo algo que alguém falou.
Mas desta vez eu bato no peito com orgulho: A QUATRO RODAS ERROU!!!!
Como podem ver na foto ao lado, está publicado ERRONEAMENTE que este Thunderbird é 1963. Não é!!
Este é um Bird 1964!!

Ahh, mas o que um aninho faz de diferença? Bom, qual a diferença entre um Corsa 2008 e 2009?? Nenhuma. Mas qual a diferença entre um Corsa 2001 e 2002? É outro carro!
De 1963 para 1964, o Thunderbird sofreu grandes mudanças!
Este erro, no entanto, não tira o brilho da exposição. Só deviam cortar o cafézinho do estagiário e mandar ele estudar mais sobre carros, se quiser trabalhar na Quatro Rodas.

Mas vou ser sincero: reconheci o erro na hora, só que não quer dizer que sei logo de cara os anos de todos os carros... nem de longe! Tive sorte, por que já fui proprietário de um T-bird e estudei a fundo sua história!




Cadillac 1956! Um grande representante do apogeu das banheiras americanas rabo-de-peixe!



Espetacular Chevrolet Corvette 1958!! Da primeira geração, mas já remodelado, com os faróis quádruplos na frente! O Corvette teve várias épocas na sua vida. De um esportivo leve, pequeno e muito charmoso para um superesportivo visceral de hoje em dia, com variações no caminho. Pra mim, são carros com almas distintas, mas este é com certeza a versão mais charmosa, bem contruída e detalhada de todas!



Agora sim, um Corvette "animal" !! Já na época "rebelde", depois de largar a frugalidade das variações da primeira geração, este carro é espetacular!
Corvette Sting Ray Roadster 1967. Na minha opinião, o mais belo Corvette de todos os tempos. Tenho uma paixão enorme por este modelo, no meu ver, muito próximo ao esportivo americano ideal!




Continuando, agora postando carros clássicos da Europa.

Começando com o interessante MG TC 1949. Curioso como os carros evoluíram tanto em tão pouco tempo. Pouco conheço sobre os MGs, mas acredito que estariam montando carros "retrôs" em 1949 com este carro. Como por exemplo, a Morgan faz hoje em dia.
Afinal, nos anos 50 já estávamos vendo a introdução de carros como o Corvette e o Mustang.


Lancia Fulvia Rallye 1967. Espantoso como o carro é pequeno!! Com um 1.3L de 100 cv, acredito que deve ser muito divertido na pista.


Agora o inglês Bristol 400. Quando eu olhei a grade deste carro, achei que era um BMW. Me enganei. Mas não tanto... depois descobri que o Bristol 400 teve origem em projetos da BMW de antes da segunda guerra.




Riley RMB 2 1/2L Drophead Coupe 1948. Primeira vez que vejo um desses carros ingleses, e talvez seja a única vez que verei.

Achei muito legal o alto nível de detalhe do adorno no seu capô, cuja foto é a primeira deste post. Mostra um cavaleiro segurando uma espécie de lança, muito caprichado. Este veículo devia ser de alguma representação oficial, por ter tantos brasões na sua grade.


Belíssimo Jaguar MK9. Devia ser impressionante viver naquela época, onde os carros era construídos com tantos detalhes e caprichos. Cada peça, curva, entalhe, parecem terem sido feito por artistas que passaram noites em claro no esforço de produzir seu trabalho à perfeição.



Magnífico Rolls Royce Silver Wraight 1954. Realmente dá pra entender por que a Rolls, naquela época, era considerado um carro para reis e sultões. A imponência deste Rolls é mistificante, e só consigo imaginar membros de famílias reais descendo de sua porta traseira. Ver a estátua de Spirit of Ecstasy no capô é um privilégio.
Vale notar a qualidade e o nível do acabamento no interior. Incrível a atenção a todos os detalhes. Interessante também, a seção central do carro, entre as janelas e os paralamas, na cor creme.



Porsche 911 Turbo, 1975-1989. Também conhecido como Porsche 930. Muitas pessoas não dão muito valor à um Porsche quando vê um, mas este modelo carrega a honra de ser a primeira da longa e lendária linhagem dos Porsche Turbos!

Ferrari 308 GTB. Eu tenho uma miniatura deste carro!! Fiquei muito feliz em poder ver um real, ao vivo! Muito bonito, compacto e ágil. Comparado aos esportivos atuais, esta Ferrari parece ser bem "magra".
Muitos não gostam do design deste geração. Eu acho sensacional!! Acho que o carro tem um equilíbrio muito bom nas suas linhas, sem parecer ser um superesportivo ultra-exagerado.
Deve ser pura adrenalina guiar esse carro, com centro de gravidade tão baixo e motor central. E sem eletrônica pra te cortar o barato...

Bom...
como sempre, guardei o melhor pro final!!

Pra ser bem sincero, não tenho muito o que dizer sobre o carro abaixo. Simplesmente fiquei parado por uns 15 minutos admirando-o. Quem me acompanhou no evento estava de prova.




Jaguar E-type
O mito.
Desnecessário dizer o que esse carro significou para sua época. Realmente aplaudo de pé a Quatro Rodas por me proporcionar um contato com este modelo histórico. Exposto aqui a primeira série do E-type - a mais bela de todas -, fabricado entre 1961 e 1967. A fluidez de suas linhas, o equilíbrio no design e a beleza do carro jamais se alteraram.
Em 1961 a Jaguar assombrava o mundo com este carro, o que instantâneamente fez com que o resto do mundo se parecesse antiquado. Só pra comparar, vejam o Mustang e o T-bird deste mesmo tópico, ambos da década de 60.
Parabéns também ao colecionador, por manter tão bem uma peça tão importante da história automotiva.




Devo realmente agradecer à Quatro Rodas por, pelo baixo preço de um ingresso de convidado, promover um evento que oferece ao público contato com tanta história automotiva! E oferecer também a muitos a oportunidade de ver algumas raridades.

Agora, só falta melhorar a outra parte do evento: os carros oferecidos para pilotagem na pista!!

Última parte deste post em breve!

-Xineis


Atualizado por Xineis: o Cadillac é 1956, e não 1954, como estava escrito antes! A 4rodas errou de novo! Siga o link para maiores detalhes dos Cadillacs 1956 e 1954.


Update: vejam aqui a continuação desta série:
QRX parte 2: O evento
QRX parte 4: Os testes


6 comentários:

  1. mto da hora as fotos, xineis!

    e bela edição do post!

    realmente tinha uns carros mto doidos de se ver. com certeza deve ter sido a melhor parte desse evento.

    poucos eu ja tinha visto (tipo esse Sand'up e renault F1 tavam no salão no ano passado).

    ah, qto ao porsche eu valorizo mto qdo vejo um sim! hehehe

    mto doida dessa ferrari, tb nunca vi ao vivo...

    engraçado que a maioria dos anos dos carros não bate com o numero que mostra na placa....será porque é o ano do modelo ou pq ta errado mesmo?

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  2. Muito louco, Xina! Mustang muito bonito (só me digam o que é aquele rack no porta-malas, pelamor!), Corvette C1 demais (nunca tinha reparado nessa traseira, muito bonita), Corvette Stingray conversível sem comentários (tem um cupê original no Brasil; hoje em dia é proibido tirar um desses dos EUA)... Jaguar E Type é realmente sensacional, um mito!

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  3. de fato!
    o stingray de janela bipartida é patrimônio nacional americano =)

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  4. Linos carros tenho interece emsaber sobre Riley . Onde estão estes carros expostos ? Obrigado . Wagner .

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  5. Belas fotos, de belos classicos....
    Porém meu comentário é voltado, especificamente, ao REVAi EV.
    Sinceramente, nao acho que seja um carro, muito emnos um conceito ridiculo. Infelizmente nao conheco o modelo a fundo e por isso nao posso fazer um comentário em detalhes, mas sinceramente, a se a proposta do carro foi atingida, tá valendo!
    Leve em consideração o proposito do modelo, um carroe cologico, pequeno, de baixo custo levando em conta a producao indiana, voltado principalmente para cidades, onde o transito é infernal e tende a piorar....bem, nao sei da motorização deste veiculo, porem creioq ue seja realmente economico e pouco poluente, prtanto, atingiu seu objetivo. O uno é lindo?
    quando ele foi lançado ele já nao agradava aos olhos e mesmo assim tá no mercado até hoje.
    Alem do mais, do ponto de vista de um mero estudante de Design de Produto, achei ele um tanto bonito sim. Levando em conta que proporcionalmente ele deve custar umas 5 vezes menos que um smart, eu comprava o REVAi...
    Melhor rever seus conceitos de ridículo......

    Independente disso, parabenizo a quem escreve neste blog, pela cobertura de imagens e por diversos posts interessantes que encontrei por aqui!
    Hasta!

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  6. É Bernardo, acho que conceito de ridículo é igual gosto, cada um tem o seu.

    felizmente o meu é parecido com o do Xineis....achei bem ridiculo O DESIGN....mas nao a PROPOSTA do carro....acho que o Xineis achou o mesmo

    criticou a aparencia, nao a ideia

    obrigado pelo comentario e continue lendo o blog!
    abs

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