domingo, 30 de maio de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Dodge Viper


Dodge Viper




O Alto-Giro Blog teve a felicidade de, em uma de nossas privilegiadas visitas à Platinuss, encontrar este Dodge Viper da primeira geração. Estacionado na frente da loja, esta brutal esportivo americano estava na belíssima companhia de um Porsche Boxster e um Lamborghini Gallardo Superleggera.




O exemplar aqui mostrado, é um Viper RT/10 Roadster, da primeira geração, fabricado entre 1992 e 1995. As víboras desta geração eram esportivos puros, sem concessões ao conforto. Era um roadster criado para ser pilotado, e só isso. Não tinha sequer capota, vidros ou maçanetas externas, quanto mais equipamentos "supérfulos" como ar-condicionado, freis com ABS ou controle de estabilidade.



Esta versão inicial tem como características as rodas de 3 raios e o escapamento lateral. Apesar de eu normalmente não gostar de rodas de 3 raios, estas características marcantes são, pra mim, a cara do Viper!




Ele foi criado para ser um esportivo visceral ao menor custo possível. Foi-lhe montado um grotesco motor de 8 litros de deslocamento volumétrico, distribuído em 10 cilindros montados em V. Este gigantesco motor tem como base os motores LA da Chrysler, de alta cilindrada e acionamento de válvulas no bloco por varetas. Ou seja, eram os motores usados pela Dodge Ram e outras camionetes da empresa.
O que pareceu ser uma adaptação inadequada, na verdade teve um resultado incontestavelmente positivo. Tal usina de força produzia 400 cv de potencia a 4600 rpm, e 65 kgmf de torque a baixos 3600 rpm. São números impressionantes hoje em dia, e totalmente superlativos no início da década de 90, ainda mais para um esportívo americano acessível.



Para baixar seu custo, cortaram-se equipamentos supérfulos. Com uma distribuição de peso bem acertada, de 50% em cada eixo, e um gigantesco motor jogando força a qualquer hora, tornou-se um esportivo quase ideal para quem buscasse um carro comprometido completamente com o desempenho, a um preço não tão abusivo.
Mas a falta de auxílios como freios com ABS, controle de tração e de estabilidade, em um carro com tanta potência, fizeram do Viper uma armadilha ambulante para motoristas inexperientes.




O Viper foi criado para ser um esportivo bruto e visceral, invencível em retas e cauteloso em trechos sinuosos. Foi criado para ser o esportivo americano supremo, acessível e compromissado unicamente no desempenho. Feito para bater no Corvette e devorar italianos em retas. E isso, ele cumpriu muito bem na sua época.
Vipers não são tão exóticos em ruas americanas, mas aqui no Brasil, foi o primeiro que vi! Mais uma vez, a Platinuss traz ao nosso blog encontros memoráveis com ícones automotivos de todas as épocas!

Um breve resumo da máquina:
  • V10 8.0L
  • 400 cv @ 4600 rpm
  • 65 kgmf @ 3600 rpm
  • 0-60 mph (97 km/h): 4.6 s
  • 0-100 mph (160 km/h): 9.2 s
  • Vmax: 164 mph (264 km/h)
-Xineis

6 comentários:

  1. sensacional, xineis!

    belo post!

    Alto-Giro trazendo mais um carro do imaginário infantil-adolescente de grande parte dos leitores!

    foi realmente impressionante ver esse carro ao vivo....a largura dos pneus é ridícula!

    lembro q tinha mais 2 caras tirando foto dele, embasbacados.

    realmente foi um privilégio ver esse Viper de perto!

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  2. Brutal, realmente. Acho que qualquer um que saiba o que esse carro representa teria um pouco de medo ao dirigi-lo pela primeira vez. Imagina em pista molhada, então?! Hahaha!!

    Cara, sério que ele tem distribuição de peso 50/50? Apostaria forte que ele tinha muito mais na dianteira, por causa do pequeno detalhe do motor de caminhão, haha!

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  3. animal a foto lado a lado com a Gallardo.

    reparem na diferença de tamanho do capô das duas!

    haha

    impressionante

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  4. então cara, apesar de ser um V10 da Ram, para o viper o motor é construído em liga de aluminio, tanto no bloco quanto no cabeçote, diminuindo um pouco o peso do conjunto..

    E a distribuição de peso não parece ser tão difícil que seja 50/50, uma vez que pelo tamanho do capo, o viper tem motor quase central..!!

    o viper em si, pesa 1500 kg, ou seja, não é um carro tão pesado assim para os dias de hoje...

    o que realmente é destoante no viper é a falta de assistência eletronica, como ABS, controle de tração e estabilidade, etc...

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  5. Tinha um desses aqui perto da minha casa na Oficina F1, tava fazendo o parachoque diantero acho.. o carro era lindo!

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  6. Luan, era tão antigo quanto esse??

    esse carro é raríssimo de se ver!
    incrível

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