segunda-feira, 30 de agosto de 2010

[Alto-Giro Avistamentos] Mitsubishi i MiEV

Algumas semanas atrás, numa visita à Expo Elevador 2010, dei de cara com o carrinho estranho das fotos:
Adicionar imagem
É o Mitsubishi i MiEV. Apesar desse nome idiota, que significa Mitsubishi innovative Electric Vehicle, o carrinho tem algumas coisas interessantes até. Baseado no Mistubishi i, o i MiEV tem motores elétricos instalados junto às próprias rodas, uma certa tendência nesse tipo de carro (ainda que não confirmada - vide Tesla Roadster). Isso eu acho legal: já que é pra ser 100% elétrico, por que não repensar de verdade o carro? Se você gosta de engenharia automotiva, vale a pena olhar melhor esse projeto.


Contudo, além do apelo de novidade, motivos ecochatos e blá-blá-blá, sobra pouco para falar desse carro. Ele vai na onda recente dos city cars: tem bom aproveitamento de espaço, "não polui" (entre aspas, sim, pois a geração de eletricidade não é 100% limpa), etc. Mas tem um design bem feio (ponto subjetivo, admito) e um interior horrível, capaz de passar vergonha perto dos nossos nacionais populares (a tela passa uma impressão de ter sido toscamente "enfiada" lá). Pode ser que isso seja só um protótipo, mas a execução poderia ter sido muito melhor.


Enfim, dá pra notar que ele quer se destacar simplesmente por ser elétrico, não por ser um bom carro que, porventura, é elétrico. Isso não me impressiona, assim como imagino que ocorra com a maioria dos que gostam mesmo de carros.

Se você quiser saber mais sobre o i MiEV, seguem alguns links:

Wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/MIEV
Mistubishi: http://www.mitsubishi-motors.com/special/ev/


-WS
Equipe Alto-Giro

5 comentários:

  1. hahaha, nao sei se rio mais do carro tosco ou do fato de vc ter ido à Expo Elevador

    hahaha

    ResponderExcluir
  2. Que fique claro que eu não fui lá só pra ver o i MiEV! Hahahaha!!!

    -WS

    ResponderExcluir
  3. boa wilsão!!

    Bom, podem me xingar, mas minha opinião é que, do universo dos K-cars que existem no Japão, não acho o Mitsubishi i (e consequentemente, o i-Miev) dos mais feios...

    veja alguns exemplos da Daihatsu (cocoa, tanto, esse), suzuki/chevrolet MW, da própria Mitsubishi (toppo, eK), e os que são pra mim os campeões de longe de feiúra, os Subarus R1 e R2...

    verás que o i-Miev até que passa uma certa modernidade e simpatia.. hahahah

    sei lá, é minha opinião..
    pra mim K-cars são toscos por natureza e concepção, mas dentro desse mundo, o Mitsubishi i é dos melhores..

    (ah, desencanei de postar links dos exemplos, mto trampo, hehe)

    Apesar de não ter visto ao vivo, deu pra perceber que o interior é mto tosco mesmo! Até pelas fotos dá pra perceber que o plástico é de baixa qualidade, algo decepcionante, pois normalmente as fotos não são bons parametros...

    Considerando que o Mitsu i NÃO é dos K-cars mais baratos que tem (custa cerca de $18 mil USD no Japao), isso é um fato preocupante.

    De qualquer maneira, é um avistamento interessante. Belo post! Abs

    ResponderExcluir
  4. Xina, eu quis dizer que acho ele feio e ponto, mas comparando com os carros da sua categoria, ele realmente não desponta como um dos piores. É que não gosto desse design que considera o carro um mero transportador de passageiros, embora eu entenda a praticidade desse ponto de vista.

    O que eu não falei no post: a Quatro Rodas chegou a fazer uma matéria com o carrinho, e, se não me engano, vão trazer o i pro Brasil. A versão elétrica sairia por ridículos R$ 100 mil.

    -WS

    ResponderExcluir
  5. eh, eu reconheço

    ele é feio e ponto
    não há motivos para justificativas

    mas realmente, dentro do universo dos K-cars, ele não é tão ruim

    O pior é que 100 mil pela versão elétrica não seria um preço totalmente fora da realidade pra ele (apesar de concordar e achar que é ridículo para o que o carro oferece).

    Afinal, o Mitsu i custa, no Japão, a mesma faixa de preço do Honda Fit (entre 15 e 20 mil dólares). Assim, considerando o fato do Fit custar entre 50 e 60 mil reais no Brasil, teoricamente a versão "normal" do Mitsu i custaria na mesma faixa de preço.
    Logo, apesar de eu considerar tosco, a versão elétrica do i custar cerca de 100 mil, não é tão fora da realidade assim...

    não deixa de ser ridículo de qualquer maneira, assim como um Honda Fit custar 60 mil reais no Brasil...

    ResponderExcluir