quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[AltoGiro F1] Mudanças no regulamento para 2012

Enquanto as transações são finalizadas entre as equipes, os últimos cockpits são definidos e as últimas simulações para os bólidos de 2012 são feitas antes de botar os carros nas pistas, vale comentarmos o que muda tecnicamente para a temporada de 2012.

Felizmente, esse ano não teremos grandes alterações no regulamento, que, pasmém, já estavam deixando todos os espectadores confusos a cada ano. Essas constantes alterações, pelo que parece, não estavam deixando tempo suficiente para as equipes trabalharem bem em novos carros e, quem estava em vantagem (leia-se Red Bull), só obtinha mais vantagens. Com a manutenção das regras para 2012, espera-se que as outras equipes consigam desenvolver um carro mais competitivo, a fim de bater o jovem alemão que pilota o touro vermelho.

Algumas alterações no regulamento são fácilmente descritas: 

1) em 2012, as equipes poderão utilizar mais do que 3 jogos de pneus nos treinos qualificatórios;
2) durante a entrada do Safety Car, retardatários poderão recuperar suas voltas e voltar para o final do Grid. Isso facilitará a vida dos líderes da corrida, que não serão atrapalhados pelos mesmos retardatários.

Mas além das duas alterações de regulamento acima, duas alterações estritamente técnicas são o que interessam pra esse ano: mudança nos pneus (como sempre) e a proibição dos "Off-throttle blow diffusers" (algo como "Difusores de combustão fora da aceleração", em português).

Comecemos falando dos difusores em questão. 


Em carros comuns de passeio, a saída dos gases de combustão são feitas na traseira, como você pode observar a saída de escapamento do seu carro ou de qualquer outro carro de passeio na rua. Na Fórmula 1, os gases saem em escapamentos localizados antes das rodas traseiras (vistos na ilustração acima, retirada do site oficial da F1), e são guiados por um difusor para a parte traseira do carro. Este difusor redireciona os gases a fim de gerar mais "downforce" (pressão aerodinâmica) para o carro. Portanto, com maior downforce, temos maior aderência do carro na pista e maior desempenho do mesmo.
Mas, o que acontece é que, assim como no seu carro de passeio, os gases só são gerados quando se pisa no acelerador (em sua grande parte). Engenhosamente, os engenheiros da F1 criaram um sistema de exaustão que também gerava gases quando o piloto não estava acelerando, por isso o nome "Off-throttle blow", permitindo que os gases percorressem os difusores durante todo o tempo, gerando downforce initerrupta para o carro. 

Mas a festa acabou. Esses difusores foram proibidos para 2012 e talvez seja a grande mudança técnica por parte das equipes para essa temporada.

Outra mudança que temos para 2012 são os pneus. Tais mudanças já não são novidade, pois os pneus tem sido um dos principais artifícios de Bernie Ecclestone para tentar dar mais competitividade à categoria. A Pirelli apresentou na última semana, em Abu Dhabi, a nova família de pneus para a temporada:


Começando pela parte técnica e dos compostos, a Pirelli afirma que os pneus desse ano estão mais "quadrados". Isso permite os pneus terem maior contato com a pista, consequentemente maior distribuição de stress entre o composto todo e assim, manter seu desempenho máximo por mais tempo. De certo isso não afetará a durabilidade dos compostos.

Falando em durabilidade dos compostos, em 2012 eles serão, no geral, mais macios. Compostos mais macios resultam em maior aderência e obviamente, maior desgaste. Mas isso vale para todos os compostos. Segundo a Pirelli, o maior objetivo da fabricante para 2012 foi diminuir a diferença absurda que havia entre os compostos mais macios e os mais duros. A diferença na temporada passada chegava em torno de 1,2 a 1,5s por volta, na diferença dos macios para os duros. Esse ano, ainda segundo a Pirelli, a diferença deve ficar em torno de 0,6 a 0,8 segundos. Como, pelo regulamento, é necessário utilizar pelo menos um jogo macio e um jogo duro por corrida, essa mudança permitirá que as equipes trabalhem mais as estratégias a fim de conseguir uma combinação ideal de compostos e pitstops em cada corrida.

Na parte estética e de marketing da Pirelli para os pneus, temos a seguinte configuração:

- Pneus PZero com listras vermelhas para os compostos super-macios;
- Pneus PZero com listras amarelas para os compostos macios;
- Pneus PZero com listras brancas para os compostos médios;
- Pneus PZero com listras prateadas para os compostos duros;
- Pneus Cinturato com listras verdes para os compostos intermediários de chuva;
- Pneus Cinturato com listras azuis para os compostos de chuva pesada.

Como podem perceber, temos algumas diferenças de cores para o ano passado (apenas os pneus de chuva pesada, que eram laranjas e passaram a ser azuis e os intermediários que eram azuis e passaram a ser verdes) e a marca CINTURATO da Pirelli, passará a estampar os pneus de chuva, ao contrário da temporada passada, onde todos os pneus eram da marca PZero.

A temporada promete boas alterações. Esperamos que essas poucas mudanças tragam competitividade ainda maior à categoria. Cansamos de ver o Vettel levantar o indicador.

- João

3 comentários:

  1. Bom resumo das mudanças, Jão. Até que enfim não vão mudar completamente o regulamento de novo. Tava parecendo Campeonato Paulista na época do Farah. Cada ano, um regulamento.

    -WS

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  2. belo post, joão. Muito informativo...
    vamos ver agora como as equipes se sairao sem os off-throttle blow diffusers...

    algum palpite?? Red Bull tem chance de perder a hegemonia com essa mudança?

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  3. Eu acho não que as mudanças favoreçam as outras equipes e sim a falta de mudanças. As equipes tiveram mais tempo pra trabalhar no carro sem ter nenhuma surpresa no regulamento... Esperamos que tenham conseguido fazer um bom desenvolvimento nesse meio tempo.

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