domingo, 26 de agosto de 2012

Lambo Gaga


A Lamborghini é a Lady Gaga do mundo automotivo. Roubei esta idéia descaradamente de um amigo, e como todo bom usurpador, considero ela agora minha. Por isso, vamos nos aprofundar um pouco na minha analogia, com a devida propriedade.

Lady Gaga é a cantora pessoa mais extravagante do showbiz mundo. Entre o que ela chama de roupa estão um casulo, alguns bifes crus e até mesmo Caco, o Sapo (aquele dos Muppets).


A Lamborghini faz os carros mais extravagantes da indústria. Seus modelos têm portas desenhadas para abrir sua cabeça ao meio no caso de algum defeito, entradas de ar laterais capazes de engolir um gato e aerofólios que se abrem como asas. 

Continue lendo...


Lady Gaga chegou ao extremo de "criar" chifres na cara. Chifres que poderiam ter saído diretamente de um Lambo Reventón.


Mas talvez o que mais aproxime os dois é que ambos desfrutam de fama e status de popstars, sem serem exatamente os melhores no que fazem. OK, Lady Gaga pode cantar, dançar e até mesmo tocar piano. Ela lota estádios, mesmo com a audácia de cobrar o mesmo ou mais do que astros consagrados da música, como Paul McCartney e Roger Waters. Mas tire as coreografias, as roupas espalhafatosas e os recursos eletrônicos, e você vai ficar com uma nariguda com dificuldade de alcançar as mesmas notas que magicamente estão nas gravações.

Da mesma forma, uma Lamborghini é um carro com uma presença e um carisma impressionantes (veja nosso encontro com um Aventador), capaz de fazer qualquer entusiasta dar um mau jeito no pesoço para vê-lo passar. Não à toa, foi o carro do Batman nos últimos três filmes. E, mesmo cometendo a audácia de cobrar preços próximos aos da Ferrari, benchmark em supercarros desde sempre, há filas de espera para comprar os carros de Sant'Agata Bolognese. Mas esqueça as portas-tesoura e a carroceria de nave espacial, e o que sobra é um elefante de quase 2 toneladas que soluça nas trocas de marcha e não agüenta muito mais do que uma hot lap num autódromo. 

Mas, contudo, todavia... 

Felizmente, tanto a música não é assimilada por nós apenas em termos de melodia, arranjo e composição, quanto os carros não são em handling, fading e tempos de volta. Ambos possuem características que transcendem a técnica pura e tocam seus apreciadores de uma forma inexplicável. Estou falando aqui de energia, interpretação, espetáculo... E é isso que torna possíveis verdadeiros fenômenos como a Lamborghini e a Lady Gaga. 

Agora... Fica a cargo de vocês, dizer se eu realmente acredito nisso ou se essa é a minha Poker Face literária. Pegaram? Pegaram? Hahaha!!

-WS


PS: que fique bem claro - o Aventador é, ao lado do Zonda, o carro mais animal que já vi ao vivo!

4 comentários:

  1. Haha! Brilhante! Ficou tão bom que nem vou dar queixa de roubo de idéia! Só mais um comentário: o nariz torto da lady gaga pode ser comparado à posição torta do motor do aventador! Heheh

    ResponderExcluir
  2. Haha, bem lembrado, Salmão!

    Obrigado pela matéria-prima para o artigo, hehe.

    -WS

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha a comparação dos chifres da lady gaga com o reventon foram mto boas.

    acho que o artigo levantou pontos interessantes, como o excesso visual dos dois lados da comparação, com detalhes dramáticos e extravagantes.

    Mas não creio que a comparação é adequada.. pois olhando de um modo mais global, se formos analisar o contexto que os dois lados estão inseridos nos nichos que atuam, a comparação não faz sentido, pois:

    a Lamborghini, construtora de superesportivos, atua no ramo automobilístico, e é certamente um dos maiores nomes do setor. Tem uma história longeva (nasceu da Ferrari, o maior nome do ramo), consolidada e é reconhecida como um dos nomes mais importantes da história. Seus carros são admirados por quase todos os povos, etnias e religiões.

    a Lady Gaga, cantora, que atua no ramo artístico/musical, é uma revelação recente, de impacto rápido e carreira meteórica, mas longe de ser uma das vozes mais tradicionais da música, e mais longe ainda de ser considerada uma das melhores cantoras da história. Tem mais gente que detesta ela do que adora.

    Então, apesar das semelhanças, não acho a comparação válida.
    Baseado no que levantei sobre a carreira da lady gaga, e também sobre a extravagância desnecessária, outros nomes do ramo automobilístico me vêm à mente, como Pagani, Koenigsegg e afins..

    ResponderExcluir
  4. Mas pela sua lógica, a comparação dá mais certo ainda! Lady Gaga veio da Madonna, assim como a Lamborghini da Ferrari. Hahaha!

    -WS

    ResponderExcluir