segunda-feira, 20 de julho de 2009

[Alto-Giro em Museus] Museu da Mercedes-Benz

Continuando aqui com as visitas aos célebres museus do mundo automotivo. Desta vez a pauta do dia é: Mercedes-Benz, simplesmente a inventora do carro. Achei que o último post, sobre o museu da Porsche, ficou muito extenso, então tentarei ser mais conciso neste aqui, muito mais rico em acervo.

Acima, a fachada do museu, impressionante. O prédio é tão grande que não deu pra pegá-lo inteiro na foto. Logo na entrada, uma homenagem ao grande Fangio:

O acervo começa onde o carro começou, com o Benz Patent-Motorwagen, primeiro automóvel da história:

Seguindo algumas décadas adiante, uma seção cheia de oldtimers:

Admito que não sou um grande fã de carros dessa época, apesar da imponência de alguns. Passando à frente, chegamos ao mito, o carro que, por si só, vale a visita inteira: o 300 SL.


Um verdadeiro marco na história do automobilismo (tanto que acaba de ganhar uma releitura moderna, o SLS AMG), este carro é o meu favorito de todos os tempos. A sua estrutura reforçada impedia a instalação de portas convencionais, já que a lateral era elevada demais. Assim, os engenheiros da Mercedes apareceram com uma solução que seria a marca desse modelo: as famosas portas em configuração asa-de-gaivota, afixadas no teto.

Como se pode ver acima, não era apenas no design externo que o 300 SL se destacava. Com um interior primoroso, extravagante e praticamente impossível de se encontrar hoje em dia - salvo, talvez, nos Spyker - marcou esse tom de vermelho no catálogo da Mercedes, que o ofereceu até mesmo no SLR McLaren, como "300 SL red interior".

O 300 SL pode ser considerado o "pai" dos SL modernos, o que fica mais óbvio na versão abaixo:


O 300 SL roadster foi criado com o mercado americano em mente, e, por motivos óbvios, perdeu as portas asa-de-gaivota, mas não a beleza do modelo original. Além dele, o museu dispunha de um 300 SLR cupê, variação mais esportiva que nunca chegou a ser produzido, mas que teve uma unidade construída, usada como carro pessoal do engenheiro da Mercedes Rudolf Uhlenhaut. Por isso é conhecido como "Uhlenhaut Coupé":



Com o principal já coberto, mais alguns destaques:


Mercedes-Benz 190E: apesar do nome, representa a primeira geração da atual Classe C.


Caminhãozinho engraçado usado para transportar o 300 SLR speedster em ocasiões especiais. Na lataria, uma curiosa inscrição: "Max. Speed 105 m.p.h.", indicando que ele alcançava 105 milhas por hora (~168 km/h).


Estudo de segurança com diversos sistemas inovadores para a época. Reparem na parede atrás, com as principais invenções da Mercedes.


SL da princesa Diana (devolvido por ela à fábrica, pressionada por não dirigir um carro britânico) ao lado do Classe G "papa-móvel".


190E do Ringo Starr, com acessórios AMG. Atrás, o ônibus usado pela seleção alemã campeã da Copa de 1974.


Classe M do filme Jurassic Park: Parque dos Dinossauros.


S 600 do Schwarzenegger, ainda com placas da Califórnia.

Pra finalizar, mais alguns esportivos de destaque na história da marca:


300 SLR 722, campeão da Mille Miglia de 1955, dirigido por Sir Stirling Moss e Denis Jenkinson. Os números referem-se ao horário de partida do carro, 7:22. Foi inspiração para uma versão especial do SLR McLaren de mesmo nome, que eu tive a oportunidade de ver ao vivo e garanto: é animal!


CLK GTR: sem comentários. Quem não conhece, favor procurar no Google ou na Wikipedia.


CLK DTM: correu no campeonato alemão de turismo, e proporcionou bons momentos de diversão a alguns de nós do blog, em Gran Turismo 3 e 4.

Olha só, no final, não consegui deixar o post curto! E olha que tesourei bastante coisa. Espero que gostem. Caso eu tenha deixado de lado algum modelo legal, só dar um toque nos comentários.

WS

5 comentários:

  1. animal, wilsão

    otimo post....

    com ctz vai ter q fazer um segundo post outro dia com as coisas q ficaram de fora!! hehehe

    esse é só pra dar o gostinho

    nao tinha visto esses escapes do Uhlenhaut....monstro!

    e a fachada do museu é animal tb...

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  2. nossa, animal wilsão!!

    parabéns pelo post, muito bom vc ter tido contato com tanta história automotiva e poder passar pra gente!

    Realmente, como o rossi falou, não tinha vista o escape do uhlenhaut..!! nossa, animal, do jeito que tá, sem querer ficou muito agressivo!!!! Resta ainda a dúvida do motivo da presença do defletor de acrílico na frente de seu parabrisa, bem sobre a entrada de ar do capô.... mistério!!

    parabéns pelo conhecimento compartilhado no teu post tbm, cara...! não sabia que o SLR 722 chamava assim por causa do seu tempo!!! Legal!

    Bom, minhas considerações sobre o SLS, e as reedições que a Mercedes faz de seus clássicos já postei nestes comentários, então não repetirei a discussão aqui...

    já falei tbm quanto eu acho LOCO esse caminhãozinho dedicado ao SLR! Cara, eu que vale a pena vc fazer um post dedicado pra essa dupla!! Pra postar várias fotos, e explicar melhor! Que acha?

    quanto ao CLK GTR: realmente sem comentários..!!!
    acho que sua visita valeu por vaer o GTR e o 300SL (e suas variações.. =) )

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  3. outros comentários...

    esse S600 do Arnie na época devia ser muito loco, mas olhando agora, parece coisa de rapper e nego do bronx.. hahahah
    (seria a versão americana do Omegão 4.1 com rodas Binno...)


    outra coisa: esse patent-motorwagen é uma réplica, né...??


    quanto ao carro que fizeram de estudo de segurança, a frente dele me lembrou à dos Tatra.

    mto loco o carro de Ringo Starr tbm!! hahaha

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  4. Valeu pelos comentários, Rossi e Xineis. Dá pra fazer mais um post com o resto das fotos. Podia ser dedicado ao 300 SL e seu caminhãozinho engraçado sim, hehe.

    Xineis, o Patent-Motorwagen é uma réplica, sim. O caminhãozinho também. O 722 não tenho certeza.

    O CLK GTR é animal! A pena é que ele, o DTM e o 722 ficavam numa plataforma elevada, escura e de acesso ruim. Por isso, as fotos não ficaram boas.

    Ah, o S do Schwarza é meio pimp style, mesmo, haha! As rodas cromadas deixam transparecer.

    WS

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  5. puxa podia ter falado do mal fadado clr lm e do c112, tbem dos c111 com motores wankel e diesel

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