Continuando aqui com as visitas aos célebres museus do mundo automotivo. Desta vez a pauta do dia é: Mercedes-Benz, simplesmente a inventora do carro. Achei que o último post, sobre o museu da Porsche, ficou muito extenso, então tentarei ser mais conciso neste aqui, muito mais rico em acervo.
Acima, a fachada do museu, impressionante. O prédio é tão grande que não deu pra pegá-lo inteiro na foto. Logo na entrada, uma homenagem ao grande Fangio:
O acervo começa onde o carro começou, com o Benz Patent-Motorwagen, primeiro automóvel da história:
Seguindo algumas décadas adiante, uma seção cheia de oldtimers:
Admito que não sou um grande fã de carros dessa época, apesar da imponência de alguns. Passando à frente, chegamos ao mito, o carro que, por si só, vale a visita inteira: o 300 SL.
Um verdadeiro marco na história do automobilismo (tanto que acaba de ganhar uma releitura moderna, o SLS AMG), este carro é o meu favorito de todos os tempos. A sua estrutura reforçada impedia a instalação de portas convencionais, já que a lateral era elevada demais. Assim, os engenheiros da Mercedes apareceram com uma solução que seria a marca desse modelo: as famosas portas em configuração asa-de-gaivota, afixadas no teto.
Como se pode ver acima, não era apenas no design externo que o 300 SL se destacava. Com um interior primoroso, extravagante e praticamente impossível de se encontrar hoje em dia - salvo, talvez, nos Spyker - marcou esse tom de vermelho no catálogo da Mercedes, que o ofereceu até mesmo no SLR McLaren, como "300 SL red interior".
O 300 SL pode ser considerado o "pai" dos SL modernos, o que fica mais óbvio na versão abaixo:
O 300 SL roadster foi criado com o mercado americano em mente, e, por motivos óbvios, perdeu as portas asa-de-gaivota, mas não a beleza do modelo original. Além dele, o museu dispunha de um 300 SLR cupê, variação mais esportiva que nunca chegou a ser produzido, mas que teve uma unidade construída, usada como carro pessoal do engenheiro da Mercedes Rudolf Uhlenhaut. Por isso é conhecido como "Uhlenhaut Coupé":
Com o principal já coberto, mais alguns destaques:
Mercedes-Benz 190E: apesar do nome, representa a primeira geração da atual Classe C.
Caminhãozinho engraçado usado para transportar o 300 SLR speedster em ocasiões especiais. Na lataria, uma curiosa inscrição: "Max. Speed 105 m.p.h.", indicando que ele alcançava 105 milhas por hora (~168 km/h).
Estudo de segurança com diversos sistemas inovadores para a época. Reparem na parede atrás, com as principais invenções da Mercedes.
SL da princesa Diana (devolvido por ela à fábrica, pressionada por não dirigir um carro britânico) ao lado do Classe G "papa-móvel".
190E do Ringo Starr, com acessórios AMG. Atrás, o ônibus usado pela seleção alemã campeã da Copa de 1974.
S 600 do Schwarzenegger, ainda com placas da Califórnia.
Pra finalizar, mais alguns esportivos de destaque na história da marca:
300 SLR 722, campeão da Mille Miglia de 1955, dirigido por Sir Stirling Moss e Denis Jenkinson. Os números referem-se ao horário de partida do carro, 7:22. Foi inspiração para uma versão especial do SLR McLaren de mesmo nome, que eu tive a oportunidade de ver ao vivo e garanto: é animal!
CLK DTM: correu no campeonato alemão de turismo, e proporcionou bons momentos de diversão a alguns de nós do blog, em Gran Turismo 3 e 4.
Olha só, no final, não consegui deixar o post curto! E olha que tesourei bastante coisa. Espero que gostem. Caso eu tenha deixado de lado algum modelo legal, só dar um toque nos comentários.
WS
animal, wilsão
ResponderExcluirotimo post....
com ctz vai ter q fazer um segundo post outro dia com as coisas q ficaram de fora!! hehehe
esse é só pra dar o gostinho
nao tinha visto esses escapes do Uhlenhaut....monstro!
e a fachada do museu é animal tb...
nossa, animal wilsão!!
ResponderExcluirparabéns pelo post, muito bom vc ter tido contato com tanta história automotiva e poder passar pra gente!
Realmente, como o rossi falou, não tinha vista o escape do uhlenhaut..!! nossa, animal, do jeito que tá, sem querer ficou muito agressivo!!!! Resta ainda a dúvida do motivo da presença do defletor de acrílico na frente de seu parabrisa, bem sobre a entrada de ar do capô.... mistério!!
parabéns pelo conhecimento compartilhado no teu post tbm, cara...! não sabia que o SLR 722 chamava assim por causa do seu tempo!!! Legal!
Bom, minhas considerações sobre o SLS, e as reedições que a Mercedes faz de seus clássicos já postei nestes comentários, então não repetirei a discussão aqui...
já falei tbm quanto eu acho LOCO esse caminhãozinho dedicado ao SLR! Cara, eu que vale a pena vc fazer um post dedicado pra essa dupla!! Pra postar várias fotos, e explicar melhor! Que acha?
quanto ao CLK GTR: realmente sem comentários..!!!
acho que sua visita valeu por vaer o GTR e o 300SL (e suas variações.. =) )
outros comentários...
ResponderExcluiresse S600 do Arnie na época devia ser muito loco, mas olhando agora, parece coisa de rapper e nego do bronx.. hahahah
(seria a versão americana do Omegão 4.1 com rodas Binno...)
outra coisa: esse patent-motorwagen é uma réplica, né...??
quanto ao carro que fizeram de estudo de segurança, a frente dele me lembrou à dos Tatra.
mto loco o carro de Ringo Starr tbm!! hahaha
Valeu pelos comentários, Rossi e Xineis. Dá pra fazer mais um post com o resto das fotos. Podia ser dedicado ao 300 SL e seu caminhãozinho engraçado sim, hehe.
ResponderExcluirXineis, o Patent-Motorwagen é uma réplica, sim. O caminhãozinho também. O 722 não tenho certeza.
O CLK GTR é animal! A pena é que ele, o DTM e o 722 ficavam numa plataforma elevada, escura e de acesso ruim. Por isso, as fotos não ficaram boas.
Ah, o S do Schwarza é meio pimp style, mesmo, haha! As rodas cromadas deixam transparecer.
WS
puxa podia ter falado do mal fadado clr lm e do c112, tbem dos c111 com motores wankel e diesel
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