O AltoGiro teve a oportunidade de conhecer dois clássicos americanos, que eu trago para nossos leitores neste post. Este Cadillac Series 6200 e este Oldsmobile Cutlass Supreme estavam expostos na Golden Classics da Av. Eng. Luis Carlos Berrini.
No local havia somente estes dois carros na hora, sendo que a maior parte dos clássicos da empresa ficam guardados num galpão também no Brooklin. Fui muito bem atendido pelo Carlos no local, que me deu liberdade para conhecer os carros e tirar essas fotos. Aproveito para lhe mandar agradecimentos por possibilitar meu contato com estes carros clássicos tão importantes na história automotiva. Admiro muito todos que têm o esforço e o interesse de enriquecer e cuidar da cultura automotiva no nosso país.
Ao ver este Cadillac Series 6200, foi impossível não relembrar do encontro que tive daquele Fleetwood Sixty Special que o AltoGiro encontrou em 2010, neste link. Aquele maravilhoso 60-S branco de 1960 reluzia nas ruas do Brooklin, perto do local que encontrei o Cadillac do post de hoje.
Já o carro de hoje, é um 6200 de 1961 azul, com interior também azul. Algumas diferenças podem ser vistas nos dois carros, mudanças que a GM fez no ano-modelo dos carros. Para 1961, a frente está mais plana e com um desenho mais contido que o modelo de 1960, como pode ser visto nesta foto. Apesar da presença indispensável da enorme grade cromada em ambos os modelos, parece que a Cadillac foi atenuando o desenho excessivo de seus fin-tails ao longo dos anos.
A lateral deste modelo 1961 apresenta 3 fortes vincos que correm o carro todo, diferentemente do 60-S de 1960, que tem uma lateral limpa
Se em 1959 os rabo-de-peixe atingiram sua extravagância máxima, com suas barbatanas imensas incrustradas por lanternas em formas de turbinas, seu desenho foi mais contido nos anos seguintes. Em 1960 as lanternas foram integradas verticalmente às barbatanas, tendência mantida em 1961.
A preferência por um modelo de um determinado ano é um questão pessoal. O desenho dos carros, mesmo os mais clássicos, mudam ano-a-ano. No entanto, é inegável que o Fleetwood 60-S branco estava em um estado impecável de conservação, o que não se pode dizer tanto deste 6200 six-windows azul. Este Cadillac estava com tecidos dos bancos e das forrações um pouco gastos, e alguns poucos detalhes externos que precisam de atenção. Mas nada como uma leve restauração por um proprietário com um pouco de tempo e disposição para fazer este Caddie brilhar novamente como ele merece.
Detalhe interessante nas fotos acima, é o Autronic Eye, opcional fixado acimado do painel de instrumentos, também instalado no Fleetwood 60-S. Este dispositivo era um opcional que, através do sensor de luminosidade, analisava a presença de carros vindo na direção contrária à noite, e abaixava a intensidade do farol para evitar o ofuscamento dos outros motoristas
Já o outro clássico americano que estava na Golden Classics era este Oldsmobile Cutlass Supreme de terceira geração (1973-1977). O Cutlass Supreme sempre foi o topo da linha Cutlass, que a Oldsmobile produziu de 1966 até 1997 (obviamente carros completamente diferentes no final).
O AltoGiro já teve contato anteriormente com um outro Olds da família do Cutlass, mas em sua versão mais básica, a F-85 deste post.
Talvez o Olds mais conhecido desta época seja o adorado Oldsmobile 442, que era um pacote esportivo baseado no Cutlass normal. No entanto, era possível equipar o Cutlass Supreme com o motor V8 de 455 cilindradas cúbicas (nada menos que 7.5 litros) do Oldsmobile 442, mas em versão amansada de 250 hp. O motor básico do Cutlass Supreme era um V8 5.7 litros. Os Supremes tinham o teto de desenho específico, com o opera window na coluna C, que não era compartilhado com Cutlasses normais
Este Cutlass Supreme estava em estado de conservação muito bom, sem ferrugem nem detalhes a serem feitos na carroceria. Não tive a oportunidade de ver seu interior, uma vez que um comprador interessado acabou saindo com o carro para um teste. O som borbulhante de seu V8 na saída é sempre música para os ouvidos de um entusiasta, ainda mais vindo de um carro clássico como este,
Agradeço muito à Golden Classics pela oportunidade oferecida para conhecer estes dois clássicos americanos. Sempre tenho muito gosto em conhecer carros interessantes, e parabenizo ao Carlos pela sua iniciativa e pela coleção que mantém!
- Jackson
Para ver outros avistamentos desta tradicional seção do Alto-Giro Blog, cliquem em "avistamentos" no menu lateral, ou aqui. Se tiverem alguma foto própria de um carro diferenciado, mandem para altogiroblog@gmail.com que teremos o prazer em publicá-lo!
Esse Cutlass é um clássico americano! Não é difícil ve-lo em filmes policiais dos anos 80.
ResponderExcluiranimal os carros!
ResponderExcluirverdade João
ResponderExcluirtbm me lembro de cenas de filmes policiais com Cutlasses...
lembro até de 442s, mas mão consegui encontrar fotos...
O caddie precisava de alguns cuidados, mas de qualquer jeito, foi bem interessante poder conhecer e entrar nesse clássico...
é possível imaginar exatamente como ele era imponente e portentoso em seu auge. É interessante pensar também, em como os proprietários originais do carro se sentiram orgulhosos dentro dele, rodando suavemente nos subúrbios americanos, com muito espaço, luxo e glamour.
é uma viagem no tempo!
carros maravilhosos! parabéns pela matéria.
ResponderExcluirParabéns pelos avistamentos e pelo vasto conhecimento, Xineis!
ResponderExcluirNunca fui fã desses exageros da Cadillac, mas me impressiona a tecnologia que eles sempre colocaram nos carros. Naquela época já ter desenvolvido esse Autronic Eye é algo extremamente impressionante!
Queria ouvir o V8 desse Cutlass.
-WS