sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

[AltoGiro F1] Ferrari F2012



Continuando no embalo do início da temporada de 2012 da Fórmula 1, hoje sim tivemos uma grande novidade: o novo carro da Scuderia Ferrari, o F2012.

Devido à neve, a apresentação em Maranello foi cancelada e a estréia do carro foi feita pelo site oficial da Ferrari. E, para delírio ou decepção dos Ferraristas e amantes da F1, temos novidades!

Podemos ilustrar melhor as inovações do carro comparando o carro de 2011 (primeira foto) com o de 2012 (segunda foto):



A primeira impressão do novo bólido da escuderia italiana é que o visual do carro está mais "poluído", menos clean que na temporada passada. Muitas aletas foram adicionadas. Mas vamos começar falando do que realmente chama atenção: o novo e (esperamos) revolucionário bico dianteiro.

Assim como a Caterham já havia mostrado no seu carro, a Ferrari esse ano optou por utilizar o bico "em degrau" como está sendo chamado na imprensa. O motivo técnico pro novo desenho tem explicação simples: com a intenção de deixar o bico do carro baixo, a fim de seguir a altura exigida pela FIA, faz-se um degrau, permitindo levantar mais a parte traseira do carro. O resultado esperado de tudo isso é o mesmo de sempre: mais downforce (pressão aerodinâmica) ao carro.

Outro ponto que chama bastante atenção no novo modelo são as entradas de ar, tanto laterais quanto superiores. Inovando novamente, podemos ver que o novo carro da Ferrari possui não uma, mas duas entradas de ar na parte superior, uma maior a frente e uma menor atrás. Já as entradas laterais estão localizadas levemente superiores ao modelo anterior. Possivelmente, essas novas entradas de ar foram elaboradas para se adaptar ao novo tipo de desenvolvimento necessário do ar ao redor do carro, uma vez que a disposição mais angular no decorrer da estrutura torne necessário uma angulação maior do ar para manter a traseira mais firme ao asfalto.

O que pudemos ver, em suma, é que a Ferrari tentou realmente inovar para esse ano a fim de bater a Red Bull, ao contrário da McLaren que, pelo menos, esteticamente, não modificou muito seu modelo novo. O carro italiano ficou mais feio ? Talvez... mas o que queremos ver é ele batendo o Touro Vermelho em breve... e que a beleza fique para as disputas.

- João

Um comentário: