quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ferrari F12 Berlinetta

Depois de muito, muito tempo, ficamos felizes em mostrar aqui no altogiroblog mais uma Ferrari bonita! Provavelmente a primeira desde a F430. Seu nome: F12 Berlinetta.


Apesar de eu não ter achado nenhuma explicação oficial para o nome, ele é bastante óbvio: 12 vem do motor, V12 dianteiro-central, e Berlinetta é o nome em italiano para cupê esportivo. Eu gosto particularmente de Berlinetta, nomenclatura que não era usada em Maranello desde a (belíssima, por sinal) F355. Mas admito certa estranheza em relação a F12, em contraste com F620, que era o esperado por todos.


Continue lendo!


Tratemos agora do trem de força: o V12 6,2 litros (6,3 se formos rigorosos) da F12 é o mais potente da história da Ferrari, desenvolvendo 740 cv (544 kW) de potência e 690 Nm (70,4 kgfm) de torque. Combinado à transmissão de dupla embreagem (o Press Release não menciona o número de marchas, mas é seguro assumir que sejam 7), o motor empurra a Berlinetta de 0-100 km/h em impressionantes 3,1 s. Se você não parar de acelerar, pode passar de 340 km/h no velocímetro. Estamos pisando no território da Enzo aqui. Enzo, aliás, que precisou de 2 s a mais que a F12 para completar uma volta em Fiorano. Enzo que tinha a mesma relação peso/potência que o bólido de agora: 2,1 kg. Esses feitos da nova F12 são especialmente impressionantes se considerarmos que ela é "apenas" a sucessora da F599, e não uma "nova F40". 


Passando agora ao design: como eu disse lá em cima, depois de termos sido obrigados a engolir a F458 (carro espetacular, mas com desenho longe de belo) e a FF (só feia mesmo, sem nada mais a dizer), finalmente temos uma nova Ferrari bonita. Embora eu admita que seu estilo remete ao desses dois modelos não exatamente bem-apessoados, o "caimento" aqui é extremamente superior. Os elementos de estilo atuais da Ferrari estão lá: grade enorme com filetes cromados, faróis recortados e traseira com lanternas de círculos simples, ao invés de duplos, além de vincos e relevos por toda a carroceria. Mas o resultado final agrada muito mais neste cupê esportivo de motor dianteiro. Nada daquela traseira hatchback horrorosa da FF ou as lanternas vesgas da 458. 


O que chama atenção mesmo na traseira é o desenho do pára-choque, que "mergulha" no extrator, com um conjunto óptico semelhante às "luzes de chuva" dos bólidos de Fórmula 1. De lado, a impressão é de um carro curto, tendo em mente que estamos falando de uma Ferrari com um V12 dianteiro. Arrisco a dizer até que seu perfil me lembra (remotamente) o "Toyobaru" GT-86/BRZ. O que digo sem medo de assustar é que, olhando a F12 por trás, o primeiro carro que vem à cabeça é o Alfa 8C Competizione. Como um todo, posso dizer com tranqüilidade que o desenho ficou muito mais fluido, sexy até. As curvas e relevos caíram muito melhor na F12 Berlinetta do que em qualquer outra Ferrari moderna.


O interior não foge ao padrão atual da Ferrari, com o volante ridiculamente inundado de teclas e os botões e saídas de ar redondos, mas com a notável ausência da tela do sistema multi-mídia (algo presente nos modelos atuais, mas impensável até poucos anos atrás para uma Ferrari). Da FF vem um conta-giros horizontal, localizado acima do porta-luvas, algo menos útil do que os bancos de trás de um Porsche 911. Mas, de uma forma geral, o cockpit agrada bastante.

O que interessa é que, assim como o staff do altogiroblog comemorou sem exceção a chegada da F12 Berlinetta (alguns mais que outros, hehe), tenho certeza que a maioria dos entusiastas aplaude mais uma Ferrari tecnicamente espetacular e, para variar, bonita de novo. E tenho dito!

-WS

Referência:
http://www.autoblog.com/2012/02/29/ferrari-f12-berlinetta-gallops-to-geneva/
(com Press Release)

Um comentário:

  1. realmente, essa é a primeira ferrari V12 bonita desde muito tempo..
    aliás, concordo tbm seja a primeira ferrari atraente desde a f430, que infelizmente, foi substituída pela toda-deformada 458 Italia, como essa que foi vista em São Paulo neste link.

    fiquei empolgado com a F12, mas tenho algumas ressalvas quanto ao seu desenho. Ele foi muito bem executado, com proporções perfeitas, mas detalhes como a grade demasiadamente exagerada, e ainda com filetes cromados, não são do meu gosto. O vinco que contorna toda a traseira e se junta no meio, também acho estranho, pois parece que o carro está vestindo uma cueca!!
    Mas gostei do detalhe da luz de neblina do estilo da F1. Bem simples e original.

    Parece-me que pegaram a Ferrari FF na frente, a California na lateral e o Alfa 8C do para-lama traseiro e a traseira em si, e fizeram um mashup na F12. Mas, a execução ficou muito boa, e na minha opinião, pegaram a melhor parte de todos e a juntarem nela. Ficou certamente mais bonita que sua antecessora, a 599 GTB Fiorano, como esta vista em SP.

    E afinal, de uma empresa que nos trouxe aquela traseira metralhada e remendada da 458 Italia, até que a traseira da F12 acabou não saindo mal...

    A F12 foi um belo refresco aos olhos dos entusiastas, especialmente depois que apresentaram a FF...

    seu trem de força é fenomenal, mas os núemros de desempenho não me surpreenderam.
    Claro, 3,1s e 340 km/h são espetaculares, mas não são exatamente class-leaders... a aventador, por exemplo, faz números melhores, mesmo com potência menor... imagino que seja por causa da capacidade de tração na saída, e (teoricamente) melhor aerodinâmica, pra velocidade final.

    bom, pra finalizar meu comentário: que raio de nome é esse, afinal..?
    F12??
    eu preferiria que fosse F620 mesmo. F12 não tem nada a ver, eu acho...

    parabéns à maranello pela bela máquina que fizeram.
    comemoro sim, a chegada de uma Ferrari V12 bonita. Na minha opinião, é primeira que eu vejo na minha geração..!!

    ResponderExcluir