quinta-feira, 15 de março de 2012

[AltoGiro F1] GP da Austrália 2012



Aqueçam os motores! Nesse final de semana começa a Temporada 2012 da Fórmula 1, e os pilotos acima são os principais candidados ao título ao final do ano.

Depois de algumas novidades apresentadas pelas equipes para 2012, como o novo bico em degrau (não adotado pela McLaren, vale lembrar), tivemos duas sessões de testes na Pré-Temporada, sendo a primeira em Jerez de la Frontera e a segunda em Barcelona. Quem esperava um domínio completo da Red Bull, enganou-se. Tivemos Ferraris, McLarens e até Lotus andando na frente durante as diversas sessões de treinos nos 6 dias de testes. Mas acalmem-se: uma simulação foi feita e, se as sessões de treinos somassem pontos como as corridas, o vencedor de todas as sessões combinadas seria Sebastian Vettel.

Vettel continua o homem a ser batido neste ano, e a Red Bull, a equipe a ser batida. Apesar de nenhum resultado muito significativo como nos testes de 2011, é certo que o touro vermelho vem forte novamente. Nunca podemos esquecer que quem está por trás das pranchetas da equipe é o mago do design Adrian Newey, que talvez seja o real homem a ser batido na F-1 nos tempos atuais. 

A Mclaren vem logo na cola da Red Bull e mostrou bons resultados na pré-temporada. Apesar de ter optado por não utilizar o novo bico em degrau (opção minoritária absoluta entre as equipes), o desempenho do carro agradou os pilotos. Falando neles, esperamos que Hamilton tenha aprendido bastante com as besteiras do ano passado e que possa utilizar essa experiência para o bem do campeonato. Com certeza se o inglês correr com a cabeça no lugar, sua agressividade dará muito trabalho a Vettel e Webber. Já Jenson Button é sempre uma grande aposta num longo campeonato (nesse ano, 20 corridas), pois o também inglês é dotado de grande inteligencia nas táticas de corrida e se destaca pela regularidade.

Saindo da Inglaterra e voando até a Itália, temos péssimas notícias para os torcedores da Ferrari: a equipe decepcionou nos testes na Espanha e apresentou muitos problemas estruturais no carro ainda antes do campeonato começar, o que levou a equipe a cogitar a troca inteira do chassi. Stefano Domenicalli, chefe da escuderia reclamou incessantemente do carro na imprensa. Quem sabe não seja apenas um teatro da equipe italiana para mascarar um bom carro ? Pouco provável, dado que a equipe de Maranello já não apresenta bom desempenho há pelo menos 2 temporadas. Ruim para o campeonato e para Fernando Alonso, que talvez seja o único que se iguale tecnicamente a Vettel e seu principal concorrente (há quem ache que Alonso é o melhor piloto do grid na atualidade). Os dois buscam em 2012 o tricampeonato mundial, um feito que colocaria qualquer um dos pilotos num degrau absurdamente respeitado, ao lado de gênios como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham. E se a situação está feia para Alonso, o que dirá para Felipe Massa. O brasileiro, que teve um desempenho pífio em 2011, tem um ultimato: ou anda na frente, ou terá que procurar outra equipe em 2013. Esperamos que isso seja um incentivo para Massa e que ele volte a ser rápido como já mostrou ser possível em temporadas anteriores.

E a respeito de temporadas anteriores, um campeão mundial volta a F1 esse ano: Kimi Raikkonen assumiu um cockpit na Lotus Renault e já mostrou na pré temporada porque é um campeão mundial. A Lotus visa ser a melhor das equipes médias esse ano e pode-se dizer que mostraram serviço nos testes: tanto Raikkonen quanto Grosjean, o segundo piloto da equipe, andaram muito bem e chegaram a liderar sessões. Claro que sabemos que Raikkonen não tem reais chances de disputar o título, mas esperamos que pilotos como ele, Schumacher e Rosberg possam dar trabalho pras equipes maiores e que tornem o campeonato mais competitivo.

Pra completar o quadro dos brasileiros, Bruno Senna assumiu um posto na equipe Williams para 2012. Depois de mandar Rubens Barrichello para a Fórmula Indy (sim, Bruno "roubou" a vaga do veterano), Bruno teve bastante tempo pra trabalhar na pré temporada, se adaptar ao carro e a equipe. Isso significa que ele não tem mais desculpas, pois será titular a temporada inteira e teve tempo para treinar. É a temporada de fogo para Bruno que vai ter sua real chance de mostrar se é capaz de ser um grande piloto, ou se vai entrar pro hall dos inúmeros brasileiros que correram e passaram pela F1 sem deixar nenhuma marca (e são muitos: Gugelmin, Christian Fittipaldi, Tarso Marques, Pedro Paulo Diniz, Enrique Bernoldi e por aí vai...).

Nessa primeira corrida da temporada, que acontece no circuito de Albert Park, na Austrália,  é muito difícil tentar prever alguma coisa. Os testes da pré temporada são bons balizadores, mas não refletem o real desempenho das equipes. Torcemos para que os brasileiros se superem e tenham bons resultados (vale lembrar das conquistas de Ayrton Senna na Austrália ?), e para que a corrida, assim como o campeonato, de uma forma geral, não seja tão monótono quanto dos últimos anos. Mas, ainda, a única coisa que é certa, é que o homem a ser batido é Sebastian Vettel.

- João

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2012 Qantas Australian Grand Prix

Nome do Circuito: Albert Park
Número de Voltas: 58
Perímetro: 5,303 km
Recorde: 1m24s125 - Michael Schumacher (2004)
Horário da Corrida: 3h (horário de Brasília)



6 comentários:

  1. parabens pelo conteudo e estrutura do blog. forte abraço, renato

    ResponderExcluir
  2. Aêêêêêê!! Finalmente começa a temporada!

    Acho que você foi muito bonzinho ao colocar os postulantes ao título, hehe. Eu colocaria Vettel e Button, e talvez Alonso e Hamilton. Alonso tropeça no carro da Ferrari, e o Hamilton, bem... tropeça em si mesmo!

    Vai ser muito legal ver a McLaren na frente sem o bico feio, vão provar que todos estão errados, haha (se acontecer, claro).

    O que eu não entendo é: por que o Domenicali continua à frente da Scuderia?

    -WS

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da teoria que o Domenicalli é fantoche do Montezemollo, então isso explicaria. Mas realmente, ele não passa nem perto do Jean Todt.

    ResponderExcluir
  4. e ae! O que acharam da corrida?

    paspalhada do massa e senna hem?

    admito que eu tentei ficar acordado, mas capotei no meio da corrida...

    corrida depois do bar é difícil, hahahah

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a acordar pra ver, mas, no final, não lembrava nem quem tinha vencido, hehe!

    Gostei da McLaren mandando bem sem o bico feio! Gostei do Vettel provando que é bom, mesmo sem o melhor carro!

    Só não gostei mesmo foi de ver o Massa e B. Senna se enroscarem.

    -WS

    ResponderExcluir
  6. Achei a corrida boa, apesar da decepção da Ferrari e dos brasileiros.

    Me impressionou o desempenho da Lotus num geral do fds também. Mas pelo visto a briga vai ficar entre Mclaren e Red Bull de novo. Vai ser um ano bom pro Button, que, como eu disse, é um cara bem regular.

    ResponderExcluir